collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Automatic Cat Feeder  (Lida 10661 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vdr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Automatic Cat Feeder
« em: 03 de Julho de 2011, 12:19 »
Vou finalmente pegar num projecto antigo que tive o ano passado, que basicamente será um doseador automático de ração para animais de estimação.

O doseador que vou utilizar está nos anexos.


(neste momento pode ser encontrado em qualquer continente por 5€ ^^ )

Irei acrescentar diversas funcionalidades, mas de momento estou apenas preocupado em controlar o fluxo de saída de ração.
Estou a decidir qual o melhor servo para desempenhar a tarefa. Nunca colocarei mais do que 3 kG de ração no depósito, mas a grande questão e saber se as forças de 'atrito' da rotação das pás com o granulado é muito elevado ao ponto de ter de escolher um servo com torque elevado, 15-18kg.
Encontrei este,

http://www.leiloes.net/Servo-MG995-Torque-15kgcm-Metal-futaba-tamiya-RC-buggy,name,175266781,auction_id,auction_details

O que acham? Mesmo não sendo full rotation, pode sempre fazer-se um pouco de bricolage.

Outra questão é como colocar o servo no doseador, se directamente no eixo ou se usando aquela peça com 6 braços, ligando-os ao doseador (anexos). Penso que na segunda hipótese terá um melhor desempenho, o que me dizem?
« Última modificação: 03 de Julho de 2011, 12:31 por vdr »

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #1 em: 03 de Julho de 2011, 14:49 »
Parece-me bastante bem,
Eu tentava criar um desmultiplicador par ligar o servo ao doseador. Assim o servo não tem que exercer tanta força para conseguir rodar.
Que funcionalidades mais estas a pensar acrescentar?

Offline vdr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2011, 15:01 »
Parece-me bastante bem,
Eu tentava criar um desmultiplicador par ligar o servo ao doseador. Assim o servo não tem que exercer tanta força para conseguir rodar.
Que funcionalidades mais estas a pensar acrescentar?

Podes dar me uma ideia desse desmultiplicador?

Outras funcionalidades que pensei,

- Modo Férias - em que automaticamente duas vezes por dia seria feita um escoamento de comida,
- Modo Diário -  Como é sempre bom manter o contacto com o bichano na altura de o alimentar, de manha é em modo automático, e a segunda refeição, em que já estou em casa, basta pressionar um botão.
- Controlo a partir de um website
- Sensor que indica a % de comida restante no deposito
- Sensor que detecta a comida que ainda esta no prato e dentro do possível colocar a dose correcta de comida.

Aceitam-se sugestões.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #3 em: 03 de Julho de 2011, 15:48 »
Parece-me bastante bem,
Eu tentava criar um desmultiplicador par ligar o servo ao doseador. Assim o servo não tem que exercer tanta força para conseguir rodar.
Que funcionalidades mais estas a pensar acrescentar?

Podes dar me uma ideia desse desmultiplicador?

Outras funcionalidades que pensei,

- Modo Férias - em que automaticamente duas vezes por dia seria feita um escoamento de comida,
- Modo Diário -  Como é sempre bom manter o contacto com o bichano na altura de o alimentar, de manha é em modo automático, e a segunda refeição, em que já estou em casa, basta pressionar um botão.
- Controlo a partir de um website
- Sensor que indica a % de comida restante no deposito
- Sensor que detecta a comida que ainda esta no prato e dentro do possível colocar a dose correcta de comida.

Aceitam-se sugestões.

O desmultiplicador podes fazer com um sistema de engrenagens, uma roda pequena no doseador e uma roda maior no servo.

Quanto ao resto do projecto:
Vais precisar de um rtc para teres um controlo das horas.
O controlo por web também é interessante, mas eu iria para um modulo gsm que te envia mensagens quando a comida está a acabar, ou que te indica a % de comida ainda disponível.
O sensor de % de comida podes fazer de varias maneiras, sensores de distancia, botões, peso.
O sensor de comida no prato pode funcionar com uma balança.

Sugestões:
modulo gsm
recipiente para agua.
« Última modificação: 03 de Julho de 2011, 19:08 por nunosilvarocha »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2011, 17:10 »
GPS? :)

biscoitos em fuga !

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2011, 19:09 »
GPS? :)

biscoitos em fuga !

ups!! já corrigi, queria ter dito gsm!!

