collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dêem aqui a vossa opinião  (Lida 18898 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #30 em: 30 de Maio de 2012, 23:30 »
Boas, realmente add mais coisas começa a ficar carote,mas podes sempre pensar em fazer esse robo para levar uns extras de futuro, algo tipo Kit Basico, Kit ADvance e ate mesmo um Kit Pro, não quer dizer que tenhas de fazer tudo de estalo mas puder meter a possibilidade de fazer upgrades, os kits ate podiam ter chassis diferentes....e por ai fora.


Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #31 em: 31 de Maio de 2012, 00:00 »
mas a ideia principal é a educação e não ter lucro.

Corrige lá isso sff ;D
Claro que queres ter lucro para depois poderes investir em desenvolvimento de melhores robots, teres condições financeiras para continuares a fazer aquilo que gostas ou para pagares as contas de casa e não ter que depender de outrem.

Quanto ao robot em si, nao sou a melhor pessoa para dar uma opinião visto que o meu interesse por robótica desvaneceu bastante nos ultimos anos... De qualquer das formas, pensa bem de que forma é que te podes diferenciar de tudo o que já existe. Penso que os 50€ seriam de facto uma meta bastante  boa, aliás 49,90€ seria ainda melhor. Metas psicológicas de preços funcionam. A minha sugestão vai no sentido de te focares na simplicidade e na estrutura do robot. Há 2 ou três componentes que poderá valer a pena gastar mais algum €€€ como motores, baterias, mas os sensores poderiam funcionar como "plug in", cada um adiciona o que quer ou o que pod€. Por outro lado, o proprio design do robot também creio que seja importante. Não ter um aspecto excessivamente "bare bones" para captar a atenção dos mais leigos.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #32 em: 31 de Maio de 2012, 06:55 »
Quero um tb
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #33 em: 01 de Junho de 2012, 13:57 »
Provavelmente ainda podes baixar mais o preço com um pouco de criatividade, como usar materiais mais baratos e flexíveis para o chassis (eu tenho um projecto de robot desse género mas que usa k-line).

Njay, tocaste num ponto muito importante, e tenho uma duvida, se eu vender um kit a alguém, não tenho meios de passar faturas/recibos, apesar de todos os componentes serem comprados dentro da união europeia e pagar IVA de tudo o que compõe o kit.
Para venderes legalmente e passar facturas terias que te colectar nas Finanças (vulgo "abrir uma actividade"). Podes ver um lamiré da coisa aqui, do ponto de vista do IRS: IRS para aspirantes a pessoas com iniciativa . Não tenho nada escrito para a parte do IVA, mas não estás obrigado (assumindo que nunca estiveste antes colectado) a entrar no regime de IVA logo desde o inicio (embora seja vantajoso porque não precisas de pagar IVA das coisas que compras).

Provavelmente uma coisa a manter é fazer como a Sparkfun e chamar kit a tudo, para evitar alguns problemas legais de vender sistemas completos.
Esses "problemas" a que te referes são "outra liga" e é melhor nem pensares nisso agora.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #34 em: 02 de Junho de 2012, 03:01 »
Eu n sei se a msg tem passado mal ou se ainda n atingiram, mas a G7 electronica.net, aceita parcerias para revenda do projectos/produtos de particulares. Existe uma comissão, de só depende das vendas, n há alugueres ou flutuaçoes/acertos, acorda-se se toca a vender-se! Por cada venda do produto/kit/projecto x é prá G7 e o restante é pró autor do projecto.
A G7 está legal e passamos facturas.

Mais infos aqui:
http://www.g7electronica.net/pt/content/10-fala-nos-teu-projecto

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #35 em: 02 de Junho de 2012, 11:10 »
Os 49,90€ seriam um óptimo preço, mas numa run de 10 bichos a contar que todas as pcb's correm bem e que não estrago nem um componente o BOM está nos 48,50€, não paga a solda e o fluxo de montar uma placa.
Acreditem que para a funcionalidade que tem, o BOM já está muito muito esprimidinho, pelo menos para 10 bichos abaixo de uns 60€ é impossivel, a não ser que seja trabalho de caridade.
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #36 em: 02 de Junho de 2012, 11:21 »
Sem dúvida uma grande ideia, pena quando eu comecei não ter encontrado nada do género a esse preço. Por agora não tenciono investir numa solução completa e pronta, acho que prefiro construir um à minha maneira, mas porque não disponibilizas além da solução completa também alguns "módulos" estou a pensar por exemplo nos que me faziam jeito, carregador mais bateria e\ou sensor de linha, se o preço dos módulos for convidativo como o é a solução completa penso que terias mercado, mesmo fora de portugal. E porque não também o chassi com sensores, motores e controladores já incluídos e em que encaixasse no arduino como uma shield...
Quanto às facturas faz uma pesquisa por acto único, assim por alto é uma "factura" que qualquer pessoa pode passar através do portal das finanças mesmo sem estar colectado, único inconveniente que lhe encontro é que para efeitos de irs contam 40% do valor como despesas e o restante como rendimento, penso é que só dá para serviços e em actos isolados e esporádicos

