collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gerador de funções com android e amplificador de audio  (Lida 3443 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Gerador de funções com android e amplificador de audio
« em: 01 de Março de 2013, 23:24 »
Boas, há já algum tempo tenho andado a brincar com umas apps para android que geram funções com forma e frequência a escolha (sendo a amplitude o volume do telemóvel) e com o osciloscópio tal como neste site: http://rdpzycho.blogspot.pt/2011/10/android-signal-generator.html.
A questão e que agora na faculdade na minha primeira cadeira com semicondutores "fundamentos de electrónica" vou ter um laboratório sobre díodos para a avaliação a questão e que a única coisa que me falta para poder reproduzir o laboratório já em casa é um gerador de funções que eu não possuo nem posso adquirir neste momento.
Logo que descobri estas apps para android pensei logo em construir um simples amplificador para ter comigo um gerador de funções. Agora que tenho este trabalhinho na faculdade gostaria de aliar o divertido ao útil e fazer mesmo este amplificador, a questão e que não tenho conhecimentos suficientes ainda sobre semicondutores, apenas pensei em fazer uma espécie de divisor de tenção e junto com algum transístor de potencia e uma fonte de pc de 5V/12V liga-lo ás minhas experiencias.
A forma de onde que precisava para este 1º lab era uma sinusoidal com 3 a 6 V de amplitude e uma frequência de 50Hz…o que não me parece muito difícil de conseguir, mas como ainda sou novato presiso de opiniões de como implementar um mini amplificador!
Já agora o nome das aps que tenho: SoundForm e FuncGen.
P.S.  ligado ao osciloscópio a amplitude máxima que consegui obter do telemóvel (através de jack 3.5mm) foi de aprox. 50mV portanto este era o sinal que eu precisava de amplificar para 6V ou mais se possível.  Quanto a frequência penso que o máximo que o telemóvel deve oferecer em qualidade deve andar por volta dos 16kHz.
Acredito que se isto funcionar vai dar muito jeito não só para mim! Muito Obrigado desde já.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gerador de funções com android e amplificador de audio
« Responder #1 em: 01 de Março de 2013, 23:34 »
É mais facil e seguro utilizares antes um 555 para gerar essa onda, do que andar a usar o telemovel, isto na minha opinião.
Avr fanboy

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Gerador de funções com android e amplificador de audio
« Responder #2 em: 02 de Março de 2013, 00:03 »
Pois, mas e que parecia tão fácil... não tenho muito tempo para andar a construir coisas de raiz, estava mais a pensar numa coisa mais simples com um simples transístor de potencia, divisor de tensão com potenciómetro etc, não fazia mal que tivesse algum ruido pois como é para baixas frequências, mas não sei posso estar a disser disparates, ou pode ser mesmo perigoso para o telemóvel, por isso e que vim ca pedir opinião dos pro's : P
Se for muito difícil eu deixo para outra altura pois fazer o lab’s em casa era apenas um bónus e não uma necessidade, e altura de aulas lamentavelmente não posso andar muito a volta disto por muito que eu goste.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gerador de funções com android e amplificador de audio
« Responder #4 em: 02 de Março de 2013, 00:41 »
No minimo precisas de um op-amp para amplificar isso, e uma fonte bi-polar, não vais lá só com um transistor.
Mas 3v e 50Hz, é usar um transformador de 230-3v AC e não usar ponte retificadora ou condensadores.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Gerador de funções com android e amplificador de audio
« Responder #5 em: 02 de Março de 2013, 02:01 »
Pegas num LM358 ou similar e com 2 resistências fazes uma montagem inversora ou não-inversora que amplifique os 50mV na proporção que queres. Info não falta por aí, inclusivé na própria datasheet do LM386 (na da National, agora TI).

Offline Crazyaboutmachines

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 112
Re: Gerador de funções com android e amplificador de audio
« Responder #6 em: 02 de Março de 2013, 08:06 »
Obrigado! realmente não pensei nisso do transformador, quanto a esse chip vou dar uma olhada no datashet, se for assim tão simples vai ser a minha opção :)