collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Kit CNC  (Lida 22080 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Kit CNC
« Responder #15 em: 21 de Outubro de 2014, 18:17 »
Alguem utiliza aqui no forum o programa mach3?
Sabem se dá para fazer roscas?

Boas,

Sim, suporta G73 (Peck Drilling).

Abraços,
PA

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #16 em: 21 de Outubro de 2014, 18:26 »
"Peck drilling" é furar "aos sopapos" para ir limpando as limalha, não é?
Para roscar não devia ser o G84 "Tapping Cycle"?

StarRider

  • Visitante
Re: Kit CNC
« Responder #17 em: 21 de Outubro de 2014, 18:53 »
"Peck drilling" é furar "aos sopapos" para ir limpando as limalha, não é?
Para roscar não devia ser o G84 "Tapping Cycle"?

Yap, tens razão ... estava com a cabeça no G84 mas as mãos estavam no G73 porque geralmente
um vem a seguir ao outro ;)

Mas de qualquer forma o Mach3 suporta o G84, mas como é óbvio para usar com machos de maquina.
Para roscas exteriores ou de maior diâmetro é mesmo com a tal ferramenta, mas ai tem que ser o
programa de CAD que vai ter que calcular as toolpaths.

Abraços,
PA

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
Re: Kit CNC
« Responder #18 em: 21 de Outubro de 2014, 18:56 »
a meu ver aqui esta uma cnc de grande dimensoes bastante rigida.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #19 em: 21 de Outubro de 2014, 20:06 »
Continuo a não perceber a necessidade de um spindle de 2.2kw.
Antes de gastares dinheiro, recomendo dares uma vista de olhos a um "feeds & speeds calculator",  uso o g-wizzard e estou bastante satisfeito, ainda não parti nenhuma frerramenta :P
É uma ferramenta que permite calcular dependendo do tamanho e tipo de fresa que tens e do material que estás a maquinar qual é que é a melhor rotação e velocidade de corte para obter bons resultados sem danificar a ferramenta. Complementarmente diz-te qual é que vai ser a potência utilizada do spinde em kw e a força necessária sobre o mesmo em kg (que com umas continhas permite ter noção do tamanho dos steppers necessários).
É um bocado complexo o programa, mas vale bem a pena para ajudar a definir velocidades, potências e forças.

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Kit CNC
« Responder #20 em: 22 de Outubro de 2014, 11:03 »
Bom dia,

Analisando as vossas respostas, talvez a mesa não seja suficiente rigida para trabalhar alguns materias tais como aluminio.
Vou aumentar o diâmetro dos fusos, pois estou a utilizar 20mm vou passar para 30mm. As guias que estou a utilizar são de diâmetro 20mm. Os motores de passo são de 3Nm.
No caso do spindle, queria um de 2,2KW para ter a certeza que podia maquinar alumínio. A tarde vou dar uma uma vista de olhos nesse site, jm_araujo.
Tenho seguido uma marca alemã, em que aparentemente a mesa não é assim tão robusta. Mas claro, esta mais robusta que aquela que estou a dimensionar.
Talvez tenha que fazer algumas alterações à estrutura. O talvez fique pela maquinação de materias leves.
Em relação ao orçamento, para a semana talvez já possa colocar o valor.
 
Cumprimentos,

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #21 em: 22 de Outubro de 2014, 11:58 »
Com o dinheiro que vais gastar acho que devias planear melhor a maquina que vais fazer, suportando as opções em estudos e cálculos, e não em "talvez".

Aumentar os diâmetros e potências só porque parece que fica melhor é meio caminho andado para muita dor de cabeça com a máquina nova, e um buraco na carteira.

