collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Comando para ignitores de fogo de artificio  (Lida 38035 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #45 em: 03 de Junho de 2014, 18:18 »
Existe possibilidade de sucintamente me explicarem a diferença e as vantagens e desvantagens de  RS-232 ou RS-485?

Bem voltando ao activo sobre isto tenho umas novidades e umas decisões que tomei.

- Sendo que vou ter de aprender a trabalhar com o tranciver RF nRF24L01+, acho que posso aplicar essa conhecimento aqui pelo que estive a ver, nao ha grande probabilidades de interferencia. Mas apesar de tudo nao seria mau de todo ter uma redundância com cabos (so seriam usados se eventualmente algo estivesse a falhar na altura da montagem do espectáculo). É possível ter os dois sistemas?
- Sendo assim vou ter "alimentação independente" do microcontrolador para a ignição.
- Decidi usar optocoplador em vez de relés (sugerido pelo jm_araujo) pela simples razão de que é um componente mecanico, e aqui gostaria de uma ajuda vossa para escolher porque so hoje à uns tempos descobri que isso existia.

Bem nao sei se alguem leu as minhas duvidas em cima, mas se passou por alguem que ainda queira explicar eu agradeço.

Depois de aprender a trabalhar com os nordic's nrf24l01, denoto que têm um alguma limitações a nivel de alcance.
Gostaria de saber se me podem aconselhar outro emissor/receptor/transciver, para isto?
não precisa de ter uma elevada taxa de transmissão, e se possivel que seja um modulo, que permita o controlador (emissor), falar com todos os slaves receptores (que vao estar ligados aos foguetes)!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #46 em: 03 de Junho de 2014, 18:22 »
nRF com LNA?
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #47 em: 03 de Junho de 2014, 18:45 »
Desculpa senso, nao percebi :/

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #48 em: 03 de Junho de 2014, 18:46 »
nRF com LNA?
LNA para 2.4Ghz? :o
Não sejas mauzinho, isso é RF microondas a roçar o hardcore
Ainda por cima o nRf usa os mesmos pinos para tx e rx, tinhas de perder o tx onde metesses LNA.


kristey,
Já estás com o débito menor possível (quanto mais lentos, mais longe)?
E procuraste o canal com menos ruido? os 2.4G andam muito ocupados com wifi/bluetooth.
Senão tens de mudar de emissores, os de 433Mhz chegam bem longe mas tens uns truques para conseguir um canal fiável.

Edit: LNA=Low Noise Amplifier

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #49 em: 03 de Junho de 2014, 19:10 »
http://www.dx.com/p/nrf24l01-pa-lna-wireless-communication-modules-w-antenna-for-arduino-148822

A TI tambem tem um LNA para os CC24 e CC21 deles que tambem dá para usar com os nRF, integração é uma coisa bonita, é basicamente adicionar mais um chip.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #50 em: 03 de Junho de 2014, 21:23 »
Vocês falam quase chines comigo :P
LNA não sei nada disso, terei de pesquisar. Mas pelo que vejo eu interpreto isso como uma antena e um sistema de amplificação que poderei acrescentar ao nRF24L01, é isso que quer dizer por outras palavras o Low Noise Amplifier?
EDIT: Baahhhh ja vi que o link que postou o senso é de um nordic mais "o resto", e nao um modolo para acrescentar.

Sim já estou no debito menor dos nordic's e mesmo assim falha pacotes (quando estou em palco porque em ensaios na escola de dança funciona tudo bem, deve ser do ferro e geometria do palco)
Estou mais virado para uns modulos de 433Mhz ou 900Mhz, para não ter de andar preocupado em dias de espectáculo com o canal de 2.4GHz ocupado. Ate porque tudo o que é wifi, microfones, monitores sem fios para cantores funciona tudo com 2.4GHz
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 18:02 por Kristey »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #51 em: 05 de Junho de 2014, 01:24 »
Desculpem o double post mas é sobre a pesquisa que andei a fazer.

