collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Detector de Movimento/Presença  (Lida 1635 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Detector de Movimento/Presença
« em: 17 de Maio de 2015, 13:05 »
Viva

muitas vezes nos WCs costumamos ver detectores de movimento, que se o tempo não for elevado, temos de andar ali aos saltos para aquilo acender a luz novamente...

não existem detectores de movimento, que detectem corpos quentes, que sejam mais funcionais que os detectores convencionais de movimento?

agradecia algumas referencias...

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Detector de Movimento/Presença
« Responder #1 em: 17 de Maio de 2015, 13:42 »
De presença mesmo não conheço.
De movimento existem de várias tecnologias, os mais comuns com sensores de infravermelhos PIR, e logo a seguir os de micro-ondas, mais sensíveis mas mais caros. Há outras tecnologias mas não me lembro de serem muito comuns: http://en.wikipedia.org/wiki/Motion_detector

Detetar a presença por infravermelhos(/temperatura) parece-me difícil: tens grandes variações da temperatura ambiente e as pessoas podem trazer vários tipos de isolamento de efetividade variável (também chamado de roupa :D)
A única forma efetiva deve ser por tratamento de vídeo, por comparação com uma imagem de referência sem ninguém, mas depois tens que explicar às pessoas porque é que há uma câmara de vídeo na casa de banho.


Mas no caso que falas, o que está mal não é a deteção, mas o ajuste do temporizador, que devia estar ajustado para o tempo que uma pessoa mais lenta possa demorar na casa de banho. A sua utilização deve ser para evitar que a luz fique acesa quando alguém se esquece de apagar, e não minimizar o consumo de eletricidade em detrimento do conforto das pessoas.


Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Detector de Movimento/Presença
« Responder #2 em: 17 de Maio de 2015, 16:25 »
a aplicação é pessoal, mas sabes de alguma referencia desses detectores por micro-ondas? eu conheço só os de alarmes...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Detector de Movimento/Presença
« Responder #3 em: 17 de Maio de 2015, 17:19 »
O problema nem é tanto a falta de sensibilidade, mas tb a area de varrimento do sensor.

É complicado ter um unico detector a monitorizar a aréa toda da divisao, mas tb é preciso ver a sensibilidade do sensor..

Pra elem dos sensores de movimento, ha sensores de temperatura, CO2 ou de chama co sao usado nos sensores de fumos ou de incendio... outra ideia era combinar varios sensores pra optimizar a monitorizaçao.

Mas procuras um um produto plug and play pra substituir ou pretendes fazer algo de raiz?
Eu tenho um de microondas destes que até é jeitoso:
http://www.g7electronica.net/pt/hi-tech/1237-microwave-motion-sensor.html