collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.  (Lida 79770 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #45 em: 11 de Dezembro de 2012, 01:21 »
viva,

O que os profissionais de saúde que têm acompanhado a menina dizem sobre isto?

Objetivamente o que pretende é uma máquina que faça de algum modo fisioterapia correcto?

Se de facto conseguirmos adaptar ao exosqueleto um sistema electro-mecanico, vai contudo requerer um apoio da parte dos medicos/ortopedista da criança! Porque só eles é que podem avaliar a aplicaçao do exosqueleto na criança ou nao! Até mm relativamente ao exosqueleto standard, porque cada criança é diferente, e a sua aplicaçao depende da estrutura da criança e na correçao que o exosqueleto deve dar à criança, logo não se quer que a criança fique pior com algo k n foi controlado ou avaliado pelos médicos!

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #46 em: 11 de Dezembro de 2012, 02:34 »
Bom é assim mal nunca lhe irá fazer... quando muito e na pior das hipoteses não lhe fará bem nem mal... mas não penso desse modo... e tenho a certeza que independentemente de seja o que for lhe fará bem... agora se lhe fará bem o sufeciente que eu penso ou quero... não sei como é óbvio... mas garantidamente que não lhe fará mal absolutamente nenhum...
entretanto pergunto aos entendidos...
Fiz o donwload do software Alibre Design para puder visualizar os ficheiros do projecto... e reparei que as medidas não estão em mílimetros nem em centimetros... isso pode ser um problema???
alguém entendido sabe ver os ficheiros e verificar se esta tudo correcto? ou seja se eventualmente o projecto esta bem desenhado e caso fosse imprimido as peças encaixariam umas nas outras???
outra coisa acham que deva enviar os ficheiros para empresas que fassam impressão em 3D a pedir orçamento de quanto ficaria a impressão???

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #47 em: 11 de Dezembro de 2012, 10:14 »
Bom é assim mal nunca lhe irá fazer... quando muito e na pior das hipoteses não lhe fará bem nem mal... mas não penso desse modo... e tenho a certeza que independentemente de seja o que for lhe fará bem... agora se lhe fará bem o sufeciente que eu penso ou quero... não sei como é óbvio... mas garantidamente que não lhe fará mal absolutamente nenhum...
entretanto pergunto aos entendidos...
Fiz o donwload do software Alibre Design para puder visualizar os ficheiros do projecto... e reparei que as medidas não estão em mílimetros nem em centimetros... isso pode ser um problema???
alguém entendido sabe ver os ficheiros e verificar se esta tudo correcto? ou seja se eventualmente o projecto esta bem desenhado e caso fosse imprimido as peças encaixariam umas nas outras???
outra coisa acham que deva enviar os ficheiros para empresas que fassam impressão em 3D a pedir orçamento de quanto ficaria a impressão???

Bom dia DCautosport,
Antes de mais quero felicitar a sua iniciativa em tentar ajudar a sua filha junto desta comunidade, e de certeza que daqui vai sair um solução.
Estive a analisar os ficheiros do Wrex e as medidas estão em milímetros, embora não apareçam as unidades. Mas para confirmar, pode no canto superior esquerdo clicar sobre o circulo onde tem o ícone do Alibre Design e clicar sobre a opção Design Properties. Caso esteja instalado em português deve de aparecer algo como Propriedades do Desenho. Ao clicar abre uma nova janela e em do lado esquerdo em Units>General pode escolher as unidades que desejar.

Resta-me desejar sucesso neste projecto, e no que dá minha parte precisar estarei sempre disponível  ;)
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #48 em: 11 de Dezembro de 2012, 10:54 »
(...) Fiz o donwload do software Alibre Design para puder visualizar os ficheiros do projecto... e reparei que as medidas não estão em mílimetros nem em centimetros... isso pode ser um problema???
alguém entendido sabe ver os ficheiros e verificar se esta tudo correcto? ou seja se eventualmente o projecto esta bem desenhado e caso fosse imprimido as peças encaixariam umas nas outras???
outra coisa acham que deva enviar os ficheiros para empresas que fassam impressão em 3D a pedir orçamento de quanto ficaria a impressão???

Não deve ser assim tão simples. Não sabemos se as dimensões dos desenhos são as correctas para a tua filha, nem sabemos sequer se um exo deste material é adequado (resistente) para ela, pois tem 6 anos e a menina do video deve ter uns 3 ou 4 (e repara como no video a mãe refere que às vezes parte uma peça). Não sabemos se é uma questão de apenas aumentar a distância entre "dobradiças" ou se é necessário reforçar (aumentar) as mesmas dobradiças ou se simplesmente é melhor fazê-las de outro material. Daí que acho importante começar por contactar os autores do exo para ver o que eles dizem.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.194
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #49 em: 11 de Dezembro de 2012, 11:18 »
Uma impressão 3D nunca é tão resistente como uma extorsão de plástico, este último requer moldes e sai mais dispendioso.
Outra opção seria através de uma CNC 4 eixos em corpo de alumínio, leve e forte.
Quanto às dimensões convém que sejam de ajuste para acompanhar o crescimento.

