collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.  (Lida 12805 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #30 em: 07 de Abril de 2010, 16:54 »
Tambem posso mandar umas acendalhas para a fogueira? :D

Com o devido respeito pelas outras opiniões, aqui vai a minha:
Se tivesse de me posicionar num dos lados, diria que sou "pro Windows". Porquê? Explico-o indicando o que me desagrada nos MACs: preços estupidamente elevados, demasiado "proprietários", falta de compatibilidade de grande parte do software que uso (e não jogos). Por outro lado, o que mais me agrada nos produtos Apple é o ASPECTO. A esse nivel acho que são realmente muito bons, pela escolha de materiais e pelas interfaces que implementam nos seus produtos. Mas para mim não chega...

Onde anda um Visual Studio ou algo equivalente para MAC? O Visual Studio é uma ferramenta poderosíssima, .NET e C# são das coisas mais belas feitas pela Microsoft (a facilidade com que se programa e a produtividade que estas ferramentas possibilitam são para mim estrondosas). Só é pena ainda não terem apostado firmemente no "cross-platform" em relação à plataforma .NET, mas, para mim, os beneficios que esta me trás para Windows são, por agora, perfeitamente suficientes para não me fazer mudar de SO. Mais: versões Express para download gratuito são absolutamente de louvar. Uma excelente forma de incentivar malta a programar e a produzir aplicações úteis sem gastarem um único €. Estas mesmas ferramentas dão para programar para dispositivos moveis (Windows Mobile/Phone) e para sistemas operativos embebidos (Windows CE). Onde anda o "Windows CE" da Apple?

Outro factor muito importante para mim: acordo de universidades com a Microsoft (como é o caso do IST), que me permite ter Windows (XP/Vista/7/CE), Visual Studio, e outra carrada de software "by Microsoft" de borla. Onde andam os acordos da Apple com as universidades?

Em relação a incompatibilidades de software... São "às carradas" os softwares utilizados na minha área (electrónica) incompatíveis com MAC (muitos deles são mesmo Windows only): Orcad, Altium, PADS da MentorGraphics acho que também é só para Windows, e outros programas mais pequenos que uso e que só existem para Windows.

Resumindo: a imagem que tenho dos MACs (e dos produtos em geral da Apple) é que são maioritariamente para "entertainment". A ideia que tenho (não o posso afirmar por experiencia propria) é que são óptimos para imagem (photoshop, after effects, fusion, etc) e para audio (não sei nomes, mas sei que é muito usado) mas nem tanto para outro tipo de trabalhos... como por exemplo, de engenharia ;D


PS: o windows7 não está nada mau! ;)





Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #31 em: 07 de Abril de 2010, 17:22 »
Para aceder a muito material da microsoft gratuitamente é só procurar por msdnaa e o nome da vossa universidade, tipo msdnaa ua e depois têm muitos programas, inclusive windows 7, vista, xp, nt, server tudo gratuito e com chaves legais é só fazer o download!
E só precisam de colocar o vosso utilizador universal da universidade e está feito.
Avr fanboy

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #32 em: 07 de Abril de 2010, 20:35 »
É pena a minha univ não dar para isso :) Tenho de ter o windows vista no portátil instalado só por causa do visual basic e mais meia duzia de programas...o resto faço em linux...

já para o fixo em casa, comprei o seven e acho que não arranjo melhor...o outro fixo lá vai ter de continuar com o xp, por motivos que já disse anteriormente

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #33 em: 07 de Abril de 2010, 22:37 »
Onde anda um Visual Studio ou algo equivalente para MAC? O Visual Studio é uma ferramenta poderosíssima, .NET e C# são das coisas mais belas feitas pela Microsoft (a facilidade com que se programa e a produtividade que estas ferramentas possibilitam são para mim estrondosas). Só é pena ainda não terem apostado firmemente no "cross-platform" em relação à plataforma .NET, mas, para mim, os beneficios que esta me trás para Windows são, por agora, perfeitamente suficientes para não me fazer mudar de SO. Mais: versões Express para download gratuito são absolutamente de louvar. Uma excelente forma de incentivar malta a programar e a produzir aplicações úteis sem gastarem um único €. Estas mesmas ferramentas dão para programar para dispositivos moveis (Windows Mobile/Phone) e para sistemas operativos embebidos (Windows CE). Onde anda o "Windows CE" da Apple?
ObectiveC, C, C++, Java, entre muitas outras: http://developer.apple.com/technologies/tools/xcode.html
.Net: http://monodevelop.com/