Offline Mike

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
    • Robot Gecko
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #6 em: 03 de Julho de 2011, 21:11 »
Para o sensor de comida restante no dispensador poderias por um sensor IR e medir a distancia do mesmo à comida, se tem comida no prato, só se for um sensor de pressão por baixo do prato, ou visão, mas a visão terias muita programação à frente para reconhecer formas e afins.

So me lembro destas opções.

Offline vdr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #7 em: 03 de Julho de 2011, 23:43 »
Obrigado pelas ideias, de facto o modulo gsm é bastante interessante neste projecto.

Estive a procura de sensores para o peso da tigela de comida, parto do principio que a tigela tem 190g sem comida e a dose de raçao é de 40g.

Encontrei estes sensores,

Load Sensor
http://www.sparkfun.com/products/10245

Pelo datasheet, isto pode medir até 50kG logo, penso que não tenha resolução suficiente para 190g+40g.
E nem percebi pelo datasheet, qual e o valor de tensão para alimentação.

Pressure Sensor
http://www.sparkfun.com/products/9673

Este pareceu-me interessante, pelo que percebi tem uma resolução de 0.5% do valor máximo, logo 10kg * 0.5% = 10*0.005 = 0.05 kg = 50g

É uma resolução relativamente má para o que preciso, mas também não devo conseguir resoluções muito melhores por um preço desses.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #8 em: 04 de Julho de 2011, 00:01 »
Provavelmente será interessante investigar as balanças de ourives, vendidas na china por tuta e meia, e hackar o sistema p tirar a informação em digital.

Os Load Sensores são para pesos grandes q não oferecem resolução para tão pouca gramagem.

Offline vdr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #9 em: 04 de Julho de 2011, 00:08 »
Provavelmente será interessante investigar as balanças de ourives, vendidas na china por tuta e meia, e hackar o sistema p tirar a informação em digital.

Os Load Sensores são para pesos grandes q não oferecem resolução para tão pouca gramagem.

Por acaso tinha pensado nisso, mas pensei que fosse complicado 'sacar' o peso dessas balanças, o que achas?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #10 em: 04 de Julho de 2011, 00:15 »
Eu sugeria para motor, aqueles motores de baixa rotação que se ligam aos 230Volts. São motores k costumam aparacer em aparelhos de pipocas para mexer as pipocas enqto estas sao aquecidas... são motores com redutor e teem uma boa força.

Eu fazia duas polias/tambores, uma no motor e outro no doseador (até podem ser do mm tamanho, pk o proprio motor roda devagar, mas até podias usar os diametros pra fazer rodar mais ou menos depressa) e com uma borrachinha dakeles o-rings dos tubos pvc ou mm um elástico dakeles mais largos a fazer de corrente.

qto ao controlo, podias fazer um programador... pra funcionar durante x de tempo (tempo de dar uma volta para uma dose) e às horas k estipulares...

qto ao controlo pela web, se queres ser tu a dar a ordem de alimentar o bicho, entao n precisas do temporizador, mas já k escolheres esta opçao, entao mais um pouco tb metes uma webcam a transmitir a imagem do prato pela web e assim ja podes avaliar se ha comida no prato ou nao e ver tb o bicho se está por perto e se come!

qto aos sensores de deposito alimentador cheio ou nao, n se justifica!.. se der sinal de vazio o k acontece? n acionas o alimentador?... ou largas o trabalho/ regressas de férias e vais encher o deposito?!... :P  mais vale fazeres um prolongamento do deposito e estipular mais ou mm a qtidade de comida pra x de tempo em que tás ausente e fazer o deposito com a capacidade certa!..

Para a água, eu aconselhava-te duas valvulas das de maquina lavar roupa, que abrem qdo o solenoide é ligado. Uma pra a torneira deitar agua e outra pro sifão do recipiente da agua. Metias dois sensores de nivel de agua, pra saber qdo ha falta de agua e qdo o recipiente está cheio.
Por cada enchimento, convem haver a descarga da água velha, e uma pré-limpeza antes de encher com nova agua.

(acho k alguem aui no forum LR ou no forum electronicapt.com estava a fazer um recepiente de água automatico.... pesquisa e pede dicas)
« Última modificação: 04 de Julho de 2011, 00:17 por Hugu »

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #11 em: 04 de Julho de 2011, 11:55 »
Quanto a web podes usar um ethernet shield ou um pc como servidor. Se for ethernet shield é uma simples página html se for pelo pc já podes por php, etc... E que tal em vez de ser website que tal comunicar por sockets e teres um programa a controlar os dados, e poderes accionar a água, a comida, etc..  E podes ter mesmo a webcam.

