collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: preciso de opiniões sobre universidades  (Lida 26822 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline RJ2000

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #60 em: 09 de Setembro de 2013, 13:39 »
Desculpem colocar a questão mas encontrei a mesma através de uma pesquisa sobre cursos

O que acham dos cursos CET (Curso de Especialização Tecnológica), para quem tem o 12º (informática), esteja a trabalhar mas queira ter mais conhecimentos em áreas como a Electrónica\robótica..

Tendo agora 31 anos e querendo fazer algo diferente porfissionalmente e dentro daquilo que goste, será adequado? O medo é com as matemáticas que não tendo umas bases muito sólidas possa vir a ter grandes dificuldades, cursos com Matemática I e II mas pronto :)

ex.: http://www.ulusofona.pt/escolas-e-faculdades/ecati/cursos-de-especializacao-tecnologica/cet-em-sistemas-eletronicos-e-computadores.html
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 13:45 por RJ2000 »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #61 em: 09 de Setembro de 2013, 14:46 »
Antes de mais, bem-vindo ao fórum! Passa pela secção de apresentações para o pessoal te conhecer melhor.

O ano passado fui formador de duas cadeiras de um CET de electrotécnica. Apesar de não conhecer a realidade da lusófona penso que pode ser um bom caminho para ti. Se tens 31 anos diria que já fizeste o 12º há uns anitos (podes ter feito há pouco, corrige-me se estiver errado) e trabalhas, pelo que meteres-te numa licenciatura certamente irá levar mais do que os 3 anos estipulados (não estou a duvidar das tuas capacidades atenção! Mas alguém que fez o secundário há anos e trabalhando e estudando ao mesmo tempo, torna-se mais puxado fazer nos 3 anos).

SUPOSTAMENTE, os CET conferem as competências técnicas para meteres as mãos na massa e poderes desempenhar algumas atividades na área. Para quem tem um curso de informática e quer expandir para a robótica acho que faz muito bem em seguir um CET. Ensinam-te muita coisa sobre a área sem precisares de tantos conhecimentos teóricos; o facto de ter estágio no final também é uma mais valia.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline RJ2000

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #62 em: 09 de Setembro de 2013, 15:41 »
Muito obrigado pela resposta, sim já fiz o 12º há alguns anos.. e até eu agora duvido das minhas capacidades  ;D

Sinto que preciso de ter mais conhecimentos, mesmo que depois não arranje nada para os aplicar, gostava de tirar assim um curso para adquirir os mesmos e mais virado para a prática.

O exemplo que dei foi o resultado da minha pesquisa aqui por Lisboa, pois não me convém que fosse muito longe, e dentro dos que vi os que me despertaram a atenção foram:

CET EM TELECOMUNICAÇÕES E REDES

CET EM AUTOMAÇÃO, ROBÓTICA E CONTROLO INDUSTRIAL (é o maior e deve ser interessante)

CET EM ELETRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES

CET EM SISTEMAS ELETRÓNICOS E COMPUTADORES Parece-me muito bom este

Andei a ver em sites noutras faculdades mas não encontrei nada de mais, mesmo que as propinas fiquem em 200 e tal não me parece muito caro se for uma boa aposta (para o meu caso).
   
« Última modificação: 09 de Setembro de 2013, 16:03 por RJ2000 »

Offline Joel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #63 em: 10 de Setembro de 2013, 19:58 »
CET EM AUTOMAÇÃO, ROBÓTICA E CONTROLO INDUSTRIAL

http://www.fam.ulusiada.pt/faculdades/cet/auto_robo_ind_2013_15.htm

Este é o CET que estou a frequentar na Universidade Lusiada em Famalicão, estou quase no fim e dentro de dois meses vou para estágio.

Estou a gostar tenho aprendido bastante, feito bons projectos, e agora vou-me aventurar a fazer um até para o complicadito para mim  ;D

Eu acho um excelente curso, faz bastante prática e é uma area boa para o futuro.

Tenho um colega na turma, que tem a volta de 35anos e que ficou desempregado, optou por vir fazer o CET, para melhorar as suas capacidades e procurar mais facilmente um emprego.

A univ lá tem excelentes equipamentos, assim como os professores são muito porreiros.

Abraços