collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Vendo/Procuro Diverso Material  (Lida 71038 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #150 em: 24 de Outubro de 2015, 13:03 »
Quantos Amperes são os motores e quanto podes gastar por unidade?

É que senão digo logo Gecko.  A relação preço/qualidade é boa, mais porque a qualidade é de topo do que por serem baratos. :D
São Nema 23 de 2A rated current.
Em relação ao quanto posso gastar ando a ver o que se arranja preço/qualidade, para ter uma ideia se vale a pena investir na CNC.

Para essa corrente, uns drv8825 são suficientes, tens e que meter uma ventoinha para os arrefeceres (eles custam tipo 3 eur no ebay, na pololu 8usd e aguentam até 2.5A).

O que não falta aí são placas para conduzir motores de passo a baixo custo (procura no site da reprap que encontras imensas)
« Última modificação: 24 de Outubro de 2015, 13:08 por TheDeadLives »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #151 em: 24 de Outubro de 2015, 14:01 »
Eu vou investigar o caso.
Vou investigar se dá para ligar um UNO ao mach3 para controlar a CNC, deverá ser mais fiável do que a TB6560 que tenho de momento.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2015, 14:05 por Nunito »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #152 em: 24 de Outubro de 2015, 17:39 »
Se metes um Uno, não precisas do Mach3 para nada.
Metes-lhe GRBL, arranjas um shield ou fazes a tua própria breakout para DRV8825 ou A4988 (aguentam os dois com os 2A, precisam é de dissipação), e usas um software apropriado para enviar o G-Code para o GRBL.
É assim que tenho o controlo da minha CNC desde o primeiro dia e nunca me deu problemas (e ainda está em breadboard, estou a ver se faço a PCB no Kicad nas próximas semanas...)

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #153 em: 24 de Outubro de 2015, 22:08 »
Se metes um Uno, não precisas do Mach3 para nada.
Metes-lhe GRBL, arranjas um shield ou fazes a tua própria breakout para DRV8825 ou A4988 (aguentam os dois com os 2A, precisam é de dissipação), e usas um software apropriado para enviar o G-Code para o GRBL.
É assim que tenho o controlo da minha CNC desde o primeiro dia e nunca me deu problemas (e ainda está em breadboard, estou a ver se faço a PCB no Kicad nas próximas semanas...)
Pois eu já vi hoje esse tal GRBL, e achei porreiro.
Pois o mach3 se calhar também não é muito bom, digo eu...
Eh pá acho as A4988 muito pequenos, acho o drive minúsculo para aguentar 2A.
Mas essa breadbord em cima do Uno fica top.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #154 em: 24 de Outubro de 2015, 22:29 »
Se metes um Uno, não precisas do Mach3 para nada.
Metes-lhe GRBL, arranjas um shield ou fazes a tua própria breakout para DRV8825 ou A4988 (aguentam os dois com os 2A, precisam é de dissipação)..."
Falas disto?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #155 em: 24 de Outubro de 2015, 22:52 »
Se é este: http://www.ebay.com/itm/281670664172 , sim, é um dos compatíveis.

Quer o A4988 quer os DRV8825 são pequenos mas poderosos, usados em carradas de impressoras 3D, e com dissipador e ventilação não tem qualquer problema com cargas perto dos limites.
Na minha CNC tenho DRV8825 a 1.25A, e só lhes meti dissipador pequeno de alumínio (sem ventilação) porque no Verão como estão na garagem (+ de 30ºC) entrava a proteção térmica. Desde que meti os dissipadores nunca mais tive problemas, mesmo em trabalhos de 45 minutos a cortar alumínio.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #156 em: 24 de Outubro de 2015, 23:05 »
Porque não quero estar a comprar replicas chinocas e depois ir dar ao mesmo da minha TB6560, tanto a nível da breakout como as drives.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #157 em: 25 de Outubro de 2015, 12:45 »
Porque não quero estar a comprar replicas chinocas e depois ir dar ao mesmo da minha TB6560, tanto a nível da breakout como as drives.

