collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: -vcc ligado ao ground  (Lida 2843 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
-vcc ligado ao ground
« em: 27 de Abril de 2017, 09:45 »
Olá a todos,

Aprendi que num ampop LM741, por exemplo, o +vcc e -vcc devem ser simétricos (ex: +12V/-12V). Ontém experimentem ligar +12V em +vcc e ground(massa) no -vcc. E não é que resultou  ;D Fiquei todo contente! hehe

Até que o professor me disse que não é correcto fazer isso, porque no futuro, em funcionamento, pode começar a dar problemas! A minha questão é, porque?

Fui ver o esquema no datasheet do gajo: http://www.mit.edu/~6.301/LM741.pdf (vejam página 4 s.f.) E cheguei à conclusão que ainda sou muito novo para isto  :P Mas cá vai a explicação sobre a coisa:

O Q14 e Q20, são transistores NPN que quando em condução, receberem o impulso na base, energizam o ramo que vai desde o pino 7 até ao 4. Pelo meio temos o pino 6 (output). Que para dar um output fiável tem que receber o mesmo d.d.p em ambos os extremos!

1-Nota: O transistores podem ser os BC547?
2-Nota:Posso utilizar os valores que aparecem de resistências mais os transistores BC547 e construir um ampop?  :D ;D 8)
3-Nota:Vou ligar um ampop com -vcc ligado ao ground e outro com -vcc ligado a -12v e vou ver no osciloscópio qual a qualidade de sinal que tenho em 6 (output) a ver se influencia alguma coisa..

Obrigado

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: -vcc ligado ao ground
« Responder #1 em: 27 de Abril de 2017, 11:52 »
Até que o professor me disse que não é correcto fazer isso, porque no futuro, em funcionamento, pode começar a dar problemas! A minha questão é, porque?

Ou o professor já esta cansado de te responder a coisas ou não sabe o que responder e "chuta para canto".

Eu nao percebo nada de OPAMPs. O que entendo é que existem OPAMPs que funcionam com tensões simetricas.
Se desenhas um circuito que o teu Ground vai ser os 0V então o -Vcc será 0V, o +Vcc será +Vcc V (eg +12V) e vai aparecer um novo Ground "virtual" que ficará nos +Vcc / 2

Desse modo
-Vcc = GND - Vcc / 2
GND = Vcc / 2
Vcc = GND + Vcc / 2

Outras questões relacionadas com propriedades intrinsecas dos OPAMPs podem influenciar certos aspectos do OPAMPs (simplificando: melhor ou pior sinal)
porque os OPAMPs terao uma gama de funcionamento de tensoes mais "ideal" para ter o melhor desempenho, por isso o modo ideal de funcionamento (tensao de funcionamento) deve mais proxima do ideal para esse OPAMp.

Outra questão relacionada com Ground vs VirtualGround é que um Ground verdadeiro (e bem desenhado no circuito e aplicaçao) é mais "seguro" do que um Virtual porque, nao ha nada mais seguro do que "ter os pés assentes na terra".

enquanto que um Virtual Ground é algo que tem de ser artificialmente produzido e se não for bem dimensionado etc.. pode causar oscilacoes de nessa referencia, que não é bom para as funcoes do OPAMP.

Uma aplicaçao comum dos Virtual Grounds é nos pedais de efeitos para guitarra alimentados a pilhas de 9V:


O Virtual Ground é criado pelas resistencias R1 e R2 (dividor resistivo) e o C1 ajuda a estabilizar essa tensao virtual.

Mudando um bocado o tema, existem OPAMPs mais indicados para single supply e com propriedades "rail to rail", mas o funcionamento é o mesmo, usando o Virtual Ground.