collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Iniciação em Automação  (Lida 11051 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline J_Ferra

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Iniciação em Automação
« em: 13 de Março de 2012, 16:51 »
Boas a todos,

Sou da área de electrónica e telecomunicações mas desde que comecei a brincar com o arduino que me interesso bem mais pela área da robótica e automação.

Gostava de começar a trabalhar nestas áreas mas não sei bem por onde começar. Não tenho experiência na área e apenas comecei a ler artigos e acetatos teóricos de automação recentemente por iniciativa própria.

Por isso, a minha pergunta é, podem indicar algumas empresas de robótica e/ou automação a precisar de alguém ou que possa mandar o meu currículo?

Obrigado

Marmelo

  • Visitante
Re: Iniciação em Automação
« Responder #1 em: 13 de Março de 2012, 17:21 »
Não sei de nada , mas boa sorte ^^

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Iniciação em Automação
« Responder #2 em: 13 de Março de 2012, 22:26 »
hmm... não é para te desanimar :S

mas empresas que peças pessoas para a área de automação pedem engenheirada e com muita experiência não só nesta área bem como conhecimentos em robótica industrial pneumática hidráulica em electricidade e por ai fora...mas basicamente em automação tens de saber de tudo e mais alguma coisa, porque quando vais fazer uma automatização de um processo seja ele qual for tens de ter conhecimento total do que vai fazer, dai os conhecimentos.

Como rampa de lançamento podes começar numa empresa e implementar um sistema automatiza uma coisa pequena ( porque esta área e cara), podes fazer um simples controlo de tapetes com um plc.

A empresa pode não ser de automação, não minha opinião ate é melhor porque se for de automação quase nem cheiras porque a sempre la alguém que faz isso, se for uma empresa sem ninguém em automação ai tens possibilidade e podes crescer mesmo dentro dela.

Quando aos conhecimentos, basicamente mexendo... tens alguns manuais que falam sobre ladder.

Quanto a empresas Bresimar e Prosistav duas a assim rápidas e grandes...

mais ajuda avisa

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Iniciação em Automação
« Responder #3 em: 13 de Março de 2012, 22:39 »
Boas.

Eu por exepriencia propria, começava a trabalhar com software da Siemens, nomeadamente o Simatic Step 7. Depois tens o ProTool e o WinCC para LCD's. Sao softwares muito usados nas empresas que utilizam automação, bem como os automatos simens S7-300/400.

É muito facil programar ladder. É tudo muito intuitivo e se seguir os passos correctos, aprendes a programar na boa.
Começa por estudar o problema a implementar, fazendo grafcet's.

O ProTool e o WinCC sao softwares que permitem comunicar com o utilizador atraves de um LCD. O ProTool é para alguns LCD's mais antigos e o WinCC é para a maioria dos LCD's utilizados no momento.

Cumprimentos


"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Iniciação em Automação
« Responder #4 em: 14 de Março de 2012, 12:04 »
digo o mesmo que o c3dr1c, e se for precisa ajuda em ladder, simatic, protool e afins é so dizer ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Sextafeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Iniciação em Automação
« Responder #5 em: 14 de Março de 2012, 19:31 »
pessoalmente não gosto dos softwares siemens então tenha de gramar com eles no dia a dia ( empresa trabalha com quase tudo siemens lei da casa : ( )

não gosto por tem muitas coisas no ecrã para confundir, em termos de leitura e mau para grandes programas muito espaço entre linhas...entres outras coisas

aconselho te o programma da fatek o winproladder podes sacar que é gratuito os da siemens são pagos xD

este software para começares é muito bom mesmo como os plc são baratos, depois comecas a ler uns tutoriais sobre programações mais complexas , embora o ladder seja fácil para aprender...

lista de softwares

na siemens tens tres softwares

MicroWin para s7-200 cabo ppi
Simatic Manager para s7-300 cabo mpi
S7-basic para S7-1200

Vipa(fotocopia da simens mas mais barata)

WinPlc7

omron

syswin
cx.programmer

fatek

winproladder



comecei a escrever e não terminei porque acho que vou criar um topico sobre isto, marcas, plc's, tipos de comunicações, terminais hmi, e cartas especiais ....


cumps

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Iniciação em Automação
« Responder #6 em: 14 de Março de 2012, 23:13 »
pessoalmente não gosto dos softwares siemens então tenha de gramar com eles no dia a dia ( empresa trabalha com quase tudo siemens lei da casa : ( )

não gosto por tem muitas coisas no ecrã para confundir, em termos de leitura e mau para grandes programas muito espaço entre linhas...entres outras coisas

aconselho te o programma da fatek o winproladder podes sacar que é gratuito os da siemens são pagos xD

este software para começares é muito bom mesmo como os plc são baratos, depois comecas a ler uns tutoriais sobre programações mais complexas , embora o ladder seja fácil para aprender...

lista de softwares

na siemens tens tres softwares

MicroWin para s7-200 cabo ppi
Simatic Manager para s7-300 cabo mpi
S7-basic para S7-1200

Vipa(fotocopia da simens mas mais barata)

WinPlc7

omron

syswin
cx.programmer

fatek

winproladder



comecei a escrever e não terminei porque acho que vou criar um topico sobre isto, marcas, plc's, tipos de comunicações, terminais hmi, e cartas especiais ....


cumps


bem na minha é omron :D sempre é mais facil e utiliza-se o cx

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Iniciação em Automação
« Responder #7 em: 14 de Março de 2012, 23:29 »
siemens!!!!uiiii!!!
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline J_Ferra

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Iniciação em Automação
« Responder #8 em: 15 de Março de 2012, 20:11 »
Já me tinham dito que a programação não é complicada por isso vou começar a experimentar esses programas com alguns exemplos que existam por aí.

Nas ofertas de emprego pedem sempre pessoal com alguma experiência por isso sei que vai ser complicado.

Assim já fico com mais umas luzes... Muito Obrigado!!

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Iniciação em Automação
« Responder #9 em: 28 de Agosto de 2012, 18:12 »
Eu por exepriencia propria, começava a trabalhar com software da Siemens, nomeadamente o Simatic Step 7. Depois tens o ProTool e o WinCC para LCD's. Sao softwares muito usados nas empresas que utilizam automação, bem como os automatos simens S7-300/400.

Boa tarde,

O Simatic Step 7 funciona tanto para o S7-200 como para os 300/400 ou cada um tem o seu software específico? É possível utilizar este software sem o autómato propriamente dito através de simulação?

Obrigado

Offline Texugoelectrico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: Iniciação em Automação
« Responder #10 em: 21 de Janeiro de 2013, 12:44 »
Bem, não sei se o tal tópico sobre "marcas, plc's, tipos de comunicações, terminais hmi, e cartas especiais ...." foi criado mas quero começar a minha participação neste forum com uma contribuição.

Para um treino simples penso que o melhor software será o "Mitsubishi FX - Series PLC Trainer", ou coisa parecida. Não faço ideia se é livre ou não, no sitio onde o encontrei diziam que sim mas a verdade é que não encontro muita informação sobre esse software, de qualquer maneira é fácil de encontrar com pesquisa na internet e é muito engraçado pois possui simulações animadas que respondem à programação.


E agora vou criar um tópico para me recomendarem software para mim:p

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Iniciação em Automação
« Responder #11 em: 21 de Janeiro de 2013, 14:55 »
Obrigado pela dica! vou procurar

Offline robertofonte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Iniciação em Automação
« Responder #12 em: 26 de Janeiro de 2013, 17:28 »
Boa tarde ...

A maioria do pessoal não gosta de siemens pq tem uma filosofia de programação semelhante a linguagens de alto nivel. Apesar de podermos programar em ladder , linguagem mais basica dos PLC´S . A Siemens tem um estrutura de uma linguagem de alto nivel.

Comparando a filosofia Siemens a uma linguagem de alto nivel .

Primeiro descarregar os DB  --  Podemos dizer que uma declaração de variveis .
Segundo descarregar as FC e FB --- Podemos dizer que é declarar uma funcão assim como numa linguagem de alto nivel .
Terceiro fazer a chamadas das funções - Uzar a função

Quem programa siemens programa qualquer coisa e quem realmente sabe trabalhar  com siemens sabe bem o que estou a dizer .


« Última modificação: 26 de Janeiro de 2013, 17:40 por robertofonte »