collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bateria correcta!  (Lida 19592 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bateria correcta!
« Responder #30 em: 12 de Dezembro de 2010, 00:26 »
Põe 100uF, entre o + e o - do servo (ou seja ao lado da ficha do servo).
Vin é a entrada do regulador de tensão do Arduino, certo? O servo é mini? Se for de tamanho standard o arduino vai aquecer que é uma coisa louca e podes ter problemas de resets, o consumo de um servo destes é muito alto para ser alimentado dos 5V do Arduino com fiabilidade.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria correcta!
« Responder #31 em: 12 de Dezembro de 2010, 00:28 »
Já agora, podes indicar-nos esses "livros certos"? Parece-me que ganho muito se os ler. ;)
Obrigado.

Desculpa lá estar a insistir, mas deve ter-te escapado esta parte ;)


Não escapou não.

Mas como são livros com direito de autor, não posso pôr aqui os links.

Se quiseres, manda-me PM que eu dou-te o meu dropbox link.



Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Bateria correcta!
« Responder #32 em: 12 de Dezembro de 2010, 00:32 »
Concordo com tudo o que disseste. Ainda há muita "azelhice" da minha parte a desenhar os circuitos... Descoro um bocado a parte dos filtros - nunca sei quais os condensadores que devo usar (capacidade?).
Contudo, se tiveres 2 circuitos com grounds não partilhados, um para voltagens mais elevadas/ruidosas e outro para voltagens controladas, ganhas muito com isso na minha opinião.

Por isso aconselho a quem está a começar, para não ter problemas desses (resets descontrolados do Arduino :D) separar as coisas, que mesmo sem grandes filtragens, consegue ter um robozito funcional.


Se fossem só os condensadores...

- ligações de massa, e modo de ligar as massas analógicas-digitais-potência entre si

- ligações de positivo

- malhas dos condutores

- routing da PCB

- "placement" dos componentes nos lugares certos, na PCB

- uso de componentes para minimizar EMI e problemas de alimentação


enfim... o q não falta é coisas para fazer :)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bateria correcta!
« Responder #33 em: 12 de Dezembro de 2010, 01:22 »
Acho que já deixei esta imagem por aí, mas cá fica outra vez:


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #34 em: 12 de Dezembro de 2010, 09:39 »
Põe 100uF, entre o + e o - do servo (ou seja ao lado da ficha do servo).
Vin é a entrada do regulador de tensão do Arduino, certo? O servo é mini? Se for de tamanho standard o arduino vai aquecer que é uma coisa louca e podes ter problemas de resets, o consumo de um servo destes é muito alto para ser alimentado dos 5V do Arduino com fiabilidade.

Olá, sim é um servo mini aqui da loja http://loja.lusorobotica.com/motores/57-servo-small.html, o melhor então seria ligar o servo tb directamente à bateria correcto? mas teria que colocar um regulador pelo meio pq é de 6v o servo, será que posso usar por exemplo um LM7805 5V REGULATOR ? Ou iria ter um desgaste maior da bateria?

O Vin que refiro é mesmo o Vin:

VIN. The input voltage to the Arduino board when it's using an external power source (as opposed to 5 volts from the USB connection or other regulated power source). You can supply voltage through this pin, or, if supplying voltage via the power jack, access it through this pin.

Faço mal se usar este pino? 

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bateria correcta!
« Responder #35 em: 12 de Dezembro de 2010, 13:38 »
Se não estiveres a usar o Arduino para alimentar outras coisas que exijam alguma corrente (como mais do que 2 ou 3 LEDs) e não forçares o servo nada de especial acho que pode ser alimentado dos 5V do Arduino (se é só para fazer andar um sensor de ultrasons o esforço é pouco, se é para movimentar uma alavanca já não); o regulador do Arduino vai aquecer um bocado, é normal. Mas depois tu também logo vês, se achares que ele aquece muito (se quase escalda) então deves ter outro regulador à parte para o servo como estavas a dizer, eventualmente com um dissipador.

Ok, o Vin é mesmo a entrada de alimentação não-regulada do Arduino, certo.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #36 em: 12 de Dezembro de 2010, 14:56 »
Obrigado pelo esclarecimento  ;)

Assim que conseguir inventar um encaixe para colocar o sensor no servo já vou testar tudo, secalhar ligo logo o Servo à parte para não arriscar, tb não custa nada é só meter o regulador 5v pelo meio.


