collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...  (Lida 10315 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline lordbarbado213

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
    • www.youtube.com/lordbarbado213
Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« em: 29 de Outubro de 2015, 13:44 »
Olá comunidade. Faço manutenção em armas de airsoft e se a mecânica me assiste já a electrónica me foge um bocado.

O funcionamento de uma arma electrica é a coisa mais simples. Um mosfet simples com um fio a ir ao gatilho (interruptor) para dar sinal ao mosfet e este encaminha a corrente que faz girar o motor que vem de uma lipo 11.1v.

Quero alcançar um melhor realismo numa das minhas réplicas, uma kalashnikov AK47, gostava de colocar um sensor na câmara que detecta quando tenho munições na câmara (só isto é fácil). A questão é que quando trocamos de carregador temos que puxar a culatra atrás da arma real para colocar a primeira munição na câmara.

Preciso de um sensor na câmara que ao desligar não volte a ligar mesmo que detecte novamente munições na câmara, só quando puxar a culatra atrás.

Lembrem-se que estão a lidar com um nabo na matéria mas para um entendido deve ser a coisa mais simples deste mundo... Vou fazer um pequeno video para que vejam melhor o meu desafio... mas só logo mais logo é que deve estar carregado...


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2015, 15:10 »
Se puderes instalar um interruptor para detetar quando estás sem munição, e outro para quando puxas a culatra, basta mais um relé e já consegues o que queres.

O que tens deve ser semelhante ao anexo "Original", e as modificações é o ficheiro "Modificado".

Fiz umas assunções como o gatilho está ligado, mas não há-de haver muita diferença. A única desvantagem é que o relé fica a consumir, mas é relativamente pouco não deve haver problema desde que tires a bateria (ou o carregador!) quando não estiver a ser usada a arma.

A explicação é simples: no inicio o relé está aberto, o gatilho não recebe energia e a arma não dispara. Ao puxar a culatra  vai fechar o relé, que fica a alimentar-se a sí próprio e já não abre quando soltares a culatra. O gatilho já tem energia e a arma já dispara. Ao acabar a munição o interruptor da mesma abre, o relé desliga e a arma volta à situação original de não disparar!
« Última modificação: 29 de Outubro de 2015, 15:13 por jm_araujo »

Offline lordbarbado213

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
    • www.youtube.com/lordbarbado213
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2015, 00:11 »
Talvez o video ajude a dar uma ideia... Mas a resposta que me foi dada já me aproxima quase a 100% daquilo que pretendo... Desde já o meu obrigado. Tenho a capacidade de instalar estes circuitos eléctricos simples na armas, mas criar uma ideia destas de raiz iria ser complicado sem conhecimento na área.


Offline lordbarbado213

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
    • www.youtube.com/lordbarbado213
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2015, 00:23 »
Outra dificuldade que tenho é a escolher os componentes, que tipos de sensores é aconselhado a usar? Microswitch ou optico ou outros...

E relé, que tipo devo usar para esta build?

Só mais uma nota, os mosfets de airsoft já vêem numa placa toda janota, com active break para que quando solto o gatilho o motor pare imediatamente (com corrente invertida pelo que sei) em vez de para pela inercia e o resistor também já lá está incluído.

Vou já começar a preparar o bricolage todo...  ;)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2015, 08:42 »
Se puderes, microswitchs SPDT (com 2 contactos, um normalmente aberto e outro normalmente fechado), dá-te flexibilidade de montagem e permite outras soluções diferentes da proposta. Assim só precisas de te preocupar que o microswitch mude de posição quando acaba a munição ou puxas a culatra, não se está fechado ou aberto normalmente, isso depois "compensas" escolhendo como o ligas.

Um relé pequeno de 12V, praticamente qualquer serve.

Era possível fazer uma solução mais "eletrónica", mas uma solução eletromecânica (quando possível!) é mais fácil de entender e realizar para quem não tem grandes conhecimentos da área.

Tira umas fotos de frente e verso a essa placa em que se vejam bem as ligações e os componentes, e ao resto das ligações se possível para te pudermos ajudar melhor.
Não tinha visto o vídeo :D, já vi que é externa. Nesse caso quando abrires a arma faz um "esquema" de como estão ligados os componentes (que fios vão da entrada para o motor, para o gatilho e para o select fire e entre eles). Ajuda a perceber melhor como te ajudar.
De onde és? não disseste na introdução, se calhar tens alguém próximo que te pudesse ajudar...
« Última modificação: 30 de Outubro de 2015, 08:53 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2015, 12:54 »
Pelo vídeo detectei dois problemas:
- A bateria parece um tijolo, uma lithium fazia bem o serviço para não andar com os adereços pendurados.
- Usar relés ocupam espaço, neste caso iria para electrónica sem contactos. (12V jm_araujo ?!)
Nisto os microswitchs também são componentes mecânicos e um sensor magnético ou óptico seria bom.
Temos sempre a duvida de como tudo se processa e pelos conhecimentos de electrónica ainda se torna mais complicado.
Saber de onde és ajudava um bocadinho nestes pormenores.

Offline lordbarbado213

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
    • www.youtube.com/lordbarbado213
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #6 em: 30 de Outubro de 2015, 13:13 »
Boas, epá mais uma vez obrigado por tudo!

