collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mini tutorial desenvolver e testar pic  (Lida 7902 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Mini tutorial desenvolver e testar pic
« em: 21 de Novembro de 2010, 17:20 »
Tenho andado de volta de um projecto para a faculdade com pic16F628A, e como não era obrigatorio ser em asm andei a procura de ferramentas de mais alto nivel e encontrei o mikrobasic pro. Claro que a maioria do pessoal daqui ja deve de conhecer e até ferramentas melhores.

Como tenho um projecto para entregar amanha e estou em fase de procrastinação fiz um mini video tutorial de como desenvolver e testar para o pic. 



Pode ser que ajude alguem que se ande a iniciar nos pics... seja academicamente ou por hobby.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #1 em: 21 de Novembro de 2010, 20:06 »
Boa iniciativa.

Agora, o desafio é fazer o mesmo para ASM ou C, visto que Basic é usado por uma minoria cada vez mais pequena.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #2 em: 21 de Novembro de 2010, 21:11 »
Boa iniciativa.

Agora, o desafio é fazer o mesmo para ASM ou C, visto que Basic é usado por uma minoria cada vez mais pequena.

Obrigado.

Sim eu sei, e até costumo trabalhar mais com C, mas o basic continua a ser muito utilizado por iniciantes na programação e até picaxe é em basic.

Para este trabalho da faculdade optei mesmo por basic que foi mais facil de explicar ao resto dos meus colegas ao qual o C faz muita confusão... No inicio até o flowcode usei, mas não funcionava bem e desisti.

Já agora, com os compiladores que existem hoje em dia, ainda há quem trabalhe profissionalmente em asm?
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2010, 21:41 »
Sim, eu sou um deles. Mas claro, é preciso já ter algum tempo de programação em ASM, para fazer trabalho profissional. Concordo que o ASM assusta qualquer um mas, depois de encarrilar no mecanismo, é rapido o desenvolvimento.

Ao longo dos anos fui criando bibliotecas variadas para hardware e aplicações firmware, por isso agora já tenho a maior parte do trabalho realizado.

É claro que programo ASM para as séries 10/12/16, e C para as séries 16/24/33/32, por uma questão de praticabilidade e de pedido do cliente.

Mas prefiro ASM :)

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2010, 21:47 »
Sim, eu sou um deles. Mas claro, é preciso já ter algum tempo de programação em ASM, para fazer trabalho profissional. Concordo que o ASM assusta qualquer um mas, depois de encarrilar no mecanismo, é rapido o desenvolvimento.

Ao longo dos anos fui criando bibliotecas variadas para hardware e aplicações firmware, por isso agora já tenho a maior parte do trabalho realizado.

É claro que programo ASM para as séries 10/12/16, e C para as séries 16/24/33/32, por uma questão de praticabilidade e de pedido do cliente.

Mas prefiro ASM :)

Porreiro.  Continuo a achar que asm é bom para puristas e é contra o rapid development, a n ser claro q ja tenhas N bibliotecas.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #5 em: 21 de Novembro de 2010, 21:56 »
Há coisas que só consegues fazer com ASM, especialmente quando falamos em temporização ao ciclo de relógio.
E podes chamar ASM dentro do C, com o inline-code. É assim que se resolve o problema da abstracção do C.

E não considero para puristas. Simplesmente, as pessoas têem preferências. Eu prefiro ASM por gosto, não por teimosia. Tanto não é, que quando sei que C é melhor par ao meu trabalho, eu uso C.

E claro, ter bibliotecas feitas ajuda muito. É preciso lembrar disso quando estamos a programar, e fazer as funções/macros gloabais, para poderem ser usadas em outro projecto qualquer.

É uma questão de preferência mesmo :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #6 em: 21 de Novembro de 2010, 22:15 »
Compiladores C para PIC o melhor é usar o mplab da propria microchip que tem sempre versões gratuitas do compilador C.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #7 em: 21 de Novembro de 2010, 22:26 »
Atenção ::  a Microchip vai deixar de acompanhar os seus compiladores gratuitos, pelo menos os C18.
Depois de terem comprado a HITECH, estão a haver mudanças internas, e ainda não saiu a público o q realmente vai acontecer.

Se querem programar em C, vão pelo HITECH.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #8 em: 21 de Novembro de 2010, 22:31 »
Pelo que tenho lido tinha ficado com ideia que queriam entrar um bocadinho na onda dos compiladores gratuitos até porque algos dos compiladores deles são baseados em gcc, pelo menos na familia dos pic32 e pic16(16 bits e não o modelo pic16) seria uma boa aposta na corrida contra os arm.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #9 em: 21 de Novembro de 2010, 22:40 »
Expliquei-me mal.
Os gratuitos actuais ainda não têem a tecnologia do HITECH.

Algures no futuro isso vai acontecer.


E sim, compiladores gratutos vão ajudar a espalhar a fé. Aguardemos, pois o hardware está a melhorar de dia para dia.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #10 em: 21 de Novembro de 2010, 22:51 »
Actualmente estou com um problema muito caricáto com a microchip que é o facto de que o meu email da universidade por alguma razão desconhecida passou a ser considerado como inválido para pedir samples, se eu tivesse abusado do programa de samples eu até perceberia mas só o usei umas 5 vezes, e nunca grandes pedidos, os senhores da microchip estão a ser no minimo fantásticos com toda a ajuda que me têm prestado, mas nem eles dão com o problema, isto tudo para dizer o que, bem basicamente vou usar pic32 numa cadeira do proximo semestre, e apesar de já ter o arduino e uns quantos atmegas aqui por casa, tenho em mente um projecto que irá tirar muito partido dos pics de 16 bits, para além de que me ficam gratutios e a microchip não me lixa como a atmel que volta e meia deixa de ter stock de chips durante meses e os atmega com usb por exemplo só em tqfn e microchip tem o mesmo em dip.
Pelo que li a microchip já comprou a CCS para englobar no mplab, mas acredito que um bom compilador para a arquitectura dos pics de 8 bits seja coisa rara.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Mini tutorial desenvolver e testar pic
« Responder #11 em: 21 de Novembro de 2010, 23:55 »
a MC comprou a HITECH.

E sim, tens razão, a MC não tem problemas de sourcing de componentes como tem a ATMEL, ou a MAXIM (horrenda), ou outros.... E vão ganhando notoriedade porque têem sempre chips para os clientes, não falham as datas. Se dizem que têem para entrega na data X, na data X estão prontos.