collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como começar?  (Lida 21530 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Como começar?
« em: 14 de Novembro de 2012, 21:09 »
Boas


É a primeira vez que me aventuro para alem do radiomodelismo, dai poder precisar de mais ajuda...
a minha ideia, pelo menos para começar, é algo tão simples como o hexapod da pololu, 3 servos e um controlador, mas, nao estou muito interessado em mandar vir controladores de fora(medo de novas taxas alfandegarias absurdas). basicamente, é aqui que começa o meu primeiro pedido de ajuda, que controlador uzar?

outra questao, é possivel programalo(seja ele qual for) com um mac ou linux?


a ideia é um hexapod atraido pela luz, e que se desvie dos objectos. para tal, ja tenho ca em casa os servos e a bateria nimh de 4.8v.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 23:05 por stardemos »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Como começar?
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2012, 21:33 »
hexapod? tipo com 3 pares de pernas? se calhar devias pensar em rodas, se queres é aprender a programar, para poderes te concentrar na electronica.
podes usar um arduino que tem linguagem C.
em principio podes em qualquer sistema operativo desde que o editor funcione nele.

um super simples que aki usam para iniciantes na minha escola é o picaxe que é linguagem basic e mais limitado (mas faz tudo apenas tens de ser original). tens tambem o problema que não vem logo em placa normalmente

para se desviar de objectos podes usar sonares, uns sensores distancia de infravermelhos sharp ou desse tipo ou entao simplesmente sensores de contacto (toca e desvia-se).

atrair para a luz acho que com fototransistor de 400-800nm deve dar. ldr não sei se da
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 21:38 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como começar?
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2012, 21:34 »
Primeiro projecto e começar com um hexapod são coisas bastante contrárias, um hexapod tipicamente tem 3 servos por pata, vezes 6 patas dá 18 servos..
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Como começar?
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2012, 21:37 »
eu fiz um com 3 servos mas...parecia bebedo e super lento. anda e tudo mas faltava tambem ter um melhor centro de gravidade
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Como começar?
« Responder #4 em: 14 de Novembro de 2012, 22:03 »
o hexapod de que falo é basicamente este:


nao arece nada de especial, dai a minha escolha, tanto quanto tenho lido, podia tentar arranjar esta placa na europa pois parece que é bem simples de programar, mas onde? será que nao ha opçoes melhores? pode dar-me na telha desmontar o hexapod e fazer um seguidor de linhas de alta velocidade, será que esta pololu aguenta isso?

em relação as adruino, são tantos os modelos, que.... fico mais baralhado que sei la o que, qual delas usar?

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Como começar?
« Responder #5 em: 14 de Novembro de 2012, 22:12 »
eu uso o leonardo. eu aconcelho tipo o leonardo ou o uno.

se quiseres mais pequeno ha o nano que é tipo o uno mas muito mais pequeno e caro claro. é mais do dobro do preço

isso não trás ja um controlador programavel?
isso para seguir uma linha é dificil a alta velocidade. tinha de ser com calma e não sei se dava. normalmente são de rodas.


edit: acho que ja percebi. tu queres é a placa que esta nesse hexapod mas não queres o resto do kit?
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 22:19 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Como começar?
« Responder #6 em: 14 de Novembro de 2012, 22:35 »
so a placa e os sensores seriam uma solução interessante... Gostei dessa ideia.

mas preferia uma que desse para montar num chassis de um mini-z  (um Iwaver) para fazer um follow the line. e penso que esta simplesmente nao seja a mais adquada, mas eu nao percebo nadad de robotica, sou apenas um curioso.

mini-z para quem nao conhece é um carro rc 1/28
« Última modificação: 14 de Novembro de 2012, 23:08 por stardemos »

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Como começar?
« Responder #7 em: 15 de Novembro de 2012, 08:32 »
e a adruino mini r5, serve para alguma coisa? tem o mesmo microcontrolador, atmega328.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Como começar?
« Responder #8 em: 15 de Novembro de 2012, 12:43 »
Boas


É a primeira vez que me aventuro para alem do radiomodelismo, dai poder precisar de mais ajuda...
a minha ideia, pelo menos para começar, é algo tão simples como o hexapod da pololu, 3 servos e um controlador, mas, nao estou muito interessado em mandar vir controladores de fora(medo de novas taxas alfandegarias absurdas).

Por experiençia propria, embalagens pequenas e de pouco valor não param na alfandega de certeza, só se o funçionario estiver mal humurado  ???
Caixas grandes, valor intermédio até 45€ por exemplo, é uma questao de lotaria.

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Como começar?
« Responder #9 em: 15 de Novembro de 2012, 13:17 »
Nunito, defacto costuma ser assim, ou costumava.. a ultima coisa que mandei vir do ebay, uma treta de 25€ (adaptador de lentes ef para eos) acabei por pagar mais 18 de taxas, no entanto deixaram passar outra de 53$ que ao lado desta era bastante grande. isto com 2 semanas de entrevalo,dai o meu medo...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como começar?
« Responder #10 em: 15 de Novembro de 2012, 14:36 »
Um arduino mini não tem o interface usb-serial, logo precisas de comprar um conversor usb-serial para o puderes programar, compra um Arduino do eBay que fica-te em 10€..
Avr fanboy

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Como começar?
« Responder #11 em: 15 de Novembro de 2012, 15:04 »
basicamente é essa a unica diferença?

seja qual for, mini uno ou leonardo consigo fazer o hexapod ou o carro seguidor de linha?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Como começar?
« Responder #12 em: 15 de Novembro de 2012, 16:25 »
basicamente é essa a unica diferença?

seja qual for, mini uno ou leonardo consigo fazer o hexapod ou o carro seguidor de linha?

Hoje em dia com qualquer micro consegues fazer o que quiseres.

O homem foi à lua com menos processamento a bordo do Apolo 11 do que um arduino tem.

A questão aqui é sempre fazer com que a curva de aprendizagem seja a menor possível para que percas pouco tempo a tentar, mais a implementar e a ser criativo.

Offline stardemos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Como começar?
« Responder #13 em: 15 de Novembro de 2012, 16:49 »
ok... neste momento o meu conhecimento de robotica é completamente nulo, de eletronica, nao é muito superior, saber soldar razoavelmente bem, ja nao é mau de todo...

para começar achei os 2 projectos de que falei simple, nao sei se são ou não, mas parecem-me bastante interessantes, para começar. como é obvio preciso de bastante ajuda, não so nos componentes mas tambem em alguma programação, mas neste momento a ajuda que mais preciso é mesmo nos componentes.

nova questão: qual o mais facil? hexapod de 3 servos ou mini-z seguidor de linhas?
que material usar no projecto mais facil?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Como começar?
« Responder #14 em: 15 de Novembro de 2012, 16:52 »
Começa por estes tópicos:

http://lusorobotica.com/index.php?topic=1229.0
http://lusorobotica.com/index.php?topic=1067.0
http://lusorobotica.com/index.php?topic=86.0

Se tiveres alguma questão avisa.

Começa por 1 micro e 1 servo, talvez um sensor de distância e vai depois adicionando mais uma coisa de cada vez.