collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Desenvolver em Rust com inline em Python  (Lida 1332 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Desenvolver em Rust com inline em Python
« em: 22 de Outubro de 2021, 23:47 »
Boa noite a todos,

Hoje gostava de vos trazer uma quimera, algo de interessante e muito útil,  principalmente em cenários de prototipagem exploratória ou para zonas não criticas em termo de performance.

Rust é de alta performance mas o seu desenvolvimento é um pouco mais lento devido ao borrow checker.

Python é de desenvolvimento muito rápido (pseudo-código executável) mas incrivelmente lento (na ordem das 50x a 180x mais lento), tem muitas libs para tudo e mais um par de botas mas tem o GIL (só executa numa única thread código Python).

Imaginem fazer um programa Rust com inline Python de uma forma não intrusiva, em que os dados são partilhados entre Rust e Python!

A lib (crate) que vos gostaria de falar hoje é:

inline-python
Inline Python code directly in your Rust code
https://crates.io/crates/inline-python

Código de exemplo Rust com inline Python:
Código: [Seleccione]
use inline_python::python;

fn main() {
    let who = "world";
    let n = 5;
    python! {
        for i in range('n):
            print(i, "Hello", 'who)
        print("Goodbye")
    }
}


Código: [Seleccione]
// Exemplo que cria os dados em Rust e faz o gráfico em Python com a lib MatPlotLib.

use inline_python::python;

fn main() {
    let data = vec![(4, 3), (2, 8), (3, 1), (4, 0)];
    python! {
        import matplotlib.pyplot as plt
        plt.plot('data)
        plt.show()
    }
}


Todos os passos do seu funcionamento e desenvolvimento estão explicados de forma brilhante nesta sequência detalhada de posts neste blog.

Writing Python inside your Rust code - Part 1 - Mara's Blog
https://blog.m-ou.se/writing-python-inside-rust-1/

Writing Python inside your Rust code - Part 1A - Mara's Blog
https://blog.m-ou.se/writing-python-inside-rust-1a/

Writing Python inside your Rust code - Part 2 - Mara's Blog
https://blog.m-ou.se/writing-python-inside-rust-2/

Writing Python inside your Rust code - Part 3 - Mara's Blog
https://blog.m-ou.se/writing-python-inside-rust-3/

Writing Python inside your Rust code - Part 4 - Mara's Blog
https://blog.m-ou.se/writing-python-inside-rust-4/

Para estas e outras informações sobre Rust, vejam o meu pequeno guia:

How to learn modern Rust
https://github.com/joaocarvalhoopen/How_to_learn_modern_Rust

Obrigado,

Cumprimentos,
João
« Última modificação: 23 de Outubro de 2021, 09:00 por blabla »