collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Hoje às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: ldmicro com bootloader  (Lida 31431 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruisilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #15 em: 24 de Junho de 2009, 12:41 »
metRo_... já agora se não for pedir demais, passa para toda a gente, deve ser interressante esses teus apontamentos.
Obrigado
... se existo é porque insisto...

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #16 em: 24 de Junho de 2009, 12:46 »
ok, Obrigado

Citar
Vi agora num post que na industria usas bastante LADDER, não tinha essa noção

Sou um multiusos, sei um pouco de tudo e não sei nada de nada.

é verdade estou a falhar, falta a minha apresentação, eu vou preparar isso para que fiquem a saber um pouco mais sobre mim.

Mas já cá fica uma pequena coisa, o meu grande sonho era tirar eng. de Mecatrónica. Se estiver por aqui alguém da universidade do
Minho pensem nisso criem um curso de Mecatrónica.   


jp_


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #17 em: 24 de Junho de 2009, 16:30 »
Eu vou organizar aquilo e hoje ou amanha posto. :)

Offline ruisilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re:ldmicro com bootloader
« Responder #18 em: 25 de Junho de 2009, 02:19 »
Em meu nome e de mais alguns interessados, muito obrigado. O saber nunca ocupou lugar...
... se existo é porque insisto...

Offline silvoneidal

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #19 em: 04 de Novembro de 2011, 20:11 »
Amigo tentei baixar o ldmicro_new que você anexou mas o zip vem vazio, poderias em enviar por email: silvoneidal@hotmail.com desde de já muito obrigado....

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #20 em: 05 de Novembro de 2011, 14:14 »
Boas,
podes fazer o download directamente do site do autor:
http://cq.cx/ladder.pl
a versão actual já funciona  com o bootloader
jp_

Offline felyppe

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #21 em: 17 de Dezembro de 2014, 14:48 »
 :oBom dia a todos, sou tecnico em eletronica e a pouco tempo estou ingressando no mundo dos microcontroladores. recentemente descobri o ldmicro e achei bastante amigável sua programaçao.

Gostaria de pedir a ajuda aqui no forum de alguem que ja usa o ldmicro. Minha grande duvida e a seguinte gostaria de implementar um display serial e teclas para que eu possa efetuar um temporizador onde eu pudesse alterar o tempo nas teclas. nao sei se e possivel fazer isso usando os TON e Toff. alguem poderia me ajudar?

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #22 em: 17 de Dezembro de 2014, 22:16 »
Olá, sim é possível. Usas ton e toff para gerar um clock e o resto é logica.

Offline felyppe

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #23 em: 18 de Dezembro de 2014, 10:18 »
Poderia mostrar um pequeno exemplo, para eu poder assimilar ?

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #24 em: 18 de Dezembro de 2014, 21:59 »
Um exemplo sim posso. Mas tens que ser mais claro. Quantas teclas o que queres fazer com o temporizador? Sabes que não é uma boa opção ara relógio certo?
Preciso de saber se o que pretendes será o contador tempo decrescente ou crescente com setpoint ou outra coisa. Mas quantas entradas e QUE funções elas têm?

Offline felyppe

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #25 em: 19 de Dezembro de 2014, 01:04 »
Primeiro obrigado por responder. Estou querendo o seguinte 3 botoes sendo um para entrar na programaçao, outro para incrementar tempo e o terceiro para decrementar tempo.
Quero acionar uma carga com tempo programavel com a programaçao vista em um LCD serial.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #26 em: 20 de Dezembro de 2014, 23:32 »
Pela formação que tive em Ladder, posso dizer que desgostei.

Em sistemas schneider, philips e osram, nalguns dão para ver o código gerado, pouca coisa para tanta bonecada, diagramas esses que ficam complexos rapidamente e que se fosse em linhas de código daria um resultado mais limpo e compreensível.
Sem dúvida que não estou nada confortável nesta matéria, preferindo 1000 vezes programar nem que seja em assembler.

