collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Gás Butano  (Lida 3512 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Gás Butano
« em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:22 »
 :D

Aqui por casa não tenho gás natural mas sim das Bilhas de gás (Galp), tenho 2 questões\curiosidades..

- Hoje o gás estava a acabar e antes de trocar para a nova bilha resolvi deitá-la, pois geralmente fica sempre algum gás que desta forma é aproveitado. Desta vez acho que deitei demais a bilha e por algum motivo qdo a fui trocar depois pela nova o rotor estava molhado e gelado, parecia que o gás tinha saído por algum buraco tipo 'tudo ladrão' ou assim.. a bilha tb estava meia molhada da mesma coisa em cima..

Sem ligar ainda o rotor à nova, verifiquei que por dentro das tubagens o gás estava com bastante pressão, pois liguei os bicos do fogão estavam tipo a 200%.. ainda deu para usar aí uns 3min sem bilha, sempre com pressão\mais intensidade. Se calhar não é recomendado fazer isto certo? lol (agora acho que está normal)


- A outra questão é saber se há algum tipo de validade, tenho aqui 2 bilhas há uns 12anos mas em vez de ser Galp é BP e Mobil com um rotor diferente do da Galp, será que se trocar o rotor delas posso usar como se fosse uma normal da Galp? é tb Butano..
 
 :)
 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gás Butano
« Responder #1 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:29 »
Isso é normal, o gás dentro da botija está pressurizado, de tal forma que está em estado liquido, ao passar do estado liquido para o gasoso, arrefece, bastante, o que tens na botija e tubos é gelo devido á humidade do ar, e continuas-te com gás porque encheste o tubo de gás liquido.
Não é muito aconselhado fazer isso se a tubagem for curta, porque podes ter gás liquido a sair disparado pelo fogão, se já viste um lança chamas, o efeito é precisamente o mesmo, mas dentro de casa..

Os racords devem ser standarts, mas nem sempre o são, terás de ver.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Gás Butano
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2013, 00:16 »
Pois o líquido deve ter ido para dentro dos tubos mas não foi preocupante, mas de facto pareciam mini lança chamas  :o

Obrigado pela explicação