Tens de começar por definir o que queres fazer com a máquina. "Maquinar madeira e alumínio" não é um plano. Que velocidades? Que tipo de trabalhos? Que precisão?  Para trabalhar madeira a precisão não é tão critica, pois não é dimensionalmente muito estável, e obriga a certos cuidados por causa do pó gerado. Maquinar metal a precisão é mais importante. Mas se quiseres velocidade (para cortar devagar não precisas de um splindle de 2kw), tens de pensar em flooding para poupar as ferramentas.
E numa máquina desse tamanho, um gantry com um só parafuso para os YYs  vai-se torcer toda e nunca vais conseguir precisão, tens de ter um em cada lado. Mas se tivesses feito o trabalho de casa tinhas visto que não encontras essa solução em máquinas desse tamanho.

Se não sabes bem o que queres, então era melhor começar por uma maquina mais simples e mais barata para perceberes as dificuldades de um projeto destes.

Espero que não me leves a mal, o que digo é para que consigas levar o projeto a bom porto. Para mim seria do mais frustrante gastar uns meses e uma pipa de massa para chegar ao fim sem atingir os objetivos proposto.



Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Kit CNC
« Responder #22 em: 22 de Outubro de 2014, 12:23 »
Antes de avançares mais dá uma vista neste forum:
http://www.guiacnc.com.br/projetos-de-usuarios/
PDI

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Kit CNC
« Responder #23 em: 22 de Outubro de 2014, 16:01 »
Boas Ricardo Costa1986, olha eu tenho uma CNC (feita por min) com uma área maior que a que estas a planear, e curiosamente ou nao estas a cair nos mesmo erros que eu cai,
a minha maquina tem uma área útil de 1700x1500, usei essas guias maravilhosas da igus se revelarão ser completamente inadequadas para esse tipo de funcao.
os fusos por serem muito grandes vais ter vários problemas e passo a enumerar.

Nun dos eixos vais ter de usar 2 fusos e isso torna tudo mais caro.

Fuso trapezoidal vai fazer arco devido ao próprio peso, (eu passei por isso)
devido ao arco o fuso trapezoidal que ja tem muito pouca eficiência vai piorar ainda mais por ser comprido.
devido ao arco vai ter um desgaste prematuro das porcas.
Ressonância provocada pelo vibrar do fuso.
Deslocamentos muito lentos (para o fuso não vibrar e devido a inercia do fuso não consegues ter grandes velocidades)

Fuso de esferas
Preço elevado,
As porcas vão a vida se o fuso fizer arco, (sei do que falo trabalho com uma maquina que tem esse problema, em um ano e meio e ja tem folga na porca devido a ma construção da maquina.
os acessórios para estes fusos muito caros.

O meu conselho, se queres maquinar madeiras e coisas mais soft é rack e pinhao ou correia, com caixa desmultiplicadora planetária ou não..
Não compres guias da igus sem testares, eu tenho as minhas, se as quiseres é um favor que me fazes mas digo-te já que não aceito devoluções!! lol





StarRider

  • Visitante
Re: Kit CNC
« Responder #24 em: 22 de Outubro de 2014, 16:42 »
Boas,

Uma das maquina que tenho tem um fuso trapezoidal com 120 no eixo Y e sofre exactamente dos
problemas que o lp_felix descreve.

A melhor solução para eixos com longo comprimento é usar timing belts, devidamente idealizadas
é possível efectuar tracção nos dois suportes lineares do eixo (em vez de somente no ponto central
do mesmo) mas usando somente um motor por eixo.

abraços,
PA

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Kit CNC
« Responder #25 em: 22 de Outubro de 2014, 16:59 »
Boas.
As guias da igus dão problemas em que sentido?
Em relação aos fusos faz sentido esse problema, mas de tantas marcas que andei a pesquisar a maioria delas usava fusos (Datron, VHF, Optima etc...)

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Kit CNC
« Responder #26 em: 22 de Outubro de 2014, 18:11 »
Não são o mais indicado, por exemplo ao mínimo empeno na estrutura e elas começam a travar. (tive esse problema)
as forcas que uma maquina sofre durante o corte ainda são algumas e isso também não ajuda, o facto de ser por casquilhos de deslizamento, e mesmo se usares os patins que tem uma roda vai ajudar, mas não é isso que faz da guia ser a melhor solução.
Contudo não me interpretes mal, é material de grande qualidade, mas não para este tipo de utilização.

