collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensor ultrassônico para medição de fluidos  (Lida 3907 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Moisés

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Sensor ultrassônico para medição de fluidos
« em: 13 de Abril de 2010, 14:36 »
[AJUDA] Olá a todos,
gostaria de saber se posso utilizar o arduino como sensor ultrassônico para
medição de fluidos, saber profundidade de lagoas rasas.

Att,
Moisés

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
Re: Sensor ultrassônico para medição de fluidos
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2010, 15:44 »
Usar o Arduino como sensor ultrasonico parece-me difícil ;)
Podes é usar o Arduino ligado a um sensor por ultra-sons para fazer medições de distancias.
O problema é que duvido que o sensor funcione bem dentro de agua. Dentro de agua a velocidade do som é diferente o que vai influenciar os resultados e também não acredito que tenha potencia suficiente para emitir um sinal acústico que vai atravessar a água, reflectir no fundo, atravessar novamente a agua e ser medido pelo sensor.
Podes experimentar com uma fita métrica digital e encostá-la á superfície da agua e ver o que dá.

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: Sensor ultrassônico para medição de fluidos
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2010, 17:28 »
Boa Tarde, posso dar uma explicação muito superficial e  resumida.

A velocidade do som há temperatura ambiente 21 -23  graus Celsius, na água é de aproximadamente  1400 metros por segundo, enquanto no ar é de aproximadamente 320 metros por segundo, e que varia com a temperatura, (normalmente), quanto mais alta for a temperatura mais lento é a sua propagação, quanto mais baixa é a temperatura mais rápida é a sua propagação, e que também varia muito com os tipos de materiais onde o som é propagado.

Nota: O som propagado em líquidos (água) é muito mais intenso que no ar (Gasoso), e é muito mais reflectido, por exemplo num lago em que a água está calma, um pequeno som dentro de água, pode se ouvir a vários quilómetros de distância (dentro de água), enquanto cá fora em terra o som se iria ouvir a poucas dezenas de metros, dependendo da sua frequência.

Para se fazer um sensor ultra sónico para medição dentro de água, teria que se saber valores exactos, por exemplo a uma determinada temperatura na água o som a uma determinada frequência, desloca-se a x metros por segundo, alterando a temperatura mas com a mesma frequência, nem que fosse meio  grau Celsiu, a velocidade já seria outra, neste campo já entra a programação, saber também a diferença, de água doce, para a água salgada.

Se eu fizesse um circuito para medir as distâncias dentro de água, teria que ter dois sensores ultra-sons, um emissor, e outro receptor, ou só um, que fazia a função de emissor e de receptor, por exemplo o sensor cristal, enviava um impulso de alta frequência mas de curta duração, depois o micro controlador contava até que o sensor cristal detectasse o impulso, depois dividia por dois e fazia-se a relação da contagem com metros ou centímetros, e um sensor de temperatura, conforme a temperatura assim seria a contagem do micro controlador.

Cumps