collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)  (Lida 6415 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rodtec1

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Olá, pessoal sou iniciante em eletrônica e meu conhecimento ainda é bem limitado, preciso substituir um sensor acionado por uma haste mecânica, por um LDR que será acionado por um laser, eu preciso que quando incidir a luz nele a resistência venha tender para infinito, e quando tiver ausência de luz a resistência venha tender para 0 (zero), li em alguns tópicos que da pra fazer isso com um transistor, um diodo e um potenciômetro, porém não tem um passo a passo da ligação e eu tentei de todas as formas fazer aqui e não consegui montar de forma que desse certo.


Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #1 em: 14 de Janeiro de 2014, 01:53 »
Alguem me corrija se disser uma asneira mas,

Não podes fazer isso. O LDR reage sempre assim à luz.
Podes é mudar como lês a sua mudança de resistência

vê este divisor de tensão: http://www.electronica-pt.com/imagens/divisor-tensao.gif

Então no caso de o LDR mais valor conforme a luz é, R1 é o LDR e R2 é uma resistência de valor adequado.
Com o LDR com resistência infinita o Vout é igual ao GND. Conforme a resistência desce então o valor do Vout vai subindo

2º caso. R1= resistência de valor adequado e R2=LDR.
Com o LDR com resistência infinita o Vout é igual ao VCC.
Conforme a resistência desce então o valor do Vout desce

Caso queiras que Vout seja um output digital (1 ou 0) conforme um valor que tu defines fazes assim,
O mais simples é usando o transistor bipolar porque precisa de +- 0.5V para deixar passar corrente.
Assim usas um potenciometro em vez de uma resistência para ajustar o valor do Vout que é uma relação entre a resistência do LDR e do pot/resistência.

Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #2 em: 14 de Janeiro de 2014, 04:30 »
podes por um ldr a detectar luz ou a detectar escuridao, e´ apenas usar o circuito adequado!

http://www.pcbheaven.com/circuitpages/Light_Dark_Activated_Relay/

Offline rodtec1

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #3 em: 14 de Janeiro de 2014, 12:50 »
podes por um ldr a detectar luz ou a detectar escuridao, e´ apenas usar o circuito adequado!

http://www.pcbheaven.com/circuitpages/Light_Dark_Activated_Relay/


sim, mas como montar esse circuito adequado ? teria uma foto ou esquema pra eu ver como eu faço as ligações e eu tento aqui, agradeço muito o retorno.

StarRider

  • Visitante
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #4 em: 14 de Janeiro de 2014, 14:05 »
Olá, pessoal sou iniciante em eletrônica e meu conhecimento ainda é bem limitado, preciso substituir um sensor acionado por uma haste mecânica, por um LDR que será acionado por um laser, eu preciso que quando incidir a luz nele a resistência venha tender para infinito, e quando tiver ausência de luz a resistência venha tender para 0 (zero), li em alguns tópicos que da pra fazer isso com um transistor, um diodo e um potenciômetro, porém não tem um passo a passo da ligação e eu tentei de todas as formas fazer aqui e não consegui montar de forma que desse certo.

Ola,

Eu até sei a resposta ... mas como a "minha mãe não me deixa fala com desconhecidos" não lhe dou a solução !

Moral da historia, da próxima vez que entrar num forum, ou em qualquer outro local, a pedir a ajuda dos que
lá estão, deve começar por mostrar algum respeito e alguma educação e fazer a sua apresentação primeiro !!

...que me desculpem os meus colegas de forum, mas já não tenho pachorra para este tipo de comportamento, acho
que tal não devia ser permitido e que se devia ter "mão pesada" com estas situações ... e todos se deviam abster
de dar respostas nestes casos ... just my 2 cents.

Abraços,
PA

Offline rodtec1

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #5 em: 14 de Janeiro de 2014, 14:36 »


Ola,

Eu até sei a resposta ... mas como a "minha mãe não me deixa fala com desconhecidos" não lhe dou a solução !

Moral da historia, da próxima vez que entrar num forum, ou em qualquer outro local, a pedir a ajuda dos que
lá estão, deve começar por mostrar algum respeito e alguma educação e fazer a sua apresentação primeiro !!

...que me desculpem os meus colegas de forum, mas já não tenho pachorra para este tipo de comportamento, acho
que tal não devia ser permitido e que se devia ter "mão pesada" com estas situações ... e todos se deviam abster
de dar respostas nestes casos ... just my 2 cents.

