collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Modificar motores de elevação dos vidros dos carros para utilizações robóticas  (Lida 5720 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Boas pessoal! Venho aqui deixar-vos umas fotos de como transformar motores de elevação dos vidros dos carros em motores de alto binário com encoder para robôs :) Penso que as fotos devem dar para perceber, mas se quiserem uma descrição mais detalhada e mais fotos podem consultar o meu blog aqui: http://teoriadobitbang.blogspot.pt/2013/05/motores-de-elevado-binario-para-robos.html
Aproveito para informar que esta modificação esteve hoje em destaque no Hackaday: http://hackaday.com/2013/05/16/altering-automotive-window-motors-for-use-in-your-projects/ :)
Seguem então as fotos:

Motor + roda prontos:


Processo de modificação:















Espero que pelas fotos dê para perceber. Qualquer dúvida ou sugestão, é só dizer :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Muito bom!! Onde e em quanto é que te ficaram os motores é que ando para fazer algo do género mas nao sei onde é que me deva dirigir. Tenho um em casa mas o meu pai diz que pode dar jeito caso algum do carro se estrague daí tenho que comprar alguns para ver se desenvolvo alguma coisa no verao.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Gostei do pormenor de fazer o futo no meio do varao roscado, desconhecia o truque!! gostei tambem do uso da cola para dar espessura ao varao, 2 pormenores que aprendi :) É que mesmo que o processo fosse feito ao contrario a broca tem sempre muita oscilação a não ser quando se consegue enfiar a broca toda la dentro lool

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Muito bom!! Onde e em quanto é que te ficaram os motores é que ando para fazer algo do género mas nao sei onde é que me deva dirigir. Tenho um em casa mas o meu pai diz que pode dar jeito caso algum do carro se estrague daí tenho que comprar alguns para ver se desenvolvo alguma coisa no verao.

Os motores fui buscar a um centro de recepção de resíduos da Ambitrena cá em Faro. Os dois motores ficaram a 25€, mas tive que ser eu a levar as ferramentas para os ir tirar das portas de um Renault Laguna :P

Gostei do pormenor de fazer o futo no meio do varao roscado, desconhecia o truque!! gostei tambem do uso da cola para dar espessura ao varao, 2 pormenores que aprendi :) É que mesmo que o processo fosse feito ao contrario a broca tem sempre muita oscilação a não ser quando se consegue enfiar a broca toda la dentro lool

Pois é! Tive que dar voltas e voltas para ver como podia fazer o furo mesmo no centro e acabei por resolver dessa maneira. Mesmo que a peça de varão roscado nao tenha o corte perfeito a 90º acaba por empurrar a broca para o centro porque faz o efeito de cone :) É preciso é que ao início não se force muito para dar tempo de abrir o furo inicial no sítio certo :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Mais um Português no hackaday, parabéns, muito bom!

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Parabéns por o projeto, já tive de furar parafusos, mas nunca tinha utilizado esse método.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Tambem podias ter feito um furo com o tamanho do varão num pedaço de madeira com este bem fixo depois sem mexer em nada trocavas só a broca e inserias o varão no buraco e voilá.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Tambem podias ter feito um furo com o tamanho do varão num pedaço de madeira com este bem fixo depois sem mexer em nada trocavas só a broca e inserias o varão no buraco e voilá.

Realmente acho que também dava... a única desvantagem que vejo é no caso de o corte do varão roscado não estar perfeitamente perpendicular. Se não estiver perpendicular há sempre tendência da broca desviar um pouco para um lado :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Tambem podias ter feito um furo com o tamanho do varão num pedaço de madeira com este bem fixo depois sem mexer em nada trocavas só a broca e inserias o varão no buraco e voilá.

É a a forma que conheço de furar uma esfera ao centro.