collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Tutorial de CAD  (Lida 7084 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Tutorial de CAD
« em: 12 de Setembro de 2016, 22:32 »
Boas pessoal,
vou precisar de desenhar umas peças para imprimir numa impressora 3D!
Alguém conhece um bom tutorial de CAD?
E já agora, que programa usam? Solid Works, Inventor?
Cumprimentos!

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Tutorial de CAD
« Responder #1 em: 12 de Setembro de 2016, 23:58 »
Se não demorarem muito tempo posso-te fazer isso na boa. Tens diversos programas para desenho 3D mas se não fazes dessa skill uma profissão, aconselhava-te a experimentares o Fusion 360. Para aprenderes tens imensos videos e webinars no Youtube mas eu recomendo o canal NYC CNC.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Tutorial de CAD
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2016, 00:01 »
Fusion 360
É gratuito para uso em hobby / pequena empresa
É extremamente poderoso, e tem uma comunidade muito fixe (youtube, forum).

Além de CAD paramétrico, também permite esculpir, e já traz CAM, renderer, animações e simulação (análise de stress). E armazena tudo na cloud, pelo que está disponível em qq PC que instales.

Tudo 100% free e legal, e está em constante desenvolvimento. Para teres as ferramentas equivalentes nesses pagos que referes estamos a falar de muitos milhares de €€€, ou então andar a brincar com pirataria, arriscar virus e ramsonware, népias de atualizações, cracks incompletos, etc

Neste momento não há nada que se lhe chegue perto. E pelo que se vê no youtube já começa a haver várias pessoas a usá-lo em ambientes profissionais. O NYC CNC é um exemplo, outro é o JohnGrimsmo.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2016, 00:05 por jm_araujo »

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Tutorial de CAD
« Responder #3 em: 13 de Setembro de 2016, 07:04 »
Sabes se o Fusion 360 ja traz sheet metal? Eu nao me dei bem com o software e senti essa falha de funcionalidade. Mas la está, aquilo está sempre a evoluir.

Sent from mTalk

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Tutorial de CAD
« Responder #4 em: 13 de Setembro de 2016, 09:31 »
Esse género de funcionalidades ainda vou descobrindo conforme me vou cruzando com elas.
Pelo que vi parece que está aí a chegar: http://www.autodesk.com/products/fusion-360/blog/fusion-forecast-sheetmetal/

A minha experiência em programas de CAD "a sério" é recente, quando montei a minha CNC e descobri que o Sketchup afinal era muito limitado (agora até parece uma piada :) )

Mas quando quis evoluir do sketchup e habituado ao intuitivo que era, experimentei vários CAD populares como o Inventor, Solidworks e Rhinoceros e o único que me adaptei e que me permitia fazer o que queria sem grandes complicações era o Rhino. O Solidworks parece muito bom para desenho técnico, mas para desenhos mais organicos é muito limitado e estava-me sempre a crashar (lofts e outras ferramentas de criação de superfícies curvas), mesmo em versões recentes.

Entretanto surgiu o Fusion 360 e quando abriram o CAM comecei a explorar e fiquei maravilhado. O CAM é dos melhores do mercado (tem como base o HSMWorks), e estão sempre a melhorar e adicionar features. Abandonei todos os outros sem olhar para trás.

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Tutorial de CAD
« Responder #5 em: 13 de Setembro de 2016, 10:03 »
Eu nao consigo deixar o Solidworks por nada e já experimentei todos os que falaste. Trabalho com superficies regularmente e concordo que se nao tivermos um método em condições facilmente as coisas descambam.
Sabes como funcionam as importacoes de sldpart no Fusion para depois tratar em CAM?

Sent from mTalk

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Tutorial de CAD
« Responder #6 em: 13 de Setembro de 2016, 10:55 »
Eu nao consigo deixar o Solidworks por nada e já experimentei todos os que falaste. Trabalho com superficies regularmente e concordo que se nao tivermos um método em condições facilmente as coisas descambam.
Já foi há uns tempos e não insisti muito, mas o que me lembro é que até conseguia fazer as superfícies.
Mas o problema é que eu estava a fazer uns moldes para chumbadas de pesca na CNC. Depois conseguir fazer o desenho da chumbada (um sólido com a tal superfície mais complexa um bocado), garantia para marar o Solidworks por completo era subtrair essa superfície a um paralelipipedo (o molde propriamente dito). O que me lembro é que não saia nada de jeito, e o Solidworks não gostava nada de operações entre sólidos complexos(uniões, subtrações)

Citar
Sabes como funcionam as importacoes de sldpart no Fusion para depois tratar em CAM?

Não, nunca experimentei. Sei que o Fusion importa sldprt, mas pelo que lí não ficou claro se suporta todas as versões. Logo em casa saco um qualquer do grabcad  e experimento.