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #37 em: 02 de Junho de 2012, 14:46 »
Às vezes há peças mais baratas para o que queremos fazer. Por exemplo, a National (agora da Texas) não costuma ser muito barata, e tens outras empresas como a Diodes e a ST que têm os mesmos chips ou parecidos mas às vezes muito mais baratos.

Segundo me lembro o acto isolado é para usar 2 ou 3 vezes por ano... tem regras, não sei de cor, hão-de estar em algum artigo do código do IRS.

Com uma BOM de 48,50€ o preço final de vender isso legalmente com factura não pode ficar abaixo de ((48,50€ + 3%IRS) + lucro) + 23%IVA, e isto é muito optimista não levando em conta por exemplo pagamento à SS e assumindo que essa BOM inclui custo de envio dos componentes (e assumindo que ficarias no regime simplificado de IRS, ou seja, não precisarias de ter um contabilista). Se decidisses ter por exemplo uns 10€ de lucro estamos a falar de 73,74€. Se os 48,50€ incluem IVA pago ao fornecedor e estivesses no regime de IVA então ainda podias deduzir esse IVA transformando a coisa em (assumindo que compraste na Mouser que vem de França a uns 19.6% de IVA) (((48,50€ - 19.6%) + 3%IRS) + lucro) + 23%IVA; no exemplo dos 10€ lucro terias agora um preço final de venda de 63,66€, além de poderes abater o IVA de outras despesas que não fazem parte do produto mas que usaste para o fazer (fita cola, ferramentas, ...).

Se tencionas ter distribuidores tens que lhes dar algum lucro a ganhar e não convém venderes tu a um preço mais baixo do que os teus distribuidores (ou pelo menos não muito mais baixo), mas se tiveres um lucro curto vais ficar sem ele ao vender pelo distribuidor ou o lucro oferecido ao distribuidor é tão baixo que ele não quer distribuir.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #38 em: 02 de Junho de 2012, 15:03 »
Na minha opinião, uma das maneiras de diminuires o valor do investimento inicial é fazeres um robot modular, ou seja, fazes o core numa pcb mas os restantes elementos tais como os sensores, o chassis,  o interface USB, a bateria, etc, são adquiridos como adições ao circuito.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #39 em: 02 de Junho de 2012, 17:25 »
Na minha opinião acho que se é apenas para desenvolver este projecto, não vale a pena abrir actividade, o acto único, tal como diz o nome é única e somente um por ano( no mesmo nome), em vez de perder o iva podes entrar em acordo com um distribuidor e através dele comprar o material e ele absorver o iva.

O outro lado do projecto, o de quem compra, vejo como um bom investimento, que pelo que acompanho, antevejo que vá ter uma mão cheia de exemplos que mesmo não tendo experiência poderá ir copiando e evoluindo com os erros que se cometem, tendo o apoio desta comunidade que não se importa de ajudar quem quer aprender.
Alfredo Garcia

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #40 em: 02 de Junho de 2012, 17:38 »
Nao sei se fazer uma pcb especifica para o robot e necessariamente a melhor escolha...Isso ja foi feito milhentas vezes e... e... lol
 PCB para o controladore de motores, etc yah sem duvida

Os meus dois cents, porque estou neste momento a comecar um robotzito para o puto, e tenho andado a ver estas ultimas semanas o que ha no mercado de momento !!
O da seedstudio e o melhorzito mas esta quse sempre esgotado na europa !
O Magician Chassis da Spark Fun e mais ou menos, mas e plastico.
Tudo o resto ja aponta para 3 ou 4 vezes mais em preco !
RC vai ser o meu proximo passo. Para controlo basico de um robot , parece ser a melhor opcao tendo em conta o pereco e facilidade de criar codigo ate para os mais iniciados(conmpreendi o sistema em 5 minutos para controlos basicos com accoes basicas, por isso da para ver).
Claro que bluetooth , wifi e Zigbee tb e uma opcao( a minha segunda opcao seria BT com um hyperterminal em java para telemoveis para comandos mais complexos, ou a app para android )... Mas para um robot RF acaba por ser versatil por ser basico. Se quiserrmos complexidade, basta ter tb um 328 no emissor, lcd, etc

Mas isto e a minha opiniao !