Se fosses fazer uma coisa mais pequena, ou uma impressora 3D em que não fazes grande esforço á estrutura era impecável, se fosses para uma maquina que estivesse em ambientes muito húmidos era uma boa alternativa devido a ferrugem, mas para cnc nao e o melhor caminho a seguir.

Mas outra coisa que te aconselho também é a fazeres uma maquina mais pequena, onde vais aprender o que não fazer na próxima.
outro conselho e rever todo o desenho da estrutura que tens que é nitidamente fraca, isso vai vibrar facilmente.

Não leves a mal o que te digo, mas não queiras passar por o que passei, alem do dinheiro que não volta, perdes mais tempo a fazer emendas e a procurar soluções que a fazer a maquina do 0, e outra coisa que aprendi foi,  o que vemos no youtube a funcionar é o que corre bem, porque os projectos que correm mal e tem problemas quase ninguem mete lá!

Qualquer duvida, estou ao dispor.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Kit CNC
« Responder #27 em: 22 de Outubro de 2014, 23:01 »
Maquinas industriais a sério usam bases em ferro fundido com guias estilo dove tail(não faço ideia do nome em português) para além do peso da própria mesa, que se mede em centenas de kg's, ou mesmo toneladas, tudo isso serve para aumentar a rigidez da máquina, routers a sério de madeira e aluminio que tenho visto é tudo rack and pinion, dos dois lados, e tipicamente com encoders para garantir movimento paralelo.

Um truque caseiro muito comum em extrusões de aluminio é encher as cavidades com espuma de poliuretano de alta densidade, não é bem bem espuma, é mais um plástico liquido que depois de curado se torna bastante duro, mas mantem propriedades elásticas para reduzir vibrações, outra solução mais em conta são tampas e encher as cavidades de areia.

Outra solução são packs de movimento linear, são uma caixas de aluminio extrudido com tudo lá dentro, guias, servos ou steppers, ball screws e mais guias lineares no exterior, sei de um caso que usa packs desses, mas o preço ronda os mil € por cada eixo, com cerca de 1 metro de curso util, tem tambem limit switchs e batentes caso não pare a tempo para evitar danos de maior á primeira falha no código.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #28 em: 22 de Outubro de 2014, 23:07 »
Boas.
As guias da igus dão problemas em que sentido?
Em relação aos fusos faz sentido esse problema, mas de tantas marcas que andei a pesquisar a maioria delas usava fusos (Datron, VHF, Optima etc...)

Gostava de ver umas fotos de uma CNC comercial com fuso num movimento de mais de 1m. É mesmo por curiosidade, nunca vi nenhuma e algum truque tem que ter para resolver os problemas que essa solução implica.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Kit CNC
« Responder #29 em: 22 de Outubro de 2014, 23:23 »
Andavam fotos de uma Haas ás peças a ser re-construida e tinha um fuso/ball screw com um metro e uns trocos, para ai com uns 10 ou 15cm de diametro, não dou com o tópico, mas podes fazer uma referência cruzada nos ball screws que estes gajos reparam:
http://www.superiorballscrewrepair.com/index_files/Haas_Ball_Screw_Repair.htm

E por exemplo o modelo TM-3:
http://www.haascnc.com/mt_spec1.asp?id=TM-3&webID=TOOLROOM_MILL_VMC

Obviamente que rapids de 5.1M/minuto requerem uma máquina estupidamente rigida, mas sim, é possivel de se fazer, mas dado que isso custa praticamente 40 mil $ dá para ter ideia de quanto fica um bicho desses.

Se me lembrar quando for ao torneiro pergunto-lhe como é o movimento da cnc dele(um bicho de sensivelmente 100 mil €).

EDIT:
Alguma informação util sobre ball screws, e uma pessoa refere um ball screw de 144 polegadas(3 metros e qualquer coisa):
http://www.cnczone.com/forums/linear-and-rotary-motion/8813-ballscrew-basics.html
« Última modificação: 22 de Outubro de 2014, 23:28 por senso »
Avr fanboy