collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: AJUDA (osciloscópio)  (Lida 17447 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
AJUDA (osciloscópio)
« em: 08 de Fevereiro de 2010, 01:33 »
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2010, 01:50 por rappa »

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2010, 09:25 »
Boas...

Atenção que esse primeiro que mostras vem da China, e como tal, provavelmente vai parar na alfandega, o que implica mais cerca de 30% de taxas e algum tempo de espera...


Um abraço

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2010, 12:15 »
obrigado, mas ja tinha reparado nisso ja estive a ver e consigo arranjar na Grã-Bretanha mais caro 20 euros.

ninguém me diz nada? :(

Rappa

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2010, 13:41 »
Eu não sei bem o que pretendes fazer.. mas 25 MHz de largura de banda e pouco... há por ai MCUs de 8 bits a trabalhar a frequencias superiores, ou seja se fores analisar um circuito que tenha um desses MCUs já não vais conseguir visualizar determinadas formas de onda, como alguns clocks.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #4 em: 08 de Fevereiro de 2010, 16:35 »
Os factores mais importantes a ter em conta são a largura de banda e a frequencia maxima de amostragem. Como a largura é igual nos dois, e até porque pagarias mais pelo primeiro (alfandega), eu iria para o segundo que tem maior frequencia de amostragem.

O da owon consegue no entanto guardar mais amostras do que o uni-t (6000 contra 1024). Isso influencia o "comprimento" do sinal que consegues ver no ecrã. No entanto, como o uni-t tem maior freq de amostragem, apesar de "veres" um sinal mais curto, é mais exacto (há menos perda de informação). Ponho o "veres" entre aspas porque 1024 pontos parecem-me razoaveis para visualizares maioria dos sinais.


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro de 2010, 21:26 »
Ui ui, ainda tenho que analisar melhor as características, mas parecem umas belas máquinas! Tou tentado a comprar um também!

25MHz é óptimo para trabalhar com microcontroladores. Mesmo que tenhas um a funcionar 40MHz (como alguns PICs), o único sitio onde tens 40MHz é nas patas do cristal e, além de não teres em geral nenhum interesse em medir esses sinais, elas são tão sensíveis que quando lá encostas as pontas já estás a alterar um pouco a frequência. Todos os outros sinais que poderás querer medir não serão mais de uns 10MHz. Eu tenho um osciloscópio analógico de 20MHz e ainda não senti necessidade de um com maior largura de banda.

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2010, 21:53 »
entao por qual irias?
Rappa

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2010, 22:46 »
Pelo 2º, não só porque vem de dentro da UE (na verdade é preciso confirmar, porque há uma zona do UK que não faz parte da UE e portanto as cenas vão à alfandega) mas porque tem uma taxa de amostragem muito maior, 250MS/s versus as 100MS/s do outro. Em relação ao número de amostras, na verdade o UT2025 diz 1024k (1 mega) e não 1024... agora se é gafe não sei. No site deles também diz 1024k.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2010, 22:59 por Njay »

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #8 em: 08 de Fevereiro de 2010, 23:22 »
a única desvantagem é mesmo a resolução do écra e o tamanho dele.

alguem conhece as marcas?

Rappa

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro de 2010, 00:32 »
hummm.... pois é, não tinha reparado nisso. Ainda é uma boa diferença.
Entretanto medi a diagonal do meu osciloscópio, que é um osciloscópio "normalíssimo", e tem 13cm de diagonal, ou seja 1,5cm mais pequeno que o 2º (o de menor resolução). Agora não sei é se 320x240px ficam com boa definição nesta área. Já usei uns Tek topo de gama (aquilo fazia 2.5GS/s) portáteis deste género mas não sei qual era a resolução do ecran.

Update: estive a ver os Tek (são dos melhores do mundo) e a gama mais baixa (que vai a mais de 2000€) tem toda ecrans de 320x240. http://www.tek.com/products/oscilloscopes/tds1000_tds2000/
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2010, 00:56 por Njay »

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro de 2010, 00:48 »
Pelo que eu percebi (estive a ler com atenção) a resolução que diz lá é a que fica no pc não a do ecrã (7.8 inch colored LCD, 256 colors for STN screen / 65536 colors for  TFT  screen, 640×480 pixels )agora não tenho a certeza, vi mais umas pequenas diferenças o primeiro tem 3 anos de garantia (o segundo mandei um email ao vendedor para saber quantos tem ou se tem), o primeiro tem ligação usb e o segundo tem ligação usb e porta serie rs232, o primeiro tem opção de bateria e o segundo ainda não consegui ver se tem.

estou indeciso... :(

Rappa

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro de 2010, 01:11 »
afinal a resolução do ecrã é mesmo 640*480 esta aqui o comprovativo
http://www.progshop.com/shop/oscilloscopes/digital-oscilloscope-pds5022s.html

se tinha duvidas agora é que tenho, melhor ecrã ou mais rápido?( isto se tiverem os dois a mesma garantia que é importantíssimo)

uma coisa muito importante é a calibração, alguem sabe me dizer se nos osciloscópio digitais tem de se fazer calibração?

Rappa

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro de 2010, 04:16 »
Se os tektronix têm 320x240, 6140x480 chega e sobra ;D

Os Tektronix são brutalissimos. No IST em geral são esses que usamos. Mas arranjas mais barato que isso Njay.

Ha uma empresa perto do Saldanha, agora nao me lembro o nome (começa por "d", google it) que é revendedora da Tektronix.
Ha uns tempos contactei-os precisamente para saber de preços. Um TDS1001 (monocromático) custa 700€ e tal euros e o TDS2002 (cores) já passa um bocado dos 1000€, mas tem mais LB e mais dois canais.


rappa, quanto à calibração também estou na dúvida... O que é que se calibra em concreto num osciloscopio?
Calibrar só sei calibrar pontas de prova que é relativamente simples.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #13 em: 09 de Fevereiro de 2010, 10:23 »
Sim, quando disse mais de 2000€ queria dizer que o mais caro da gama atinge esse preço. Se vires o link que deixei, estão lá os preços, e é como dizes, ~793€ o mais barato monocromático, 1150€ o mais barato a cores.

Acho devem precisar de ser calibrados se levarem uma pancada, estiveram em temperaturas extremas, ou depois de algum tempo (idade)... e para calibrar um tek deves precisar de ir à marca. É preciso instrumentação especial (como tensões de referência de alta precisão) e não estou a ver eles deixarem-vos abrir um tek sem perderem a garantia vitalícia (sim, a Tek dá garantia vitalícia).

Offline rappa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 47
Re: AJUDA (osciloscópio)
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2010, 13:04 »
sei que os analógicos tem de se calibrar e não é barato, isto porque com o tempo perde propriedades no ecrã. agora os digitais não sei.

Rappa