Mas o melhor é mesmo instalares o Fusion e experimentares. Ao contrário de outros CADs/CAM que entopem um sistema com GB de programas e programinhas, drivers e afins (exceção para o Rhino), a instalação do Fusion é bastante pacífica, e corre em hardware relativamente modesto, o meu está em casa num portátil de 400€ (core i3, 4Gb Ram, gráfica fatela da ATI com 1GB) comprado há 4 anos.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Tutorial de CAD
« Responder #7 em: 13 de Setembro de 2016, 12:21 »
Curioso, o gajo da NYC-CNC era tembém um entusiasta do Solidworks mas, pouco a pouco, foi passando para o Fusion.

SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Tutorial de CAD
« Responder #8 em: 14 de Setembro de 2016, 00:18 »
Eu nao consigo deixar o Solidworks por nada e já experimentei todos os que falaste. Trabalho com superficies regularmente e concordo que se nao tivermos um método em condições facilmente as coisas descambam.
Sabes como funcionam as importacoes de sldpart no Fusion para depois tratar em CAM?

Sent from mTalk

Já experimentei! Sem espinhas, funciona 5*, exemplo em anexo, com modelo tirado de aqui: https://grabcad.com/library/bloque-motor-engine-block-1

Se é para experimentar, que seja complexo. Não tive erros nem crashes.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Tutorial de CAD
« Responder #9 em: 14 de Setembro de 2016, 20:40 »
Rip deck, assim tens passagem de compressão de um cilindro para o outro.  :o
Avr fanboy

Offline Legendary Urban Hacker

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
  • Hack and be Happy !!!
    • Legendary Urban Hacker
Re: Tutorial de CAD
« Responder #10 em: 14 de Setembro de 2016, 21:34 »
Fusion 360
É gratuito para uso em hobby / pequena empresa
É extremamente poderoso, e tem uma comunidade muito fixe (youtube, forum).

 Para teres as ferramentas equivalentes nesses pagos que referes estamos a falar de muitos milhares de €€€, ou então andar a brincar com pirataria, arriscar virus e ramsonware, népias de atualizações, cracks incompletos, etc

Olá! Podes passar o link da versão gratuita? Só encontrei para a versão Trial 30 dias... :-( Ficava-te muito agradecido!

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Tutorial de CAD
« Responder #11 em: 14 de Setembro de 2016, 22:19 »
http://www.autodesk.com/products/fusion-360/try-buy

Testas por 30 dias, e ao fim dizes que é para hobby ou startup e tens a licensa gratuita.

Tirado de aqui: https://knowledge.autodesk.com/support/fusion-360/troubleshooting/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/How-to-activate-start-up-or-educational-licensing-for-Fusion-360.html

Rip deck, assim tens passagem de compressão de um cilindro para o outro.  :o
Não deixam passar nada! Foi o primeiro exemplo complexo de solidworks 2016 que encontrei no grabcad, e além de verificar que importava ainda estive com o trabalho de fazer um setup CAM num plano obliquo e um par de operações "realistas" (face, drill e bore), e vem agora implicar que a taxa de compressão do cilindro é muito elevada para o tamanho do turbo e o motor detona se não usar AVGAS 100 octanas, ou que então tenho de meter uma junta mais larga... por favor ::) ::) ::) ::) ::) ::)

;) piada  ;)
« Última modificação: 14 de Setembro de 2016, 22:29 por jm_araujo »

Offline Legendary Urban Hacker

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
  • Hack and be Happy !!!
    • Legendary Urban Hacker
Re: Tutorial de CAD
« Responder #12 em: 14 de Setembro de 2016, 23:03 »
http://www.autodesk.com/products/fusion-360/try-buy

Testas por 30 dias, e ao fim dizes que é para hobby ou startup e tens a licensa gratuita.

Muito obrigado jm_araujo, é mesmo como disseste!  :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Tutorial de CAD
« Responder #13 em: 15 de Setembro de 2016, 19:49 »
AVGAS?
Isso tem anti-congelante misturado..
VpRacing de 116 octanas, injecção de água ou esquece.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Tutorial de CAD
« Responder #14 em: 15 de Setembro de 2016, 22:50 »
Eu tirei formação com solidworks 2013 e HSMWorks e para mim o Solidworks é o melhor programa de desenho que anda por aí sabendo claro lidar com ele..

De qualquer forma devido a nao ter o HSMWorks disponivel facilmente (aKa Crack) resolvi experimentar o Fusion, o que posso dizer é que o tenho à 1 semana e ainda nao liguei muito à parte de Desenho propriamente dita, tenho andado em volta do CAM, e para já estou a gostar muito, ainda nao coloquei nenhum corte em prática mas depois posso dar feedbacks..

Cumps,
André Carvalho
Cumprimentos,
André Carvalho.