StarRider

  • Visitante
Re: Bateria correcta!
« Responder #37 em: 16 de Dezembro de 2010, 01:42 »
Boas,

Uma LIPO de 2 células é a melhor solução, e basta uma entre 1300 e 2200mA.

Filtragem com 47uF e 100nF (dupla de preferência) na entrada e ou saída dos rectificadores e segue para bingo.

... just my 2 cents.

PA

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #38 em: 16 de Dezembro de 2010, 10:10 »
Boas,

Uma LIPO de 2 células é a melhor solução, e basta uma entre 1300 e 2200mA.

Filtragem com 47uF e 100nF (dupla de preferência) na entrada e ou saída dos rectificadores e segue para bingo.

... just my 2 cents.

PA


Sim, quero comprar 2 pilhas apenas, são caras mas compensa mais realmente.

Relativamente aos condensadores, será o esquema que o Njay colocou.. certo? acrescentas só mais 1 condensador é isso?

StarRider

  • Visitante
Re: Bateria correcta!
« Responder #39 em: 16 de Dezembro de 2010, 18:46 »
Boas,

Uma LIPO de 2 células é a melhor solução, e basta uma entre 1300 e 2200mA.

Filtragem com 47uF e 100nF (dupla de preferência) na entrada e ou saída dos rectificadores e segue para bingo.

... just my 2 cents.

PA


Sim, quero comprar 2 pilhas apenas, são caras mas compensa mais realmente.

Relativamente aos condensadores, será o esquema que o Njay colocou.. certo? acrescentas só mais 1 condensador é isso?

Boas,

O esquema do Njay está correcto, mas penso que é um pouco overkill, mas assim funciona de certeza ;)

Quando a alimentação é uma bateria a tensão é inerentemente estável uma vez que não existem transformadores nem rectificadores de onda.
A única questão é eliminar algum riple (não sei como se chama em portugues) causado por motores e outros componente que podem introduzir
ruído, por isso alem dos condensadores de filtragem que geralmente existem no esquema de regulação de tensão, convém aplicar um
condensador de 100nF o mais próximo possível do chip (seja ele um uC, MEM flash, Sensor, etc).

Como no teu caso estás a usar boards que já devem ter todos esses filtros (mesmos os 100nF) eu ficava realmente pelo esquema do Njay, mas
optava sem duvida por uma única LIPO para todo o sistema, motores e silício (enquanto não chegam os nanotubos semicondutores).

Abraços,
PA
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2010, 18:50 por StarRider »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #40 em: 16 de Dezembro de 2010, 20:42 »
Pois, eu ando à procura de Pilhas Lithium e Carregador.

Lá fora há grandes produtos mas o mais barato relativamente a qualidade/preço é tipo isto:

Bateria: http://www.all-battery.com/li-ion1865074v2600mahbatterypcbmodulewith22awgbareleads.aspx
Carregador: http://www.all-battery.com/universalsmartchargerforli-ionpolymerbatterypack37v-148v1-4cells.aspx

Num total de 60€ já com portes  :o

Cá em PT, na Servelec apenas têm módulos verdes 3.7v recarregáveis (~2€), precisaria de juntar 2 e não sei dá para fazer.. e depois ainda tinha de arranjar o carregador que não sei o preço..

(era fixe que a Lusorobotica-Loja  tivesse estas coisinhas  :) )

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Bateria correcta!
« Responder #41 em: 16 de Dezembro de 2010, 21:28 »
Já parece que tenho comissão, mas volto a recomendar www.hobbyking.com... tens bons preços, e tudo a nivel de motores, servos, baterias, carregadores. Agora tambem tem um armazém na Alemanha, com preços ligeiramente superiores, mas sem problemas de alfandega.


Abraço

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Bateria correcta!
« Responder #42 em: 17 de Dezembro de 2010, 00:16 »
Ou então usas (6) pilhas recarregáveis de NiMH, cujo carregador e próprias pilhas te vão servir para imensas outras coisas como MP3, máquina fotográfica, ...
Com um carregador lento, umas pilhas NiMH minimamente decentes fazem muitos ciclos, e têm capacidades até 2600 e mais mAh.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Bateria correcta!
« Responder #43 em: 25 de Janeiro de 2011, 00:55 »
Bem, liguei quase tudo usando os condensadores e díodo da imagem do Njay :)



Aparentemente está tudo fixe.., os sensores (Sharp e o Sonar) devolvem valores correctos, agora é soldar os componentes e montar tudo  ::)