Com a ajuda do mauro (rfDuino), andei a pesquisar por modulos RF da HopeRF.
Vi estes com bibliotecas para o arduino:

  Modulo    Tipo    Freq(Mhz)    Vcc (V)    Data-rate(kbps)    Output Power (dBm)    Sensitivity(dBm)    Tx Current (mA)  Work Current(mA)    stand by current 
RFM69HCW TRX 315/433/868/915 1.8-3.6 300 +20 -120 120 16 0.1uA
RFM22B TRX 240/930 1.8-3.6 256 +20 -121 85 18.5 0.1uA
RFM12B TRX 433/868/915 2.2-3.8 115.2 +5 -105 22 11 0.3uA

Edit: Vi aqui no tópico referencia a estes APC220 Transceiver Telemetry, Parecem-me interessantes porque já têm antena. Coisa que nenhum dos outros em cima tem.

Conhecem mais alguns módulos que eu possa investigar?
A única coisa que tenho a apontar a estes é:
Estes estive à procura no ebay, e não encontrei nenhum construído que tenha uma antena.
Se bem que ainda nao vi as bibliotecas de cada um para arduino!
« Última modificação: 06 de Junho de 2014, 00:05 por Kristey »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #53 em: 31 de Julho de 2014, 15:32 »
Voltando ao projecto, visto que chegaram finalmente as ferias.
Ainda ando aqui a matutar no circuito da ignição.

Neste momento tenho as seguintes alternativas, alguma dadas aqui no forum:

-> Um mosfet como um interruptor simples:


Problemas que poderei ter:
- Como a bateria de alimentação é comum (atmega, ignição), o "transitorio" pode gerar grande instabilidade no circuito de alimentação levando a que o atmega seja afectado (Reset), uma vez que o momento da ignição do foguete é na pratica um curto circuito entre o VCC (+bateria) e o GND (-bateria) mesmo que seja apenas uns milisegundos

-> Um mosfet como um interruptor simples a ligar, com um condensador que vai carregando para quando for o momento de ignição ser pedida energia ao condensador não à bateria:

Problemas: Isto deveria ser feito com um transitorio certo? Primeiro carregava o condensador depois de carregado automaticamente era o condensador que ficava ligado ao circuito de ignição.
Tipo o proximo esquema.


-> Uso de um rele em vez do mosfet, se bem que os problemas da alimentação ser comum mantêm-se, contudo o circuito ficava menos susceptível a falhas electromagnéticas

-> Uso de um em vez do mosfet, e de alimentação separada para o controlador, e para a ignição

Problemas: tenho de ter duas baterias, o que nao era o objectivo inicial uma vez quetorna o projecto mais caro e menos pratico. Tambem porque os ignitores que existem funcionamapenas com uma bateria tambem.
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 20:40 por Kristey »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #54 em: 31 de Julho de 2014, 21:08 »
"Isolas" a alimentação da parte que trata da ignição, mais que não seja com diodos e condensadores.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #55 em: 31 de Julho de 2014, 21:59 »
Era isso que eu estava a pensar diodos e condensadores antes do circuito de ignição.
A questão é, como ligar os condensadores. Não será mais seguro fazer um transitorio: o condensador carrega "desacopula" do circuito de controlo, e quando for dado o disparo so o condensador fornece energia descarregando.

PS: o diodo em paralelo com os conectores do foguete têm a polaridade invertida, fui eu que me enganei com a pressa de fazer o esquematico

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #56 em: 31 de Julho de 2014, 22:19 »
Não me parece que um condensador tenha energia suficiente para acender um ignitor.
Já fizeste o teste? Não precisas de fazer um circuito: carregas o condensador numa pilha, e liga-lo a um ignitor

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #57 em: 31 de Julho de 2014, 22:43 »
Depende do tamanho do condensador.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #58 em: 31 de Julho de 2014, 22:59 »
Claro, estou a pensar condensadores que ocupem menos espaço que uma segunda alimentação.

Eu neste género de circuitos sou mais fã de controlo de corrente do que de tensão. Ativar um transístor ou relé por azar (descarga eletrostática, campos eletromagnéticos, etc) é muito mais difícil que ativar um FET.
O perigo da aplicação justifica todos os cuidados.
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, 23:03 por jm_araujo »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Comando para ignitores de fogo de artificio
« Responder #59 em: 31 de Julho de 2014, 23:02 »
Boa questão vou começar por testar isso.

Contudo o senso deu a hipotese de isolar a fonte comum com diodos e condensadores, diodos percebi, condensadores basta usar como tenho nesta imagem?