collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: ajuda / ideias para um "quadripé"  (Lida 20524 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #30 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:46 »
Qualquer coisa nesta onda? Há materiais mais fortes que o cartão (k-line, e outros ainda mais) mas igualmente fáceis de trabalhar.

https://player.vimeo.com/video/151861494?color=ffffff&title=0&byline=0&portrait=0

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #31 em: 14 de Fevereiro de 2017, 11:46 »
entao a estrutura que eu desenhei serve perfeitamente para fazer isso.

na base inferior usas as travessas para manter a estrutura coesa e segura.

podes usar este tipo de encaixe na parte central da travessa:

https://drive.google.com/open?id=0B4i9yBKv1LG4WjJCLVl0cWpEaHM

e para unir as travessas às pernas usas este tipo de dobradiça:
https://drive.google.com/open?id=0B4i9yBKv1LG4TmVpeGRTR3QzZk0

nesta ultima fazes um furo com folga na perna e encaixas o parafuso da dobradiça preso com uma porca do outro lado. para a travessa poder acompanhar o fecho do angulo das pernas ao fechar.

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #32 em: 14 de Fevereiro de 2017, 12:15 »
Eu explico a razão das minhas várias questões: nem sempre o que o "cliente" pede é aquilo que quer. E parece-me que este é um desses casos (mais alguém houve o Embedded FM? foi um tema desta semana :D)

O Mário tem um problema e imaginou uma solução e está à procura de a implementar. Mas parece-me que em vez de se focar em tornar essa solução exequível talvez fosse melhor ver se há outras maneiras de resolver o problema. Dobradiças são para portas, não para pernas...


Mesmo que fosse de pernas que podessem ser extraidas, elas tinham que encaixar exactamente na mesma posicao / orientacao (nao podia ser um tubo que rodasse.. tinha que ser p.e. um pau rectangular paralelepipado)
A que mostrei não roda, tem um pino de fixação que impede que caiam ao levantar e ao mesmo tempo fixa a posição.
Citar
Imagina ai a cadeira que colocaste na foto, mas maior e ter de andar de um sitio para o outro frequentemente..
e arrumar no carro e ir para outro sitio.. e tirar.. voltar a montar.. desmontar..
Eu a isso chamo ir jantar a casa de amigos ou família :D

Á muitos e longos anos que ouço esse podcast, e não é a primeira vez que esse assunto vem á baila..

E é o que realmente me dá a entender, muito rodeio..
Diz lá para que é que queres a "mesa" e podem haver soluções mais práticas..
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #33 em: 14 de Fevereiro de 2017, 12:44 »
entao a estrutura que eu desenhei serve perfeitamente para fazer isso.

na base inferior usas as travessas para manter a estrutura coesa e segura.

podes usar este tipo de encaixe na parte central da travessa:

https://drive.google.com/open?id=0B4i9yBKv1LG4WjJCLVl0cWpEaHM

e para unir as travessas às pernas usas este tipo de dobradiça:
https://drive.google.com/open?id=0B4i9yBKv1LG4TmVpeGRTR3QzZk0

nesta ultima fazes um furo com folga na perna e encaixas o parafuso da dobradiça preso com uma porca do outro lado. para a travessa poder acompanhar o fecho do angulo das pernas ao fechar.

Sim ja tinha entendido a ideia.
Mas pensei noutra variante (qd deste a ideia dos caixotes)

Seria ter uma base em baixo como a da foto dos caixotes mas em cada canto tinha uma "sapata" (cubo) de madeira onde ligavam as dobradicas (e as patas vindas de cima)
A esse cubo, ligavam dobradicas normais lateralmente tudo com parafusos (como na foto das tuas caixas).
3x4 dobradicas == 12

Depois ao topo do cubo, ligava dobradicas (normais?) para as patas que se movimentaram na diagonal delas? sera?
e assim obrigava o fole em baixo a abrir e fechar.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #34 em: 14 de Fevereiro de 2017, 12:51 »
E é o que realmente me dá a entender, muito rodeio..
Diz lá para que é que queres a "mesa" e podem haver soluções mais práticas..

Nao costumo ser destas coisas de esconder por isso estou a dar o maximo detalhes aqui, mas nao quero que a finalidade / fim a que se destina fique aqui registada e pesquisavel (online).
Mesmo que eu explicasse para que queria, iria ter de explicar todas as condicoes e o que ja aqui disse e expliquei.

As propostas que aqui ja recebi adequam-se todas, com mais ou menos flexibilidade.
Ha tambem varias hipoteses que posso considerar, eg: a versao fixa ou a redobravel.
Neste momento estava a tentar "concretizar" (torna-la possivel de montar praticamente) a versao redobravel.


Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #35 em: 14 de Fevereiro de 2017, 12:52 »
sim, tambem dá, embora tenhas mais trabalho se calhar a fazer isso, e so consegues encolher uma parte do quadrado com a estrutura das caixas. no meu desenho encolhes tudo a medida do quadrado do topo.

eles fizeram assim naquelas caixas porque como aquilo é tudo separavel podem arrumar tudo numa superficie igual à de cada tabua mais comprida que formam a caixa...
nao tem problemas em que se mantenha um rectangulo. no teu caso se é um quadrado é preferivel encolher todos os lados.

e se fizeres a fixaçao do tampo por encaixe direito, metes mais uma "gola" em cima igual à do fundo e tirando bem as medidas, encolhes as pernas todas o mais possivel. e ficas com o tampo preso so num dos lados do quadrado.

podes vir a ganhar muito mais espaço assim ;)


e ainda te dou mais uma dica ;)

se passares numa feira daquelas semanais, has-de la ter alguns vendedores com umas banquinhas pequenas que parecem uma mala de viagem. repara como é feita a articulaçao das pernas dessas mesas. ;)

aquilo encolhe tudo para dentro da caixa que depois de aberta forma a mesa de venda.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 12:54 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #36 em: 14 de Fevereiro de 2017, 12:53 »
oks e proxima questao:
e que coisas posso adicionar, caso queira ter um efeito de "mola" para abrir ajudar a abrir as patas?
Nao pode ser uma mola mt forte, pq depois tb tem de se fechar manualmente e prender as patas..
Era so por conveniencia..

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #37 em: 14 de Fevereiro de 2017, 12:58 »
oks e proxima questao:
e que coisas posso adicionar, caso queira ter um efeito de "mola" para abrir ajudar a abrir as patas?
Nao pode ser uma mola mt forte, pq depois tb tem de se fechar manualmente e prender as patas..
Era so por conveniencia..

isso tera que ser molas que façam a força ao encolherem, para te ajudar a encolher o sistema todo, e teras que ter os tais trincos que ja falei no inicio para nao deixar as molas "implodirem" a mesa.

teras que pesquisar numa casa que venda molas ou num catalogo web...
mas é preferivel pesquisar a mola ao vivo para comparar forças e tamanhos.
de qualquer maneira o tamanho da mola sera proporcional ao tamanho da estrutura. se calhar molas com comprimentos de 10 centimetros ou assim. depende do tamanho de perfil que usares nas pernas.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #38 em: 14 de Fevereiro de 2017, 13:04 »
poix mas onde coloco a mola?
Eu quero as molas para abrir (nao para fechar). Quero que elas forcem ligeiramente (mantenham) a posicao aberta.

Estou a pensar, podia colocar nas dobradicas em baixo: ao fechar, a dobradica / movimento faz com que a mola estique.. que depois vai fazer forca para voltar ah posicao normal.. ?

Tambem tinha pensado (mas nao sei como) colocar em cima na base do topo nas dobradicas da pata..

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #39 em: 14 de Fevereiro de 2017, 13:20 »
se colocares as molas em cima terao que fazer bastante mais força para abrir a estrutura do que em baixo.

as molas estarem sempre a forçar a abertura faz com que tenhas que arranjar algo para bloquear a estrutura em modo fechado.

senao abre-te dentro do carro tipo chapeu de chuva avariado :)

parece-me mais facil implementar um sistema de molas que ajude a fechar que um que ajude a manter aberto.

num sistema para fechar basta ter uns trincos no sitio das dobras para nao deixar fechar e fazer as peças de forma que quando abrem so vao ate um certo ponto.

assim a força combinada da mola e o trinco nas peças encostadas vao manter a estrutura numa tensao mecanica suficiente para se tornar "solida".

um bocado a semelhança da ideia que os construtores de catedrais mediavais usavam nas abobodas e janelas. ;)


sendo a "ajuda" a fechar, iras precisar de molas deste tipo (tração):
https://http2.mlstatic.com/mola-cama-elastica-D_NQ_NP_822111-MLB20482411321_112015-O.jpg

sendo a "ajuda" a abrir tera que se por uma mola de compressao do tipo desta:
http://www.thametal.com.br/imagens/informacoes/molas-compressao-03.jpg
pelo menos entra dois vertices dos triangulos formados pelas travessas no centro do quadrado.


mais um edit:
os chapeus de chuva e de sol da praia tem um sistema de forçamento de abertura que pode ser utilizado para o que tu queres, mas os chapeus tem eixo central e nao 4 eixos laterais...

para obrigar a abrir tens que ter sempre um eixo central ou algo no centro da estrutura que obrige as peças exteriores a "explodirem". Se o teu projecto permitir um eixo central é facil por molas de espansao a obrigar a mesa a abir. mas depois tens que ter uma especie de fim de curso mecanico ou fisico como lhe quiseres chamar para travar o "expansionismo" da "geringonça".
sei lá assim algo tipo psd na assembleia da republica, considerando que a catarinazinha seja a mola de expansao ;)
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 13:36 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #40 em: 14 de Fevereiro de 2017, 13:44 »
as molas estarem sempre a forçar a abertura faz com que tenhas que arranjar algo para bloquear a estrutura em modo fechado.

senao abre-te dentro do carro tipo chapeu de chuva avariado :)

mais um edit:
Se o teu projecto permitir um eixo central é facil por molas de espansao a obrigar a mesa a abir. mas depois tens que ter uma especie de fim de curso mecanico ou fisico como lhe quiseres chamar para travar o "expansionismo" da "geringonça".
sei lá assim algo tipo psd na assembleia da republica, considerando que a catarinazinha seja a mola de expansao ;)

lol :P
o expansionismo, ja é travado com a solucao das traves laterais com as dobradicas.. ao abrirem, definem a abertura maxima.

