collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Kit CNC  (Lida 22071 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #30 em: 22 de Outubro de 2014, 23:39 »
10cm-15cm?  :o :o
Nem tinha pensado nisso. Fiz as continhas num site, 1m de aço com 10cm de diâmetro são mais de 130kg, só num fuso. Nem imagino como é que se monta na máquina, quanto mais o tamanho do servo para controlar o momento "besta" de uma massa dessas.  :o

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Kit CNC
« Responder #31 em: 22 de Outubro de 2014, 23:57 »
Abriste o link dessa Haas?
8000N de binário por eixo, até dá gosto ouvir um bicho desses só a fazer rapids de um lado para o outro a zerar os eixos.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #32 em: 23 de Outubro de 2014, 00:11 »
Abri, mas essa escapou-me.. 800kgf por eixo. Não queria ser o gajo a crashar uma máquina dessas  :o

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Kit CNC
« Responder #33 em: 23 de Outubro de 2014, 00:16 »
Portanto, o ser possivel, até é, mas é com orçamentos que começam nos 20 mil €.
Já dei cabo da conversa..  ::)
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Kit CNC
« Responder #34 em: 23 de Outubro de 2014, 00:26 »
Boas,

Tenho uma com um fuso que tem 1,2 metros ... amanha vemos os vídeos.

Abraços,
PA

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #35 em: 23 de Outubro de 2014, 08:58 »
Roubamos completamente o tópico, mas foram dados uns bons bitaites na primeira página.
StarRider, não digo que não seja possível, ainda mais numa caseira. O que não vi é numa comercial (mas também conheço-as muito mal), e tinha curiosidade como é que resolvem o problema do fuso ceder sobre o próprio peso e consequências disso. Numa máquina doméstica com relativamente pouco uso, troca-se quando estiver desgastado, numa comercial de centenas de milhares de euros, que tem de trabalhar quase full-time, o desgaste seria muito rápido e só vendiam a primeira.
Já entendi que uma solução é fazer fusos mais rijos com diâmetros superiores, só que isso trás uma quantidade de problemas para ser resolvidos. Haverá outras soluções dentro dos fusos?

Offline lp_felix

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 32
Re: Kit CNC
« Responder #36 em: 23 de Outubro de 2014, 09:31 »
 jm_araujo, uma das soluções é usar a porca rotativa e fuso estático, para o fuso não flectir ele costuma ser "esticado" mas isso não é muito saudável se o fuso for grande porque a gravidade não perdoa.

o melhor a fazer e usar algo deste género  http://www.mycncuk.com/threads/6997-Rotating-Ballnut-Design-MK3

Qualquer das formas com uma estrutura grande é mal empregue o fuso porque se a estrutura da maquina não for suficiente mente rígida nunca vamos ter a precisão do fuso,  na minha opinião, rack e pinhão é o caminho certo!

Fica aqui também uma lista de vídeos do youtube, fui eu que a fiz e adicionei coisas que achei interessantes.
http://www.youtube.com/playlist?list=PLE198612F8364CC1F
 

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #37 em: 23 de Outubro de 2014, 10:32 »
Sabia que ia aprender uma coisa nova! Essa de rodar o porca está muito bem esgalhada!!! Em vez de ter de lidar com o momento de rotação de um fuso longo e pesado, só tens de carregar o peso extra do motor!!! E como o fuso fica estático, com boa engenharia deve poder fazer parte integral da estrutura a ajudar à rigidez da mesma. Impecável!!!

Ainda não vi a lista, mas vou ver mal tenha um bocado!!!