Eu consegui interpretar quase todo o esquema que me enviaste mas a diferença é que o intregado que a arma tem com o MOSFET tem 2 fios para o contacto do gatilho e 2 para o motor. Tenho outras armas com o esquema de mosfet simples de apenas um fio para o gatilho mas o que comprei para esta arma já trazia uma para cada. Eu tenho um video que mostra a cablagem quase toda. porque as armas de airsoft não trazem MOSFET de origem, a carga vai ao switch do gatilho mas as baterias de origem são de 8.4v. Mas o pessoal curte usar 11.1v porque aumenta o Rate of Fire em Full Auto e o gatilho fica muito mais "crisp" em single shot... cenas de airsofter... Daí eu nas minhas intervenções mecânicas em armas a maior parte ser instalar mosfets.

Quanto aos adereços pendurados não há crise porque a coronha é oca para colocar o que for necessário. Já a questão dos microswitch eu não me importo de ir por aí só acho que a camara de hopup não vai permitir esse bricolage, pelas fotos que vi parece-me ser um pouco grande. já o relé tenho algum espaço na parte superior e na coronha para o colocar...

Sou da zona de Évora, se conhecerem para aqui alguém que possa ajudar neste projecto simples eu agradeço...


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #7 em: 30 de Outubro de 2015, 13:34 »
(12V jm_araujo ?!)
Se a Li-Po é de 11.1V, com um relé de 9V acho que é um risco, ainda por cima que os 11.1V quando carregados sobem mais um pouco.
E dimensões não são assim tão grandes: http://pt.mouser.com/ProductDetail/Fujitsu/FTR-F1AA012V/?qs=sGAEpiMZZMtSzCF3XBhmW1CwzXNRga4kP8OlRtv1Ouc%3d (dos mais baratos da mouser, sem procurar a "sério") 30mmx16mmx12mm, dois polos (separa-se a ligação do gatilho e assim é indiferente o que comuta). Quando fizeres uma PCB com um par de transístores e passivos ultrapassas esse footprint num instante.

A vantagem de uma solução eletromecânica é que não precisa de PCBs, perceber eletrónica, etc e as soldas são só fios de um lado para o outro, além que torna o circuito bem fácil de entender e corrigir avarias. Para quem tem poucos conhecimentos às vezes até já é complicado demais...
« Última modificação: 30 de Outubro de 2015, 13:42 por jm_araujo »

Offline lordbarbado213

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
    • www.youtube.com/lordbarbado213
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #8 em: 31 de Outubro de 2015, 01:10 »
Eu acho que estou no caminho certo com os concelhos do JM_araujo mas o dropes lança aqui uma questão importante se eu tenho este esquema na arma em que o gatilho tem um circuito especifico de menor voltagem para não queimar então posso usar um relé de menor voltagem e switchs também, provavelmente.... Mas serão vocês os entendidos na matéria, eu estou aqui para aprender e pedir concelhos... talvez esta foto ajude a que entendam melhor o circuito de uma arma com mosfet:


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #9 em: 02 de Novembro de 2015, 18:17 »
Podes usar sensores de hall, são pequeninos e tens com saidas lógicas(0-5v), um iman de 2-3mm de diametro colado serve perfeitamente, dá-te muito mais liberdade de montagem que interruptores.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #10 em: 03 de Novembro de 2015, 15:14 »
Boas,

Ao contrário do que os colegas já sugeriram, sou frontalmente contra uma
solução electromecânica, sensores reed, microswitchs, etc não são compatíveis
com o uso que é dado a uma réplica de airsoft.

A melhor solução passa por recorrer a sistema inteligente com input de sensores
solid state (hall, IR, fotodiodo, etc).

Um pequeno MCU é quanto basta, é claro que para tal o controlo de tiro deve
estar também dependente do MCU, como em todos os "mosfets" inteligentes
que por ai andam.

No fundo é um AWS Scorpion com um reset após culatra atrás ... pode ser
uma feature a incluir.

Ou então ... esperas mais um tempos que a G&G está para lançar umas réplicas
com um sistema que pode incluir essa funcionalidade.

Abraços,
PA


« Última modificação: 03 de Novembro de 2015, 18:06 por StarRider »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #11 em: 03 de Novembro de 2015, 15:15 »
Eu era para falar em atirar com um attiny de 6 ou 8 patas á mistura, mas iam-me chamar de herege  ::)
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #12 em: 03 de Novembro de 2015, 15:21 »
Eu era para falar em atirar com um attiny de 6 ou 8 patas á mistura, mas iam-me chamar de herege  ::)

Boas,

O ATTiny (nas suas várias encarnações) é de facto o MCU mais usado nos
tais "mosfets inteligentes" que se podem instalar numa réplica de airsoft.

É mais do que suficiente para a tarefa em mãos :)

Abraços,
PA
« Última modificação: 03 de Novembro de 2015, 15:28 por StarRider »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #13 em: 03 de Novembro de 2015, 15:26 »
Um attiny, um par de sensores de hall, um mosfet do mundo automovel com proteção contra curtos e sobre-cargas(tipicamente programavel com uma resistência), decoupling, e mais um passivo ou outro, deve dar para N configurações.
1cm^2 de pcb chega e sobra, ocupa mais espaço furos/fichas para os fios que o resto.
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Mecânico de Airsoft mas Nabo da Robótica...
« Responder #14 em: 03 de Novembro de 2015, 16:36 »
Achei interessante  :)
https://www.facebook.com/xtremevideosHD/videos/448850745300123/

Isto funciona com ar comprimido ou nitrogénio?!
O apresentado aqui é apenas mecânico, desculpem mas não entendo muito da matéria :P
« Última modificação: 03 de Novembro de 2015, 16:38 por dropes »