Tem de ser abrir, porque é para forcar estado de funcionamento da coisa eg: do mesmo modo que uma porta é para estar fechada, coloca-se uma mola para quando é aberta, forcar o seu fecho.

Tal como nos guarda-chuvas, basta colocar uma fita à volta a prender que ele ja nao abre.

Eu acho que a solucao das molas em baixo nas dobradicas (talvez nas que ligo as "sapatas") é capaz de dar.
Ate mesmo um "elastico"forte..



Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #41 em: 14 de Fevereiro de 2017, 13:59 »
elasticas sao as molas ;)

nao tens eixos verticais exteriores onde prenderes as molas de compressao.
tera que ser atraves dum eixo central a as obrigar a abrir como nos chapeus de chuva...

ou entao podes usar em cada perna e preso ao tampo um piston do genero daqueles usados nas portas traseiras dos automoveis que ajudam a manter aberto.
nesse caso dá, e ate tens espaço no interior da estrutura para isso. e nao devem ser caros. qualquer modelo de carro que use pistons com uns 50 centimetros da para experimentar....
assim nem precisas das molas nas travessas do fundo para ajudar...
e isso é facil de fixar no tampo e nas pernas ;)

nao sei quanto é que queres gastar nisso tudo...
mas ainda continuo a pensar que partiria para pernas em tubo redondo metalico apenas com esses pistons agarrados a um tampo de madeira.

basta apenas soldar ou aparafusar umas peças nas pernas para segurar os pistons e outras para aparafusar na parte de baixo do tampo...

fica um trabalho elegante e ainda te compram a patente ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #42 em: 14 de Fevereiro de 2017, 14:11 »
Ja tinha tambem pensado nos pistons. Mas nao sei se tenho espaco suficiente para os aparafusar no tampo em cima.
Queria que o tampo em cima fosse o mais pequeno possivel que desse para o meu proposito, com o uso dos pistons talvez tivesse que aumentar um pouco mais o tampo (porque preciso de algum espaco no meio)

As molas funcionam, ate me deste outra ideia:
- se colocar molas em cima da parte de fora das patas (entre a pata e a base por cima), elas contraem e abrem as patas, quando as patas fecham, ficam a fazer forca.
Teria era de fazer de maneira que ao esticar a mola ela se extenda (para comecar a fazer força)

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #43 em: 14 de Fevereiro de 2017, 14:12 »
desde que começaste a falar nisto hoje de manha que tenho andado a fazer pesquisas de sistemas retrateis no google.

agora encontrei isto:
http://www.dx.com/pt/p/y05-9-aluminum-alloy-spring-loaded-retracable-bipod-252993#.WKMPvDjIbUU

se for para fazer uma estrutura mais "elegante" podes-te basear neste suporte.
será mais um Bbipé, porque so tem duas pernas ;)

mas da para fazer uma ideia da forma de colocar as molas ou pistons para ajudar a fechar a coisa...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: ajuda / ideias para um "quadripé"
« Responder #44 em: 14 de Fevereiro de 2017, 14:14 »
Ja tinha tambem pensado nos pistons. Mas nao sei se tenho espaco suficiente para os aparafusar no tampo em cima.
Queria que o tampo em cima fosse o mais pequeno possivel que desse para o meu proposito, com o uso dos pistons talvez tivesse que aumentar um pouco mais o tampo (porque preciso de algum espaco no meio)


vais ter um tampo de pelo menos 12 milimetros de espessura certo?
e em madeira de jeito que nao se desfaça a apertar um parafuso nas parte laterais mais finas certo?

eu tenho estado a basear-me pelo menos em madeira de pinho que dá para espetar e aparafusar tudo e mais alguma coisa sem se desfazer, ou entao MDF.

agora se queres fazer isso com aparite, esquece... :)
As molas funcionam, ate me deste outra ideia:
- se colocar molas em cima da parte de fora das patas (entre a pata e a base por cima), elas contraem e abrem as patas, quando as patas fecham, ficam a fazer forca.
Teria era de fazer de maneira que ao esticar a mola ela se extenda (para comecar a fazer força)



 quando falei nos pistons era a pensar em fixa-los por baixo do tampo e nao por cima, mas depois de olhar para esta ultima imagem que pus aqui, tambem podes fixar molas ou pistons na face lateral do tampo e assim deixas a parte superior do mesmo completamente livre.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2017, 14:16 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."