collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Interface Monitores-PC  (Lida 3375 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Benz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Interface Monitores-PC
« em: 21 de Julho de 2016, 17:49 »
Boas,

Estou a começar um novo projeto no qual eu vou recriar vários pequenos jogos dentro de uma divisão. Esses jogos terão componente electrónica e mecânica. Para quase todos esses jogos vou precisar de ter um monitor e um microcontrolador. Além de que vou ter um pc principal que comunica com os microcontroladores.
Dentro dos monitores alguns serão apenas para apresentar informações, mas outros precisam de ter um ecrã táctil de modo que o utilizador possa interagir com eles. Então, minha pergunta é como que posso fazer a interface de todos os monitores / touchscreen (que serão no mínimo 8) com o pc principal.
Tenho algumas ideias, como o uso de tablets em vez de monitor+touchscreen e comunicar com o computador principal através de bluetooth, ou usar um Raspberry Pi com cada monitor + touchscreen e comunicar entre os dispositivos também através de bluetooth ou ainda usar uma placa gráfica no pc principal com múltiplas saídas e ligar cada monitor ao mesmo. Alguém tem outras sugestões?

Obrigado a todos.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Interface Monitores-PC
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2016, 19:43 »
Talvez seja mais simples primeiro definir qual a informacao que precisas de enviar.
Por exemplo, precisas de enviar ao PC principao a posicao do click no ecra, ou basta dizer onde / em que botao o utilizador clicou?

Se so precisas de enviar informacao simples (qual a escolha do utilizador) entao fica mais simples e tens mais hipoteses.

Offline Benz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Interface Monitores-PC
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2016, 20:08 »
Talvez seja mais simples primeiro definir qual a informacao que precisas de enviar.
Por exemplo, precisas de enviar ao PC principao a posicao do click no ecra, ou basta dizer onde / em que botao o utilizador clicou?

Se so precisas de enviar informacao simples (qual a escolha do utilizador) entao fica mais simples e tens mais hipoteses.

Obrigado pela resposta KammutierSpule. A informação que preciso de enviar é simples, é só mesmo o que referiste, onde o utilizador clicou por exemplo. A questão é que para isso precisava de um pc/mini pc para cada monitor/touchscreen, ou não?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Interface Monitores-PC
« Responder #3 em: 21 de Julho de 2016, 21:08 »
A questão é que para isso precisava de um pc/mini pc para cada monitor/touchscreen, ou não?

Qual o dispositivo que vai criar a imagem no monitor e qual e' que vai receber a informacao do touchscreen?

Suponho que tenhas de ter algum dispositvo para gerar a imagem no monitor e algo que receba a informacao do touchscreen.

Em arquitectura de computadores, so existem inputs, outputs e processamento :)
basta definir qual 'e o papel de cada elemento.

Offline Benz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Interface Monitores-PC
« Responder #4 em: 21 de Julho de 2016, 21:17 »
A questão é que para isso precisava de um pc/mini pc para cada monitor/touchscreen, ou não?

Qual o dispositivo que vai criar a imagem no monitor e qual e' que vai receber a informacao do touchscreen?


Pois aí está a minha dúvida. Ou usar o pc principal (que vai obrigatoriamente existir) para gerar a imagem e receber os dados do touchscreen, ou adicionar a cada monitor/touchscreen um mini pc para gerar a imagem e receber os dados do touchscreen que depois troca pequenas informações com o pc principal. Preciso de decidir qual a melhor solução custo/beneficio e que permita fazer o que pretendo.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Interface Monitores-PC
« Responder #5 em: 21 de Julho de 2016, 23:31 »
O que me parece mais  fácil e rápido de desenvolver é utilizar tablets e ligar tudo por wifi. Metes um web-server no PC a servir uma página para cada tablet, metes os tablets com o browser na página servida pelo PC, fazes uma moldura para não dar acesso aos botões para sair do browser, e todo o código que tens de desenvolver fica no PC e podes utilizar qq linguagem web que gostes.
Se escolheres outro caminho deixo-te um conselho: não uses bluetooth, não compensa as dores de cabeça que dá.

Offline Benz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: Interface Monitores-PC
« Responder #6 em: 24 de Julho de 2016, 00:43 »
O que me parece mais  fácil e rápido de desenvolver é utilizar tablets e ligar tudo por wifi. Metes um web-server no PC a servir uma página para cada tablet, metes os tablets com o browser na página servida pelo PC, fazes uma moldura para não dar acesso aos botões para sair do browser, e todo o código que tens de desenvolver fica no PC e podes utilizar qq linguagem web que gostes.
Se escolheres outro caminho deixo-te um conselho: não uses bluetooth, não compensa as dores de cabeça que dá.

Obrigado pela sugestão jm_araujo. Parece-me uma boa opção usar web pages. Deixo aqui um diagrama que fiz para descrever o projeto baseado na tua sugestão. Pode ser que ajude a compreender melhor a ideia que tenho. Os microcontroladores servem essencialmente para ler sensores e atuar dispositivos como servos, luzes etc. Os rectângulos cinzentos no diagrama representam apenas a associação entre os diferentes dispositivos, não há ligação física entre os tablets ou monitor+mini pc e os microcontroladores .
Neste momento só vejo uma dificuldade em algo que pretendia, que era poder ligar e desligar os tablets  e os monitores para mostrar imagem apenas quando pretendesse. Mas não me parece possível. Alguma sugestão ou comentário para esta questão ou para o projeto em geral?