collapse

* Links de Robótica

* Posts Recentes

Ligar Células de Lithium por Hugu
[Hoje às 02:00]


Encomenda Colectiva N3-2016[@Mouser - Aberta a pedidos!] por Hugu
[Hoje às 01:53]


Printer 3D barata por xmatias
[Ontem às 03:56]


Servidor por almamater
[09 de Dezembro de 2016, 21:39]


mysql server error por andre_f_carvalho
[09 de Dezembro de 2016, 18:56]


Cortar plástico ABS por msr
[05 de Dezembro de 2016, 17:27]


MOVIDO: FPV Drone Racing? por metRo_
[05 de Dezembro de 2016, 10:49]


Módulo gsm por dio123
[04 de Dezembro de 2016, 23:06]


Procuro resistências 220 Ohm de 1% por brunus
[02 de Dezembro de 2016, 15:50]


Package de cond 10uF 35V smd? por KammutierSpule
[02 de Dezembro de 2016, 11:19]

Autor Tópico: Problemas a soldar headers  (Lida 2103 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 255
Problemas a soldar headers
« em: 11 de Janeiro de 2013, 15:02 »

Soldei um header a um breakout board mas ao testar percebi que a solda estava mal feita e cometi o erro de retirar o header ficando os furos do breakout board cobertos com solda:



Há alguma coisa que possa fazer ?

Olhando para a board a solda parace suja. São impurezas ?? O que posso fazer para evitar q fique assim "suja" ?



Offline pmj_pedro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 326
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2013, 15:10 »
nao tens nd como o chupa-soldas ou desoldering braid?

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 255
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2013, 15:34 »
Nem uma nem outra.


Será que com trança dessoldadoura resolvia o problema?

Acho que um chupa-solda n ia dar por ser num furo, mas posso estar enganado pq tenho mesmo muita pouca experiencia com soldadura.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2013, 15:35 »
aquilo sujo é o fluxo, podes (deves  :P) limpar com álcool isopropilico

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 8.990
  • Helpdesk do sitio
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2013, 15:47 »
Metes uma camada de fluxo nisso tudo e usas malha de dessoldar, com cuidado para não arrancar nenhum pad, as soldas parecem é frias, assim meio quebradiças.
Avr fanboy

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 255
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2013, 16:00 »

 Quebradiças ? Pq ficarariam assim?

 Na outra face têm um aspecto mais brilhante.


 Desculpem a minha inexperiencia, mas q tipo de fluxo devo comprar ? Tou aqui a olhar para a pagina da mauser.pt ( pq eles têm uma loja perto e há muitas variedades ).


Isto resolve o problema? http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=115_318_711&products_id=55853


Em relação às tranças para dessoldar... 1,5mm ou 2,0mm? :D


muito obrigado pela paciencia, prometo que durante o fim de semana leio sobre o assunto para n ter de vir fazer perguntas obvias para o forum

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.843
    • Tróniquices
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2013, 16:03 »
Pegas na placa com os dedos mas de forma a que se tentares meter a placa em cima da mesa ela não toca na mesa, só os teus dedos é que tocam. Depois liquidificas a solda com o ferro, e assim que tirares o ferro dás rapidamente com a placa em cima da mesa (os teus dedos é que batem), numa pancada "seca e forte". A solda tende a soltar-se da placa para cima da mesa. É necessário fazer uso de algum bom senso (mas não dês cabo no nosso senso aqui do fórum :)) ).

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 255
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2013, 16:07 »
Pegas na placa com os dedos mas de forma a que se tentares meter a placa em cima da mesa ela não toca na mesa, só os teus dedos é que tocam. Depois liquidificas a solda com o ferro, e assim que tirares o ferro dás rapidamente com a placa em cima da mesa (os teus dedos é que batem), numa pancada "seca e forte". A solda tende a soltar-se da placa para cima da mesa. É necessário fazer uso de algum bom senso (mas não dês cabo no nosso senso aqui do fórum :)) ).

eu tentei fazer isso, mas a placa é mesmo muito pequena então não permite a manobra, dás contigo a bater com os dedos no balcão de pedra e a solda a fazer uns ripples tipo ondinhas mas não sai do furo...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.843
    • Tróniquices
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2013, 16:10 »
Tens que dar com mais força ou ser mais rápido entre tirar a ponta do ferro e bater.

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 255
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2013, 17:53 »

Finalmente :D

comprei este flux: http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=55853

e uma malha de 2mm de espessura


Ainda deu algum trabalho mas os furos ficaram finalmente desempedidos.


Njay: Estive a tentar com a tua técnica e consegui tirar quase toda a solda, mas ainda ficou um pouco que só saiu agora com a malha

Senso: Muito obrigado pela tua sugestão. Não queres explicar melhor o q é isso da solda fria?

CBX: Vou tentar comprar esse alcool, onde se vende?


Já agora ninguém pode explicar qual é a função do flux nestas situaçoes?


Muito obrigado a todos, fiquei um pouco menos noob com isto e com mais recursos para as próximas sessões de solda.


Ainda volto a dizer alguma coisa quando soldar um novo header... será q ainda funciona depois de tanta volta, cacetada e aquecimento? É capaz de ter reduzido o tempo de vida à placa, não é?

Muito obrigado a todos

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #10 em: 11 de Janeiro de 2013, 18:03 »
nunca encontrei à venda em loja nenhuma, foi um conhecido que trabalha com tintas que me arranjou uma garrafa.

o fluxo serve para limpar as impurezas da solda, oxidação, gorduras, etc, desta forma a solda liquidifica mais facilmente.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 8.990
  • Helpdesk do sitio
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #11 em: 11 de Janeiro de 2013, 19:49 »
Uma junção fria é quando não aplicas calor suficiente ás partes que estás a soldar e então a solda não derrete totalmente bem e ficas com um junção quebradiça.
Avr fanboy

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 255
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #12 em: 13 de Janeiro de 2013, 15:29 »
nunca encontrei à venda em loja nenhuma, foi um conhecido que trabalha com tintas que me arranjou uma garrafa.

o fluxo serve para limpar as impurezas da solda, oxidação, gorduras, etc, desta forma a solda liquidifica mais facilmente.

Vou tentar procurar numa loja de tintas ou serigrafia. pode ser que tenham. obrigado pela explicação.


Uma junção fria é quando não aplicas calor suficiente ás partes que estás a soldar e então a solda não derrete totalmente bem e ficas com um junção quebradiça.


Acho que isso se deve às tentativas de retirar a solda dos furos que fiz antes de tirar a foto.

Mas quando voltar a soldar faço um post para pedir opiniões.


Obrigado pelas ajudas



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 8.990
  • Helpdesk do sitio
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #13 em: 13 de Janeiro de 2013, 23:25 »
Fluxo para soldar, compras uma seringa na Mouser por 12€, tenho uma e aquilo é bastante bom.
Avr fanboy

Offline andElectrons

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 255
Re: Problemas a soldar headers
« Responder #14 em: 13 de Janeiro de 2013, 23:32 »

Para Fluxo comprei isto: http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=55853

Acho que vai durar bastante mas na próxima compra que fizer na mouser posso experimentar para ver como me dou com essas.


Em relação à board, ainda n é hoje que experimento... ando às voltas com o Keil...