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #50 em: 11 de Dezembro de 2012, 13:21 »
Bom dia... é assim segundo entendi pelos ficheiros do modelo eles já são ajustáveis... ou não??? pelo que percebo (que de facto é pouco ou nada) as dobradiças seja na parte do cotovelo seja as do ombro terão de ser sempre assim conforme está no modelo... a afinação advém daquela peça que faz a ligação entre a dobradiça do ombro a dobradiça do cotovelo... tanto que tem vários furos com a afinação de sitio para ser colocada a dobradiça certo??? corrigam-me se estiver errado???

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #51 em: 11 de Dezembro de 2012, 13:24 »
Uma impressão 3D nunca é tão resistente como uma extorsão de plástico, este último requer moldes e sai mais dispendioso.
Outra opção seria através de uma CNC 4 eixos em corpo de alumínio, leve e forte.
Quanto às dimensões convém que sejam de ajuste para acompanhar o crescimento.

se for esse o caso poderei sempre ir a umas firmas de metalúrgica ou metalomecânica que disponham de CNC pedir orçamentos para a execução das peças... provávelmente até existe mais firmas que possam fabricar as peças em aluminio do que aquelas que poderam fazer em impressão 3D e consequentemente até poderá sair mais barato ou não??? ou não será o material adquado???

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #52 em: 11 de Dezembro de 2012, 13:47 »
Bom é assim mal nunca lhe irá fazer... quando muito e na pior das hipoteses não lhe fará bem nem mal... mas não penso desse modo... e tenho a certeza que independentemente de seja o que for lhe fará bem... agora se lhe fará bem o sufeciente que eu penso ou quero... não sei como é óbvio... mas garantidamente que não lhe fará mal absolutamente nenhum...
entretanto pergunto aos entendidos...
Fiz o donwload do software Alibre Design para puder visualizar os ficheiros do projecto... e reparei que as medidas não estão em mílimetros nem em centimetros... isso pode ser um problema???
alguém entendido sabe ver os ficheiros e verificar se esta tudo correcto? ou seja se eventualmente o projecto esta bem desenhado e caso fosse imprimido as peças encaixariam umas nas outras???
outra coisa acham que deva enviar os ficheiros para empresas que fassam impressão em 3D a pedir orçamento de quanto ficaria a impressão???

Bom dia DCautosport,
Antes de mais quero felicitar a sua iniciativa em tentar ajudar a sua filha junto desta comunidade, e de certeza que daqui vai sair um solução.
Estive a analisar os ficheiros do Wrex e as medidas estão em milímetros, embora não apareçam as unidades. Mas para confirmar, pode no canto superior esquerdo clicar sobre o circulo onde tem o ícone do Alibre Design e clicar sobre a opção Design Properties. Caso esteja instalado em português deve de aparecer algo como Propriedades do Desenho. Ao clicar abre uma nova janela e em do lado esquerdo em Units>General pode escolher as unidades que desejar.

Resta-me desejar sucesso neste projecto, e no que dá minha parte precisar estarei sempre disponível  ;)
O meu Alibre não tem nada disso... se clicar no icone que me diz apenas tenho as opções de abrir importar imprimir converter para pdf... talvez seja porque tenho a versão trial.... poderá não ser a versão completa....

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #53 em: 11 de Dezembro de 2012, 14:09 »
entretanto encontrei mais isto ontem a noite... parece que alguém teve uma ideia semelhante a minha...

http://www.instructables.com/id/Physiotherapist-Robotic-Arm/

e isto também me parece ser aquilo que procuro... embora muito bem elaborado....
http://www.medicalexpo.com/prod/rimec/shoulder-elbow-and-wrist-continuous-passive-motion-devices-69852-438644.html

ou este...

http://physiotherapy-india.blogspot.pt/2010/03/stroke-survivors-benefit-from-robot.html

encontrei também este com software e tudo... mas não encontrei mais nenhum referencia sobre o mesmo.
Physiotherapy Robotic Arm[/url
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2012, 14:36 por DCautosport »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #54 em: 11 de Dezembro de 2012, 14:23 »
Bom dia... é assim segundo entendi pelos ficheiros do modelo eles já são ajustáveis... ou não??? pelo que percebo (que de facto é pouco ou nada) as dobradiças seja na parte do cotovelo seja as do ombro terão de ser sempre assim conforme está no modelo... a afinação advém daquela peça que faz a ligação entre a dobradiça do ombro a dobradiça do cotovelo... tanto que tem vários furos com a afinação de sitio para ser colocada a dobradiça certo??? corrigam-me se estiver errado???

Eles são ajustáveis (mais propriamente, "configuráveis") até certo ponto (nos desenhos só o comprimento do braço é que é ajustável, o do antebraço não é), mas peças como dobradiças (as do cotovelo são de plástico) e as de ligação (também plástico) podem ser muito fracas para a tua filhota, com a dimensão e resistência que têm. Até aquela peça que encosta entre o cotovelo e a mão pode ter uma curvatura demasiado apertada para o raio do braço dela. São questões como esta que vale a pena tentar esclarecer com os inventores do exo, dizendo-lhes as dimensões aproximadas e peso da tua filha.
Depois de explorar essa possibilidade e não dando frutos por aí, então sim, podemo-nos focar no desenho de um exo tendo como base esses desenhos CAD. Inicialmente pode nem ser melhor mandar logo fazer peças; sítios como o AKI e outros têm montes de peças metálicas em angulo, dobradiças e N outros materiais que podem servir para fazer uma 1ª versão a usar na procura das dimensões mais adequadas, e só depois então optimizar trocando algumas peças mais "tamaconas" por outras feitas à medida e logo mais pequenas e leves. É esta a minha opinião.