Outro factor muito importante para mim: acordo de universidades com a Microsoft (como é o caso do IST), que me permite ter Windows (XP/Vista/7/CE), Visual Studio, e outra carrada de software "by Microsoft" de borla. Onde andam os acordos da Apple com as universidades?
http://lojaapple.universia.pt/ (todos os estudantes e professores)
Algumas escolas como o IST têm acordos próprios com preços ainda melhores.

Em relação a incompatibilidades de software... São "às carradas" os softwares utilizados na minha área (electrónica) incompatíveis com MAC (muitos deles são mesmo Windows only): Orcad, Altium, PADS da MentorGraphics acho que também é só para Windows, e outros programas mais pequenos que uso e que só existem para Windows.
Existem muitos e todos os que existem para linux correm em mac já que este tem base em linux. (source+terminal e tens um mundo nas mãos)
Se não te quiseres dar ao trabalho... emula que existem VMs decentes em mac... http://www.parallels.com/eu/

Resumindo: a imagem que tenho dos MACs (e dos produtos em geral da Apple) é que são maioritariamente para "entertainment". A ideia que tenho (não o posso afirmar por experiencia propria) é que são óptimos para imagem (photoshop, after effects, fusion, etc) e para audio (não sei nomes, mas sei que é muito usado) mas nem tanto para outro tipo de trabalhos... como por exemplo, de engenharia ;D
http://sourceforge.net/search/?type_of_search=soft&words=mac
http://www.google.com/#hl=en&source=hp&q=mac+freeware&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=&fp=a2bb30ecf4f91972
PS: o windows7 não está nada mau! ;)
Não está nada mau, mas quando é que começa a ficar bom? Ok ok não vou pegar por aqui!

Não quero de forma alguma convencer alguém a migrar... ainda começam a dizer que o LR é uma ceita da apple. Simplesmente estou muito muito arrependido de não ter arriscado e comprado um mac mais cedo... perdi anos de vida e produtividade.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #34 em: 08 de Abril de 2010, 00:33 »
ObectiveC, C, C++, Java, entre muitas outras: http://developer.apple.com/technologies/tools/xcode.html
.Net: http://monodevelop.com/

http://lojaapple.universia.pt/ (todos os estudantes e professores)
Algumas escolas como o IST têm acordos próprios com preços ainda melhores.

Existem muitos e todos os que existem para linux correm em mac já que este tem base em linux. (source+terminal e tens um mundo nas mãos)
Se não te quiseres dar ao trabalho... emula que existem VMs decentes em mac... http://www.parallels.com/eu/

O ObectiveC é um bixo de muitas cabeças lool C/C++ é igual em todo o lado e Java desiludiu-me bastante, quando um simples programa que te enviei, tu lembras-te quando queria aprender Java, não correu em mac, atenção que isto é culpa do Java e não do mac, assim como a performance do Java em relação às apresentadas não se compara na minha opinião. .NET é outra coisa para alem disto tudo pois não é uma linguagem de programação mas sim uma Framework e tu apresentaste linguagens de programação.

O acordo da Microsoft não se trata de desconto mas sim de ser totalmente grátis, no caso do SO no vosso caso nem importa muito pois pelo que sei vocês não podem comprar um portátil sem OSX.

A questão do software no meu curso principalmente o pessoal que usa linux anda sempre com VM's assim como os mac com o xp no bootcamp.

Offline Pauleta

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 174
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #35 em: 08 de Abril de 2010, 10:10 »
Eu é que neste momento não posso, mas posso garantir que o meu próximo portátil vai ser um MBP. Se formos a ver, os preços nem são assim tão discrepantes da concorrência com características semelhantes. E se temos a possibilidade de emular todos os SO's que quisermos não vejo qual é a vantagem de ter um portátil normal...  Assim acaba-se a "dita" incompatibilidade com os softwares que estamos habituados no Win...