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Kit CNC
« Responder #38 em: 23 de Outubro de 2014, 11:11 »
Boas,

Com estes comentarios/ajudas, vou alterar a minha maquina toda. Realmente analisando bem algumas opniões aqui postadas no forum, fazem todo o sentido.
Alterações que vou realizar:
Estrutura mais reforçada;
Utilizar dois motores de passo no eixo dos yy;
Guias em perfil de T (http://www.igus.pt/wpck/1856/DryLin_T_Einstellbares_Spiel);
A transmissão vai ser realizada por correias ou cremalheira, tenho de pesquisar melhor qual a forma mais simples de aplicar o sistema.
Agora, não tenho a certeza se os motores de passo que vou utilizar são os mais indicados ( 3Nm)?
Neste momento estou a pensar em utilizar 4 motores de passo, dois para o eixo dos yy, outro para xx e por fim 1 para o eixo de zz. Agora estou a pensar em controlar os dois motores do eixo dos yy com as mesmas saidas da placa que vou utilizar (em anexo), cada motor vai ter a sua drive independente, existe algum problema?
Em relação aos fusos, realmente quando a maquina atinge uma determinada dimensão utliza-se dois fusos nos eixos mais longos.

Cumprimentos,


Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Kit CNC
« Responder #39 em: 23 de Outubro de 2014, 14:21 »
A transmissão vai ser realizada por correias ou cremalheira, tenho de pesquisar melhor qual a forma mais simples de aplicar o sistema.
Não sei o que pretendes dizer acerca da cremalheira.
Com as correias tens mais precisão, correias sincronizadas.

Offline Ricardo Costa1986

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 38
Re: Kit CNC
« Responder #40 em: 23 de Outubro de 2014, 15:05 »
A cremalheira é algo deste genero.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Kit CNC
« Responder #41 em: 23 de Outubro de 2014, 15:47 »
A cremalheira é algo deste genero.
Isto na minha opinião aparenta ter alguma folga entre cada dente.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Kit CNC
« Responder #42 em: 23 de Outubro de 2014, 15:57 »
Já vi algumas vezes em CNCs longas. Precisas o suficiente para trabalhos em madeira, não sei qual a precisão máxima alcançável.
As correias também tem as suas limitações: desgaste, elasticidade, folgas, esforço máximo suportado.
Se houvesse uma solução ideal para todos os casos não dava trabalho nenhum  ;)

StarRider

  • Visitante
Re: Kit CNC
« Responder #43 em: 23 de Outubro de 2014, 18:18 »
Boas,

É difícil conseguir eliminar o backslash de um sistema de pinhão a cremalheira, mesmo com a actual
tecnologia, pode ser feito à custa de uma compressão entre o pinhão e a cremalheira com o grande
aumento do desgaste e fricção, pode ser conseguido com 2 pinhões ligeiramente desfasados.

Sistemas destes, de alta precisão e tratamento térmico, custam uma fortuna, esta solução ou a solução
dos 2 pinhões elevam o custo para valores que não justificam o seu uso para corte de madeira.

O sistema com uma melhor relação custo/precisão para corte de madeira em pequena escala ou numa
utilização domestica é sem duvida o de correias.

Quem deseja uma utilização profissional ... pois vai ter que abrir os cordões à bolsa.

Uso sistemas de pinhão e cremalheira de muito alta precisão, as helicoidal, em sistema de focadores,
rotadores de campo, tracking e posicionamento, mas são sistemas em que a cremalheira não vai alem
dos 200mm e posso dizer que o seu custo ronda os 750 euros por unidade.

Abraços,
PA
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, 18:20 por StarRider »

StarRider

  • Visitante
Re: Kit CNC
« Responder #44 em: 24 de Outubro de 2014, 15:25 »
Boas,


Conforme prometido, aqui fica um video do fuso trapezoidal 1604 com 1200mm de comprimento.
O fuso trabalha numa porca de polioximetileno de alta resistência ao desgaste e muito baixa fricção

A velocidade de deslocamento no video é de +-3500mm/m (137 IPM) o que já não é nada mau.
De tempos a tempos é necessário lubrificar o fuso com spray de silicone (uma vez por mês).
 
Não liguem à qualidade do video, a ideia era somente mostrar que é possível esta solução.



Abraços,
PA
« Última modificação: 24 de Outubro de 2014, 15:47 por StarRider »