Abraços,
PA
[/quote]

OLÁ, E BOA TARDE StarRider
Peço desculpas se desrespeitei você e outros, realmente não sou habituado a interagir em fórum, mas não o fiz de propósito, espero que compreenda, sou de Mogi das cruzes SP e me chamo Rodrigo, tenho 28 anos, e estou no ultimo semestre de Química Bel, tive apenas eletrônica em 1 semestre em todo o curso, por isso meu conhecimento é muito pouco, por isso após apanhar uma semana tentando sozinho sem exito, utilizei esse fórum para buscar ajuda, se for possível o auxilio na montagem desse circuito agradeço muito senão também só tenho a agradecer os que colaboraram e a todos do fórum.

 

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #6 em: 14 de Janeiro de 2014, 16:01 »
tens de dizer o que pretendes e que componentes tens ja adquiridos?
para fazer as ligaçoes, pretende uma placa e soldar ou queres apenas montar o circuito numa breadboard?

Offline rodtec1

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #7 em: 14 de Janeiro de 2014, 16:22 »
tens de dizer o que pretendes e que componentes tens ja adquiridos?
para fazer as ligaçoes, pretende uma placa e soldar ou queres apenas montar o circuito numa breadboard?

Boa tarde,
 de inicio quero montar na breadboard, tem uma eletronica aqui perto o que precisar eu vou lá buscar pra testar, tenho aqui um ldr, resistencias diversas, um potenciometro de 100k, um diodo , só não achei aqui o rele de 6v nem menor, por aqui só encontrei de 12v então nem comprei,

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #8 em: 14 de Janeiro de 2014, 16:53 »
Acho que nunca fiz a minha apresentação aqui, deve ser por isso que o StarRider está sempre a mandar vir comigo... LOL
http://lusorobotica.com/index.php?board=78.0

Se bem que aderi ao fórum mais para trocar ideias que tirar dúvidas, para isso estou satisfeito com o google.

Seja como for, um circuito com um LDR e transístor  deve ser a coisa mais básica de se fazer.
Google LDR / imagens, qual a dúvida ?!

StarRider

  • Visitante
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #9 em: 14 de Janeiro de 2014, 17:51 »
Acho que nunca fiz a minha apresentação aqui, deve ser por isso que o StarRider está sempre a mandar vir comigo... LOL
http://lusorobotica.com/index.php?board=78.0

Se bem que aderi ao fórum mais para trocar ideias que tirar dúvidas, para isso estou satisfeito com o google.

Seja como for, um circuito com um LDR e transístor  deve ser a coisa mais básica de se fazer.
Google LDR / imagens, qual a dúvida ?!

Boas,

Longe de mim mandar vir contigo ... a sério, não essa a minha ideia.  :)

Para ser sincero, penso que tu és um daquela que dá MUITO ao forum, por isso qualquer falta de apresentação
está automaticamente desculpada  :) :) :)

Já não é a primeira vez que fico passado com estas situações, ok até posso estar a ser mesquinho e chato, mas
sou assim, penso que antes de "pedir" temos que "dar" ... nem que seja dar o nome para sabermos com quem
estamos a falar.

Abraços,
PA

StarRider

  • Visitante
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #10 em: 14 de Janeiro de 2014, 17:54 »
OLÁ, E BOA TARDE StarRider
Peço desculpas se desrespeitei você e outros, realmente não sou habituado a interagir em fórum, mas não o fiz de propósito, espero que compreenda, sou de Mogi das cruzes SP e me chamo Rodrigo, tenho 28 anos, e estou no ultimo semestre de Química Bel, tive apenas eletrônica em 1 semestre em todo o curso, por isso meu conhecimento é muito pouco, por isso após apanhar uma semana tentando sozinho sem exito, utilizei esse fórum para buscar ajuda, se for possível o auxilio na montagem desse circuito agradeço muito senão também só tenho a agradecer os que colaboraram e a todos do fórum.

Olá Rodrigo,

Bem vindo ao forum, como vez nada mais simples do que uma apresentação.

Dito isto, o que necessitas para resolver o teu problema é um LDR "active low", que podes obter com o uso de
um PNP como podes ver neste site: http://www.buildcircuit.com/dark-sensor-using-bc557/

Se tiveres duvidas agora podes contar com toda a ajuda.

Abraços,
PA
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2014, 17:56 por StarRider »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Como inverter o LDR ?? luz = R--->infinito // sem luz = R--->0 (zero)
« Responder #11 em: 14 de Janeiro de 2014, 18:30 »
É mesmo esse o circuito que estava à procura, é também um óptimo circuito para quem quer aprender as diferenças em NPN e PNP.