collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Jovens portugueses desenvolvem robôs para sala de aula  (Lida 12701 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ra7or

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Jovens portugueses desenvolvem robôs para sala de aula
« Responder #15 em: 03 de Novembro de 2013, 14:18 »
Li agora o post no blog do Mário, e tenho de lhe dar os parabéns! É realmente um projeto interessante, e que gostaria de ver partilhado em mais escolas.

Acho fundamental este tipo de iniciativas, pois acredito que as crianças devem de ser estimuladas desde cedo. Não é a brincar com ipadas, ou ps4, mas sim com tecnologias que lhes desenvolvam o espírito criativo e a curiosidade em tentar perceber como as coisas funcionam.

Ando com a ideia de imprimir em 3D uma éolica vertical acoplada a um motor dc, para alimentar uns leds e umas coisas, para duas crianças que conheço. Uma vez fiz esta coisa, e os putos adoraram! Quase que fiquei sem ele, ahahha:

https://www.facebook.com/photo.php?v=433588170007266&l=4434081409231090954

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Jovens portugueses desenvolvem robôs para sala de aula
« Responder #16 em: 03 de Novembro de 2013, 17:30 »
Actualizei o primeiro post com um link para uma notícia sobre o sistema no Sapo Tek e com um link para um artigo com bastantes mais informações que coloquei no meu blog :)

Obrigado a todos os que deram os parabéns :) Espero que para além de ser um projecto que as crianças adoraram, tamém sirva de motivação para que apareçam muitos mais projectos de robótica :)

Li agora o post no blog do Mário, e tenho de lhe dar os parabéns! É realmente um projeto interessante, e que gostaria de ver partilhado em mais escolas.

Acho fundamental este tipo de iniciativas, pois acredito que as crianças devem de ser estimuladas desde cedo. Não é a brincar com ipadas, ou ps4, mas sim com tecnologias que lhes desenvolvam o espírito criativo e a curiosidade em tentar perceber como as coisas funcionam.

Ando com a ideia de imprimir em 3D uma éolica vertical acoplada a um motor dc, para alimentar uns leds e umas coisas, para duas crianças que conheço. Uma vez fiz esta coisa, e os putos adoraram! Quase que fiquei sem ele, ahahha:

https://www.facebook.com/photo.php?v=433588170007266&l=4434081409231090954

Ra7or, antes de mais obrigado e parabéns também pelo exemplo de mostrar às crianças o EscovaBot, mundialmente conhecido como bristlebot :P. É um projecto muito simples mas que lhes mostra que é possível construirem diversas coisas com materiais que estão ao alcance de todos :) Uma das coisas que tentei mostrar quando fui às escolas foi que os robôs eram feitos com peças tiradas de outros equipamentos, para que se apercebessem que por exemplo uma impressora não é só uma impressora. Uma impressora são motores, sensores, plásticos, circuitos electrónicos, etc, que podem ter uma segunda vida quando a impressora deixa de funcionar. Ese projecto da eólica também é muito interessante e certamente que também será bastante educativo e espero vê-lo em breve aqui no fórum também :)
« Última modificação: 03 de Novembro de 2013, 17:32 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com