Essas placas normalmente também veem todas da china....procura um vendedor que tenha bom feedback e isso não deve dar problemas. Se tiveres um mega, compra a RAMPS (usada na maior parte das impressoras open source)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #158 em: 25 de Outubro de 2015, 13:13 »
Acho que os RAMPS não tem o mesmo mapeamento dos pinos que o GRBL, pelo que não deve ser compativel com o mesmo, mas é questão de confirmar.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #159 em: 25 de Outubro de 2015, 20:31 »
Ando a estudar a coisa para ver se consigo fazer da minha CNC uma 3D.
Comprar uma placa de controlo de 3D, que tenha ligação para a resistência do extrusor e NTC.
Assim utilizo como CNC, quando quiser utilizar como 3D é só encaixar o extrusor.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #160 em: 25 de Outubro de 2015, 22:34 »
Acho que os RAMPS não tem o mesmo mapeamento dos pinos que o GRBL, pelo que não deve ser compativel com o mesmo, mas é questão de confirmar.

Estou a falar por alto, sem saber se funciona ou não (nos comentários dizem que funcionam como dizem que não): http://www.shapeoko.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=4147

« Última modificação: 25 de Outubro de 2015, 22:36 por TheDeadLives »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #161 em: 25 de Outubro de 2015, 23:45 »
Na página do projeto: http://sourceforge.net/projects/grblforramps14/
Citar
Last Update: 2014-09-03

Não me parece que tenha suporte, o GRBL está em constante evolução: https://github.com/grbl/grbl/commits/master

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #162 em: 28 de Outubro de 2015, 00:15 »
Acho que os RAMPS não tem o mesmo mapeamento dos pinos que o GRBL, pelo que não deve ser compativel com o mesmo, mas é questão de confirmar.
Quando falas em mapeamento dos pinos, estás a falar dos shields?
Andei a pesquisar e penso que o melhor é comprar o kit ramps com as drives DVR8825, já tem incluido todos os pinos para extrusor, lcd, ntc, etc.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #163 em: 28 de Outubro de 2015, 10:32 »
No GRBL costuma ser instalado ATmega328 (arduino Uno, Nano, Pro) e cada pino tem uma funcão (https://github.com/grbl/grbl/wiki/Connecting-Grbl)

Também suporta ATmega1280 (Arduino Mega) (https://github.com/grbl/grbl/issues/390)


Os RAMPS é só para Arduino Mega, e a atribuição dos pinos é completamente diferente (esquema com função dos pinos: http://reprap.org/mediawiki/images/f/f6/RAMPS1.4schematic.png).

Converter o GRBL para RAMPS não é fácil (por isso é que só há esse projeto incompleto), porque apesar de poder usar as placas Arduino, a programação é toda feita em C e algum assembler para tirar o máximo partido do ATMega328, e alterar os portos é complicado senão impossível porque fazem um uso exaustivo de interrupções por alteração de pinos e agrupamento de funções na mesma porta para otimizar o código. Quem fez o RAMPS não olhou a isso e escolheu os pinos que davam mais jeito para o desenho das boards. (https://github.com/grbl/grbl/issues/561)

Se comprares um shield RAMPS não vais poder instalar GRBL, ficas com uma solução direcionada para impressoras 3D e com limitações nas funcionalidade de CNC (se é que é possível!)


Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Vendo/Procuro Diverso Material
« Responder #164 em: 28 de Outubro de 2015, 17:20 »
Se comprares um shield RAMPS não vais poder instalar GRBL, ficas com uma solução direcionada para impressoras 3D e com limitações nas funcionalidade de CNC (se é que é possível!)
Mais tarde depois de escrever o topico anterior já compreendi essa situação dos pinos.
Pois então ramps é complicado, depois ficava sem CNC.
Eu andei a ver esta de pessoal do Algarve e está um bom projecto, por isso pensei que ramps seja a melhor opção para ter ligações para o extruder etc...
http://www.instructables.com/id/Arduino-Controlled-CNC-3D-Printer/
Utilizam ramps 1.4 com um programa chamado repetier.