Ao mesmo tempo podemos focar-nos na máquina de fisio. Terás que fazer uns desenhos que nos explique exactamente os movimentos que é necessário fazer. Eu proponho que faças desenhos em traço simples, por exemplo um segmento de recta para o braço, outro para o antebraço, uma bolinha para indicar onde é a dobradiça (cotovelo, ombro, pulso), com as dimensões da tua filha, e indicando em que eixos (bolas) se dá a rotação e de onde até onde. Se não estiveres bem a ver o tipo de desenho de que falo diz que eu faço um exemplo.

Por outro lado também podes ainda explorar primeiro a possibilidade indicada pelo TigPT, de contactar o professor do ISEL que ele recomendou. Eles têm conhecimento mais que suficiente e o trabalho pode ser feito como trabalhos finais de curso ou mestrado/doutoramento, e a cobrarem-te alguma coisa suponho que seja apenas o valor dos materiais, e isto se não arranjarem alguma empresa que patrocine o trabalho. E é um projecto que estou certo que acharão muito interessante e apetecível.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #55 em: 11 de Dezembro de 2012, 14:34 »
Li o tópico na diagonal, e no que pode puder ajudar podem contar comigo.

Em termos de sistemas para pessoas com necessidades especiais, já estive e se tudo correr bem estarei em breve, com um projeto em mãos, mas neste caso é para pessoas em cadeira de rodas.

Mas essencialmente escrevo aqui para deixar uma palavra de incentivo ao pai da menina... Força e lute sempre por aquilo em que acredita! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #56 em: 11 de Dezembro de 2012, 14:37 »
Este seria de facto o ideal... embora compreenda não ser possível...


http://www.smartplanet.com/video/robots-to-aid-stroke-victims-with-physical-therapy/460398

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #57 em: 11 de Dezembro de 2012, 14:39 »
Ok njay... entendi... vou ficar a aguardar então a ajuda do sr.º hugu para elaboração do texto a enviar para o criador.... e obrigado

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #58 em: 11 de Dezembro de 2012, 14:40 »
Li o tópico na diagonal, e no que pode puder ajudar podem contar comigo.

Em termos de sistemas para pessoas com necessidades especiais, já estive e se tudo correr bem estarei em breve, com um projeto em mãos, mas neste caso é para pessoas em cadeira de rodas.

Mas essencialmente escrevo aqui para deixar uma palavra de incentivo ao pai da menina... Força e lute sempre por aquilo em que acredita! ;)

obrigado a todos por tudo o que têm feito....

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #59 em: 11 de Dezembro de 2012, 14:45 »
Bom é assim mal nunca lhe irá fazer... quando muito e na pior das hipoteses não lhe fará bem nem mal... mas não penso desse modo... e tenho a certeza que independentemente de seja o que for lhe fará bem... agora se lhe fará bem o sufeciente que eu penso ou quero... não sei como é óbvio... mas garantidamente que não lhe fará mal absolutamente nenhum...
entretanto pergunto aos entendidos...
Fiz o donwload do software Alibre Design para puder visualizar os ficheiros do projecto... e reparei que as medidas não estão em mílimetros nem em centimetros... isso pode ser um problema???
alguém entendido sabe ver os ficheiros e verificar se esta tudo correcto? ou seja se eventualmente o projecto esta bem desenhado e caso fosse imprimido as peças encaixariam umas nas outras???
outra coisa acham que deva enviar os ficheiros para empresas que fassam impressão em 3D a pedir orçamento de quanto ficaria a impressão???

Bom dia DCautosport,
Antes de mais quero felicitar a sua iniciativa em tentar ajudar a sua filha junto desta comunidade, e de certeza que daqui vai sair um solução.
Estive a analisar os ficheiros do Wrex e as medidas estão em milímetros, embora não apareçam as unidades. Mas para confirmar, pode no canto superior esquerdo clicar sobre o circulo onde tem o ícone do Alibre Design e clicar sobre a opção Design Properties. Caso esteja instalado em português deve de aparecer algo como Propriedades do Desenho. Ao clicar abre uma nova janela e em do lado esquerdo em Units>General pode escolher as unidades que desejar.

Resta-me desejar sucesso neste projecto, e no que dá minha parte precisar estarei sempre disponível  ;)
O meu Alibre não tem nada disso... se clicar no icone que me diz apenas tenho as opções de abrir importar imprimir converter para pdf... talvez seja porque tenho a versão trial.... poderá não ser a versão completa....

Por baixo dessas opções aparece depois por baixo delas todas... Em anexo deixo as imagens de demonstração  ;)

Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial