Setembro 06, 2010, 10:28

Autor Tópico: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€  (Lida 10632 vezes)

Online Rebel

• Mini Robot
  • *
    • Ver Perfil
    • PJBot
Re: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #105 em: Março 24, 2010, 10:42 »
O que pode acontecer é que passe alguma luz IR do emissor para o receptor directamente. A mim aconteceu-me isso e tive que fazer um "U" à volta do receptor para evitar isso. Se quiseres ver o sensor todo maluco experimenta por ao pé de um televisor LCD (pelos vistos alguns emitem luz IR). Para evitar falsas detecções podes fazer a leitura 3 ou 4 vezes e só avisar "ICEBERG!" se forem todas HIGH.

Offline andalves

• Mini Robot
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #106 em: Abril 27, 2010, 16:45 »
Boas pessoal.. Comecei agora a descobrir os poderes do Arduino e com ele toda a electrónica.. estou fascinado diga-se..

Terei de fazer um projecto para a faculdade e pensei numa instalação, onde vou utlilzar sensores que, posteriormente, irão fazer com que toque uma coluna ou apareça uma imagem..

Contudo, andei a ver e estava a pensar em investir nuns sensores de IR mas este "post" quase revolucionou a minha vida! queria apenas saber é qual será a distância máxima que poderei alcançar com este sensor caseiro..

Julgo que ao longo deste meu projecto irei ter muitas dúvidas, pois sou memso iniciante tanto em programação como neste mundo da electrónica. Estou a pensar em expo-las aqui, tal como o resultado final..

Cumprimentos

cumps

Offline Jay_OR

• Mini Robot
  • *
  • UA-TM & UBI-TSI
    • Ver Perfil
« Responder #107 em: Julho 17, 2010, 13:12 »
Hoje fui comprar os componentes para montar o meu sensor, acontece que o meu receptor apenas tem 2 patas. =S
Vou tentar na mesma assim, e ver se funciona, ou então terei de ir novamente a loja. =|

Entretanto encontrei um plagio do teu trabalho, e comentei negativamente, esta disponível em:
http://arduinobrasil.blogspot.com/2010/01/construir-um-sensor-de-proximidade-por.html

O tipo nem se deu ao trabalho de retirar a piada no meio do código. --'

Offline amando96

• Mini Robot
  • *
  • <---->
    • Ver Perfil
    • Technologically thinking...
« Responder #108 em: Julho 17, 2010, 13:20 »
Se só tem duas patas talvez seja daqueles que muda a resistencia comforme a luz IR que recebe, assim tens um sensor analógico, poderás medir distancias, em vez de só sbaer se há ou não algo na frente.
MOVLW PALM
MOVWF FACE

visitar++

Colours!

Offline Jay_OR

• Mini Robot
  • *
  • UA-TM & UBI-TSI
    • Ver Perfil
« Responder #109 em: Julho 17, 2010, 13:33 »
Reparei em fotos anteriores, e o meu parece ser igual ao "Foto Díodo IR SM/M BPW40".

Ainda não consegui testar porque estou a ter um erro ao compilar:
22: error: MsTimer2.h: No such file or directory In function 'void setup()':
Bad error line: -4

Retirei a biblioteca directamente do site do Arduino.cc visto o anexo que esta aqui no forum esta corrompido.
http://www.arduino.cc/playground/uploads/Main/MsTimer2.zip

Será que não estou a colocar na pasta correcta, os ficheiros da biblioteca?
..\arduino-0018\hardware\libraries\MsTimer2\MsTimer2.cpp
..\arduino-0018\hardware\libraries\MsTimer2\MsTimer2.h

EDIT: Confirmo a referencia do Foto Díodo, vi agora na factura e tem exactamente a mesma.
« Última modificação: Julho 17, 2010, 13:38 por Jay_OR »

Offline Jay_OR

• Mini Robot
  • *
  • UA-TM & UBI-TSI
    • Ver Perfil
« Responder #110 em: Agosto 22, 2010, 23:22 »
Acabei por comprar um Receptor IR novo, para substituir o Foto Díodo, com a referencia V69-648-TSOP1736.

Mas ainda não consegui resolver o problema do MsTimer2.h, será que me podiam dar a localização exacta que eu deverei colocar os ficheiros, ou a estrutura de directórios?
Estou a usar o compilador 0018.

EDIT: Já descobri em que pasta colocar, usando linux, em windows deve ser parecido:
../arduino-0018/hardware/arduino/cores/arduino

Problema, deve passar alguma luz IR e esta sempre a aparecer ICEBERG, desliguei o LED IR e deixa de aparecer, por isso deve ser esse o problema.
« Última modificação: Agosto 23, 2010, 23:42 por Jay_OR »

Offline anunakin

• Mini Robot
  • *
  • The Linux has you!
    • Ver Perfil
« Responder #111 em: Setembro 02, 2010, 15:56 »
Desculpa ai galera, fiz o sensor atuar como sensor de distâncias e nem postei as imagens nem nada... bom tudo ficou muito legal com LCD, comunicação por porta serial, calculo de distancias e até um artigo padrão IEEE.org... vou postar estes dias... e claro com as devidas referências ao LusoRobótica!  ;)
Marcus Fazzi