Então o porquê de ainda se usar Ladder, muito simples, interface gráfica com o utilizador e facilidade de se alterar parâmetros caso sejam encontrados no meio de tanto símbolo... não é necessário aprender a programar código, entretanto só deve ser aplicado em operações simples.

Mais fiável pelo que me disseram, com certeza que é mais fiável que um PC, agora que um microcontrolador não acredito, afinal o próprio PLC tem um.

Uma das maiores vantagens que vejo num sistema Ladder é a possibilidade de se programar através de uma consola sem ser necessário um PC, isso simplifica bastante além do custo final ser mais baixo.
 


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #27 em: 21 de Dezembro de 2014, 00:46 »


Pela formação que tive em Ladder, posso dizer que desgostei.

Em sistemas schneider, philips e osram, nalguns dão para ver o código gerado, pouca coisa para tanta bonecada, diagramas esses que ficam complexos rapidamente e que se fosse em linhas de código daria um resultado mais limpo e compreensível.
Sem dúvida que não estou nada confortável nesta matéria, preferindo 1000 vezes programar nem que seja em assembler.

Então o porquê de ainda se usar Ladder, muito simples, interface gráfica com o utilizador e facilidade de se alterar parâmetros caso sejam encontrados no meio de tanto símbolo... não é necessário aprender a programar código, entretanto só deve ser aplicado em operações simples.

Mais fiável pelo que me disseram, com certeza que é mais fiável que um PC, agora que um microcontrolador não acredito, afinal o próprio PLC tem um.

Uma das maiores vantagens que vejo num sistema Ladder é a possibilidade de se programar através de uma consola sem ser necessário um PC, isso simplifica bastante além do custo final ser mais baixo.

Temos de ter em atenção os mercados alvo, ladder simples e com tags bem escolhidas qualquer eletricista percebe, C já não é assim quanto mais assembler. Se o ladder for bem estruturado é muito fácil entender.

Ainda existe alguém no mundo que programe com consolas? Duvido muito, dizer que programar com uma consola simplifica o trabalho é de todo um erro, nos dias de hoje é impensável alguém criar um programa complexo para ladder e inseri-lo todo pela consola, hoje em dia os PLC's programam-se por ethernet sem cabos específicos e a siemens pelo menos permite programação em linguagem de alto nível.

A fiabilidade de um PLC não tem ligação directa com o microcontrolador usado mas sim com a maneira como todo o sistema é projectado de modo a sobreviver ao ambiente industrial, criar uma PCB desenhada à medida para uma aplicação industrial com os graus de protecção existentes num PLC penso que ficaria extremamente caro, qual seria o custo de desenvolver um circuito dedicado para uma máquina com microcontrolador programado em C com redundância em todos os componentes incluindo microcontrolador? Em PLC's o custo é elevado no hardware mas o programador escreve exactamente o mesmo código sem ter de se preocupar com a maneira como ele é gerido internamente

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #28 em: 21 de Dezembro de 2014, 11:30 »
:)
Boa resposta @artur36, é por isso que gosto deste fórum, acabaste de explicar de forma simples o que em 5 meses não me foram capaz de me dizer e tinha uma ideia completamente diferente.
Bom Natal

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: ldmicro com bootloader
« Responder #29 em: 21 de Dezembro de 2014, 11:51 »
:)
Boa resposta @artur36, é por isso que gosto deste fórum, acabaste de explicar de forma simples o que em 5 meses não me foram capaz de me dizer e tinha uma ideia completamente diferente.
Bom Natal
O problema é mesmo esse, muitos "professores" a única coisa que fazem é debitar matéria sem qualquer conhecimento prático ou actualização, deixando muitas vezes a ideia que as tecnologias estão obsoletas quando na realidade estão muito avançadas.
Trabalhei com uma máquina de maquinação de madeiras (como operador) de marca homag em que o controlo era feito por electrónica desenhada à medida pela marca e no entanto pelo menos parte da programação era ladder.
O ladder de hoje está muito evoluído, tens blocos de funções pré-programados que fazem funções que se calar só imaginárias em microcontroladores com linguagem de alto nível como PID auto ajustável