Mas ainda bem que existem opiniões diferentes senão a vida era uma seca... :D O que interessa é que as pessoas se sintam bem com a sua "máquina".
Cumprimentos,
Tiago Oliveira

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #36 em: 08 de Abril de 2010, 10:16 »
E se temos a possibilidade de emular todos os SO's que quisermos não vejo qual é a vantagem de ter um portátil normal...
Só para que fique noted... corre nativo todos os SO's e também os pode emular.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #37 em: 08 de Abril de 2010, 11:52 »
Mas ainda bem que existem opiniões diferentes senão a vida era uma seca... :D O que interessa é que as pessoas se sintam bem com a sua "máquina".

No fundo, é isso mesmo!

No entanto, subscrevo tudo o que o metro_ disse.
Ainda que MAC corra nativamente qualquer SO, maioria dos programas que uso só correm em Windows. Num PC tambem posso ter Linux, portanto o unico que nao tenho é OSX que acaba por não fazer falta. Comprar MAC para ter Windows constantemente a correr em VM ou mesmo nativamente seria a meu ver um mau investimento dado que pagaria muito mais do que por um PC com Windows. Linux corre nos dois portanto não conta para a "gerra pc vs mac".

Em relação às linguagens, estou agora a aprender Java e também estou a ficar desiludido. Já me tinham dito que a linguagem era meio "javarda" e é um bocado por aí que a coisa passa. Pondo C# ao lado é como ver a bela e o monstro ;D É mesmo pena a plataforma .NET não ser tão cross-platform como a JVM. Mas pode ser que, a seu tempo, tome esse caminho (haja €€€ a entrar por parte da Microsoft).

Mais um exemplo de incompatibilidade MAC: http://www.xilinx.com/tools/webpack.htm
E nestes casos (ie, neste tipo de programas) não vejo qualquer hipotese de alternativas open-source. Ainda que as haja, nunca serão tão boas como a "real thing", até mesmo a nivel de suporte (falando numa prespectiva profissional).

Um ponto que não contra-argumentaram foi este: "onde anda o Windows CE da Apple?". Ainda há dias vi no IST, num expositor de instrumentos de medida que houve à entrada de uma conferência, um analisador de espectros mega xpto que corria, adivinhem só, Windows CE.

Volto a repetir que sou da opinião do Pauleta. "O que interessa é que as pessoas se sintam bem com a sua maquina". No entanto geek que é geek (como todos nós aqui neste forum, correcto?) gosta sempre deste tipo de discussões. É sempre interessante conhecer os vários pontos de vista. Mesmo que o tema seja polémico não é preciso ofender ninguem para se discutir.


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Super contente de ter um iMac de 27 polegadas.
« Responder #38 em: 08 de Abril de 2010, 12:25 »
Esta frase do msr é muito importante "Comprar MAC para ter Windows constantemente a correr em VM ou mesmo nativamente seria a meu ver um mau investimento" porque a filosofia da Apple é fazer um SO para aquele hardware e é isto que faz com que o OSX seja muito bom nas máquinas deles, se é para correr o Windows, a menos que tenham muito dinheiro e então compram um Mac porque gostam da estética, por muito menos dinheiro compram um portátil de outra marca para correr o Windows nas mesmas condições.

As duas ferramentas para desenvolvimento de aplicações visuais que conheço multi-plataforma e que gosto(de uma delas não gosto assim tanto) são:
Lazarus - Não gosto tanto porque é pascal no entanto esta é open-source e podem vender à vontade tendo só que partilhar o código caso façam alterações às bibliotecas..
Qt - Gosto embora tenha começado à pouco e tem uma licença open-source mas não sei se podemos vender ou não as aplicações que fazemos.

Ainda não percebo muito bem isto das licenças já que elas reproduzem-se a cada dia que passa LOL
« Última modificação: 08 de Abril de 2010, 12:30 por metRo_ »