collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Curiosidade Ferro Soldar  (Lida 4338 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Curiosidade Ferro Soldar
« em: 13 de Outubro de 2022, 09:21 »
Tenho\tinha este ferro há uns aninhos e gostava bastante dele até ontem resolver rebentar  :-[ (mesmo, até o quadro da casa desligou). Um Proskit de 80W

Nem tem sido assim muito usado de forma intensiva mas pronto.

Pensava que teria sido só o elemento de aquecimento (neste caso resistência de cerâmica), mas não, perto do potênciometro da temperatura uma pequena resistência parece que rebentou também e mais atrás um LM358 que está furado  :o

A curiosidade é apenas saber se tudo terá começado pela resistência de cerâmica e fez com que o restante rebentasse posteriormente, ainda estava numa de substituir a cerâmica mas depois reparei que não.. tem de ser um ferro novo pronto.




A resistência de aquecimento (cerâmica)


A resistência chamuscada


O LM358 furado


 

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #1 em: 19 de Outubro de 2022, 10:26 »
Esse queimou à patrão.

Se ainda não tens substituto, recomendo vivamente este: https://www.aliexpress.com/item/1005001608493682.html
Após escarafunchar à procura de opiniões e reviews, decidi-me por esse modelo por não ser relativamente caro, haver no mercado muitas opções de pontas baratas e por haver disponível firmware open-source (que ainda não precisei, de origem vem OK).
Estou satisfeitíssimo, cabo de silicone de qualidade, interface amigável, tem funcão de "stand-by" com sensor de vibração para acordar, e o melhor de tudo é que de ligar a derreter solda demora cerca de 10s, pelo que se pode usar uma temporização para stand-by muito agressiva para não queimar as pontas e gastar menos eletricidade.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2022, 10:40 »
Olha obrigado pela dica, por acaso não comprei ainda nenhum, estava para comprar um igual ao que rebentou (porque na altura tinha comprado mais uma ponta e nunca a usei..), mas está esgotado aqui na loja ao pé de mim..   :-\

Esse parece mesmo fixe.. vou ver melhor as specs :)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2022, 14:49 »
Já agora, tens o 'STM32 T12-955' com que kit de pontas? Estava inclinado para o 'Set2' ou 'Set4'...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #4 em: 19 de Outubro de 2022, 19:10 »
Eu pedi o set 5 com pontas mas fiz o meu próprio set (enviei mensagem ao vendedor), escolhi as  ILS,K,D16,BCF2 e J02(esta não está nas fotos)  depois de muito ler na net, mas acho que não devo usar nem metade. Quando há demasiadas opções fico baralhado :)

Pela ordem que me parece mais relevante para mim:
A que está permanente é a D16. Em alternativa uma D24 não ficava pior, a D16 já está no limite inferior de tamanho para mim mas foi a que escolhi e está!
A seguir J02 ou ILS para soldadura fina (acho que bastaria uma das 2, inclino-me mais para a J02)
A K para aquecer cenas grandes (soldar dissipador de DPAK ou lidar com planos estanhados), e para derreter plásticos :D
A BCF2 é supostamente fixe para drag-soldering, mas não me vejo a mudar a ponta de propósito (vai com a que estiver)

Assim o meu conjunto justo seria 3 pontas: D16(ou D24), J02 e K.

Mas isso para mim e vai depender do trabalho que fizeres, claro!

Há por aí mais alguém com experiencia com pontas T12 que queira partilhar a sua opinião?
« Última modificação: 19 de Outubro de 2022, 19:12 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #5 em: 01 de Novembro de 2022, 09:39 »
Oi de novo.

Como agora está em promoção (11/11) vou comprar :)

Diz-me só uma coisa, as pontas ficam assim para o 'soltas' ou ficam justas depois de inseridas ?

Estou a pensar num SET3 (ILS, D24, J02), para já acho que são suficientes para o que faço..

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #6 em: 01 de Novembro de 2022, 20:42 »
Ficam justas, mas não apertadas(são fáceis de por.e tirar).

Para mim a j02 e ILS cumprem a mesma função,.mas se tiveres experiência e fizeres bastante SMD fino (ics, conectores  e abaixo de 0402) para ser de.capaz de distinguir entre elas, então faz sentido. Felizmente eu é raro meter-me nessas aventuras, ainda por cima porquê já comecei a perder visão ao perto, por causa da PDI.

 

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #7 em: 02 de Novembro de 2022, 07:47 »
Ah ok, nesse caso não, não faz também sentido para mim, mas pareceram-me pontas finas e como gosto mais desse estilo, mas vou optar apenas por 1.

PDI? Agora tens de começar a ver um microscópio  :P

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #8 em: 02 de Novembro de 2022, 18:44 »
Epá microscópio? Isso é muito low tech. Dois pares de óculos de ver ao perto, um por cima do outro é que é. Muito à frente  ;D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2022, 14:36 »
Ficam justas, mas não apertadas(são fáceis de por.e tirar).

Para mim a j02 e ILS cumprem a mesma função,.mas se tiveres experiência e fizeres bastante SMD fino (ics, conectores  e abaixo de 0402) para ser de.capaz de distinguir entre elas, então faz sentido. Felizmente eu é raro meter-me nessas aventuras, ainda por cima porquê já comecei a perder visão ao perto, por causa da PDI.

Não gozem, com a idade as letras vão minguando; vejo-me frustrado bastantes vezes por não conseguir ver como via, encomendei um candeeiro com lupa, a ver se fica mais fácil soldar SMDs  :)

ps: tenho andado a fazer umas montagens (12pcbs) e está a correr bem, a programação está atrasada e não me estou a entender com o esp32, meu pc não suporta win10 e parece que o VSCode necessita dele para instalar o python. Entretanto no IDE arduino já funciona bem.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #10 em: 21 de Novembro de 2022, 17:00 »
Já recebi há uns dias o meu 'Stm32 v2.1s T12-955', comprei o SET3 com as pontas D24, J02 e KU

Até agora só testei a D24, calibrei e assim e parece-me tudo muito bem! Estava à espera que fosse um pouco maior  ;D mas é apenas porque estava habituado ao outro ferro.

Não sei se vai ser necessário faze este 'Mod' ou não (ligar a caixa à Terra e levantar o disipador):


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: Curiosidade Ferro Soldar
« Responder #11 em: 22 de Novembro de 2022, 12:17 »
Porreiro :)

Quanto ao dissipador, apenas levantava um pouco para colocar uma mica a isolar da pcb, fazem cada coisa...

A terra é bastante importante e nem sei como tal escapou, uma fonte comutada chega a ter fugas bem grandes, sempre podes comprovar com um multímetro, seguras uma ponta com a mão e colocas a outra no ferro.