Eu sugeria para motor, aqueles motores de baixa rotação que se ligam aos 230Volts. São motores k costumam aparacer em aparelhos de pipocas para mexer as pipocas enqto estas sao aquecidas... são motores com redutor e teem uma boa força.

Eu fazia duas polias/tambores, uma no motor e outro no doseador (até podem ser do mm tamanho, pk o proprio motor roda devagar, mas até podias usar os diametros pra fazer rodar mais ou menos depressa) e com uma borrachinha dakeles o-rings dos tubos pvc ou mm um elástico dakeles mais largos a fazer de corrente.

qto ao controlo, podias fazer um programador... pra funcionar durante x de tempo (tempo de dar uma volta para uma dose) e às horas k estipulares...

qto ao controlo pela web, se queres ser tu a dar a ordem de alimentar o bicho, entao n precisas do temporizador, mas já k escolheres esta opçao, entao mais um pouco tb metes uma webcam a transmitir a imagem do prato pela web e assim ja podes avaliar se ha comida no prato ou nao e ver tb o bicho se está por perto e se come!

qto aos sensores de deposito alimentador cheio ou nao, n se justifica!.. se der sinal de vazio o k acontece? n acionas o alimentador?... ou largas o trabalho/ regressas de férias e vais encher o deposito?!... :P  mais vale fazeres um prolongamento do deposito e estipular mais ou mm a qtidade de comida pra x de tempo em que tás ausente e fazer o deposito com a capacidade certa!..

Para a água, eu aconselhava-te duas valvulas das de maquina lavar roupa, que abrem qdo o solenoide é ligado. Uma pra a torneira deitar agua e outra pro sifão do recipiente da agua. Metias dois sensores de nivel de agua, pra saber qdo ha falta de agua e qdo o recipiente está cheio.
Por cada enchimento, convem haver a descarga da água velha, e uma pré-limpeza antes de encher com nova agua.

(acho k alguem aui no forum LR ou no forum electronicapt.com estava a fazer um recepiente de água automatico.... pesquisa e pede dicas)

Não pode ser ligado mesmo a rede de água?
Podia ter um  temporizador para que a água seja trocada.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #12 em: 04 de Julho de 2011, 14:20 »
Quanto a web podes usar um ethernet shield ou um pc como servidor. Se for ethernet shield é uma simples página html se for pelo pc já podes por php, etc... E que tal em vez de ser website que tal comunicar por sockets e teres um programa a controlar os dados, e poderes accionar a água, a comida, etc..  E podes ter mesmo a webcam.

http://lusorobotica.com/index.php?topic=3717.msg40927;topicseen#new

Citar
Não pode ser ligado mesmo a rede de água?
Podia ter um  temporizador para que a água seja trocada.
sim pode, as valvulas das maquinas de lavar funcionam dessa maneira. A propria pressao da agua da rede fecha e veda bem a agua, e só abre qdo o solenoide é energizado

Offline vdr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #13 em: 05 de Julho de 2011, 15:49 »
Eu sugeria para motor, aqueles motores de baixa rotação que se ligam aos 230Volts. São motores k costumam aparacer em aparelhos de pipocas para mexer as pipocas enqto estas sao aquecidas... são motores com redutor e teem uma boa força.

qto aos sensores de deposito alimentador cheio ou nao, n se justifica!.. se der sinal de vazio o k acontece? n acionas o alimentador?... ou largas o trabalho/ regressas de férias e vais encher o deposito?!... :P  mais vale fazeres um prolongamento do deposito e estipular mais ou mm a qtidade de comida pra x de tempo em que tás ausente e fazer o deposito com a capacidade certa!..


Esqueci-me de referir que vou usar o arduino para este projecto :P
Daí a minha ideia de usar o servo. Neste momento vou concentrar-me apenas na ração e assim que acabar passo para a água.
Entretanto já encomendei a balança de ourives.
Quando referes o sensor de depósito, por acaso dá jeito, caso a comida esteja a acabar, receber uma sms para me lembrar de comprar ração.
Agora é só esperar pelo servo.

Obrigado a todos pelas ideias.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Automatic Cat Feeder
« Responder #14 em: 05 de Julho de 2011, 15:59 »
Que servo vais comprar?

eu tenho à venda servo pelo preço de 7€...mais os portes(3.5€): http://www.g7electronica.net/servos/79-servo-standard.html