collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Ontem pequei... por Njay
[Hoje às 00:47]


Alfândega / Taxas Alfandegárias / Portes por TigPT
[Ontem às 23:00]


Wamp Server por TigPT
[Ontem às 22:58]


Tipo de conectores são ou onde arranjá-los? por Hugu
[28 de Setembro de 2016, 00:34]


Carro telecomandado atraves do PC por artur36
[27 de Setembro de 2016, 20:10]


Escolher Multimetro por filjoa
[27 de Setembro de 2016, 14:46]


Qual a melhor técnica? por dropes
[27 de Setembro de 2016, 14:30]


TV Avariou - Sanyo por almamater
[26 de Setembro de 2016, 13:54]


Ligar telefone fixo a arduino por helderjsd
[26 de Setembro de 2016, 11:07]


Procuro cristal de 30.875 Mhz? por Hugu
[25 de Setembro de 2016, 17:20]

Autor Tópico: Placas PCB dupla face  (Lida 3552 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Placas PCB dupla face
« em: 18 de Setembro de 2011, 23:37 »
Boas,

Tenho feito várias pcb em casa, mas em todas elas sempre tive o cuidado de serem de apenas uma única face, ou pelo menos que o fio por cima da placa fosse sempre o menos possível.

Sei que existem dois métodos, rebites e tinta de prata, mas nunca usei. Alguém aconselha algo, tipo lista de materiais, etc?


Cumps

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.202
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Placas PCB dupla face
« Responder #1 em: 19 de Setembro de 2011, 01:40 »
porque n deixas as pcbs de dupla face prá G7?  8)

http://www.g7electronica.net/servicos/123-fabrico-de-pcbs.html


mas respondendo, n entendi com o k kizeste dizer em dois metodos e esses métodos serem os rebites e tinta de prata?..  ???

a tinta de prata, costuma ser usada pra reparar pistas...visto k é condutora, serve pra corrigir pistas cortadas/danificadas. e que eu saiba n é usada pra fazer pcbs...  a xerox estava a desenvolver uma tecnologia de impressao de pcb's...mas n sei se a dita tinta de prata n seria o tipo de tinta usada nessas "impressoras".

uma pcb de dupla face, é uma pcb com circuito impresso nos dois lados duma placa, e podem-se fazer pcb's de dupla face de modo a ter 3 situaçoes diferentes. e para isso é preciso editar os layouts de modo a qual tipo de pcb de dupla face se quer construir.

1º modelo) pcb de dupla face sem pontes, mas com duplificaçao de ilhas (ou seja, n se usam rebites ocos ou solidos pra fazer as pontes entre a face top e face down do pcb, ou seja, os pinos dos componentes são usados pra fazer ponte, e estes sao soldados nos dois lados)
2º modelo) pcb de dupla face com rebites ocos. Normalmente em ilhas onde se faz ponte duma face prá outra, leva um rebite oco e nestas pads pode-se soldar os componentes e só se solda no lado bottom os componentes throw-hole (e solda-se os comps smd no lado top)
3º modelo) pcb de dupla face com rebites sólidos. Trata-se de fazer pontes com rebites solidos, e para isso é preciso editar o layout de modo a que em pads/ilhas k devem ser feito as pontes entre as faces da pcb, editar um furo normal para haver a hipotese de soldar um componente a um dos lados.
4º modelo pcb de dupla face com furos metalizaddos. Processo industrial, onde se pode metalizar furos de diversos diametros. O rebite oco é a versao semelhante de ediçao de layouts da pcb de face dupla com furos metalizados

É preciso relembrar que as pads/ilhas em pcbs de dupla face, tanto podem ser para acoplar componentes co podem servir para fazer pontes entre os layouts de cada face. Por isso o uso de rebites solidos, ocos, implica editar os layouts pra cada maneira desejavel.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2011, 01:46 por Hugu »

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: Placas PCB dupla face
« Responder #2 em: 19 de Setembro de 2011, 02:06 »
Boas,

Talvez não me tenhas explicado correctamente.

Eu os métodos que referiste já os conheço. Eu quero mesmo saber que materiais usam, alicates maquina de rebites, etc, rebites, para as ilhas.

Fazer algo como isto: http://blog.metastable.net/?p=8

Quanto a tinta de prata, já vi pessoas que a usam como e condutora, para fazer a passagem de um lado para o outro da placa.

Algo deste tipo: Furo metalizado em placa de circuito impresso dupla face

Cumps




Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.202
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Placas PCB dupla face
« Responder #3 em: 19 de Setembro de 2011, 12:58 »
ah entendi!

sim, é uma maneira meio ortodoxa de tornar os furos, furos metalizados com a tinta de prata, mas acho k é um método mto corriqueiro..

Nós na G7, usamos os rebites da bungrad, e claro k ha uma máquina de rebitar, mas nós ainda n a adquirimos por ser um cena mto cara e é uma cena que a nós ainda não nos assiste! :P  8)
ainda pra mais, pra cada tipo de rebites, é preciso um set de mandris k tb n sao nada baratos! :-\
Mas nós cravamos os rebites com um mandril k fizemos e pra assegurar uma boa fixaçao, ainda soldamos os rebites pra evitar futuros afrouxos.
De momento só estamos a usar rebites bungrad de 0.8mm, por isso temos avisado os nossos clientes pra editarem as ilhas onde vao levar os rebites ocos, com diam de 1mm.

Claro que tb fazemos pcbs de dupla face com furo metalizados e com varios diametros, mas estas pcb's mandamos fazer fora numa empresa k nos faz um desconto. Claro k dpx estas saem um pouco mais caras, mas as da G7 para prototipos até são pcbs de mta boa qualidade!

Offline engenhocas4you

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
Re: Placas PCB dupla face
« Responder #4 em: 19 de Setembro de 2011, 13:25 »
Boas,

Era um pouco dessa informação que queria saber, visto que as maquinas de rebites serem caras para a função que têm......

Quanto a tinta de prata apesar de ser pouco ortodoxo, funciona bem, e não se precisa de adquirir material tão caro. Se alguém tiver experiência com outro métodos coloque aqui.

e obrigado Hugu por partilhares a tua info.


Cumps,



« Última modificação: 19 de Setembro de 2011, 13:33 por engenhocas4you »