Claro que nao parece que a tua intencao seja continuar com isto, ne ?!?
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #41 em: 03 de Junho de 2012, 01:42 »
Em minha opiniao, esse robot devia ser do tipo modular e nao uma peça/conjunto fixo. Assim cada pessoa comprava os modulos que mais lhe interessavam na vez de comprar um conjunto de coisas k n ker num robot, logo o robot devia ser construido sob a forma de módulos estilo plug-and-play.

Outra coisa é que devia ser do tipo open-share, a nivel quer de hardware e a nivel de software, assim futuramente terias a comunidade a trabalhar no robot e para o robot (logo para ti).

Um robot que nao for versatil, e k n permita upgrades, acaba por ser um brinquedo k apenas é usado uma ou duas vezes e que depois vai prá estante ou pró caixote.

A ideia era fazer algo standard e k seja a estrutura pra outros robots mais evoluidos/personalizados e funcionais, logo devia apostar em upgrades de chassis, de módulos e desoftware/programaçao.

Eu queria fazer algo disto com o tankG7 do projecto Luso War, mas dum modo mais especifico e procuro ainda um grupinho pra k me pudesse ajudar nesta projecto..  ::)

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #42 em: 03 de Junho de 2012, 13:20 »
Modular e facil de expandir de varias maneiras... Nesse senido acho que o da Seedstudio e um bom exemplo de um chassi resistente, barato (ish) e facil de expandir para varios fins.
A questao que tens que fazer e se queres um robot expescializado para os fans da robotica ou se queres uma chassi geral para cativar aqueles que nunca tiveram ligados a robotica.
Acho que ai e que reside a grande quesytao, e algo me diz que ja tens a tua mente decidida nesse aspecto tb lol
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #43 em: 04 de Junho de 2012, 00:03 »
Boas noites, vou tentar responder a tudo..

Um sistema modular acaba por ficar muito mais caro, porque o preço a que ficam meia duzia de pcb's mais os conectores é muito superior a um pcb unico com mais funcionalidade.
O interface USB-serial é feito com um novo chip da FTDI que com os componentes acessórios fica em 2,5€ isto com ferrites, condensadores com dielétrico X7R, tantalos de qualidade, leds, tudo como manda a lei, muito abaixo de um tipico FTDI-breakout que custa 11€ no eBay, se meter isso num pcb, são mais 3€ por pcb, mais 1€ pelo menos em headers, acaba por ficar mais caro.
O robot em si, com tudo o que tem não vale a pena fazer módulos, porque tem o carregador de baterias LiPo incluido no pcb, tem um dc-dc que passa os 3.7v da bateria(mais a variação da voltagem da mesma, que é entre 4.2 a 3v) para 7v que alimenta a ponte H, e que são depois regulador com um 1117 para 5v para a lógica/micro, o dc-dc usando um LM2700 fica em 4€ com inductores, condensadores low esr, diodos, bla bla bla, um dc-dc com switch integrado e capaz de ser alimentado por uma LiPo não é muito comum, maior parte usa um FET externo e são quase todos QFN ou uma espécie de BGA que é muito mais complicado de soldar que um SSOP.

O carregador da LiPo é um simples MC78xxx não sei o numero de cor, mas é usado nos breakouts da sparkfun e afins, mais uma vez, esse chip mais os componentes fica em 1,5€, a comprar um breakout fica em mais de 10€.

A unica coisa que talvez sofra um upgrade é o micro-controlador, que de momento é umAtmega328p, que foi escolhido por custar 1,7€ e porque é 100% compativel com o IDE do Arduino, que permite que qualquer pessoa, use ela Win, linux ou Mac possa programar sem qualquer problema, um atmega644p seria uma boa escolha, que me ficaria em cerca de 3,5€ mas é preciso instalar um core extra no IDE do arduino o que complica bastante a facilidade de uso, quanto mais plug and play melhor, em termos de expansão, tem 7 pinos livres, com interface i2c e serial livres para livre uso, se usar uns jumpers para ligar/desligas uns extras sobram 10 pinos.

Quando disse educação, não queria efectivamente dizer vender a escolas e afins, mas mais ser uma plataforma simples e barata que qualquer pessoa pode comprar sem vender um rim, e que com toda a documentação que vai ser disponibilizada seja de uso muito simples para um completo noob no mundo da robótica, não se pode pedir é claro que tenha tudo e mais alguma coisa, porque o feature creep aumenta o preço de modo exponencial e acaba por ser um tudo em um que não faz nada em especifico.

O que poderá ser um extra, será por exemplo 3 sensores de distância, ou um sensor de distância e um servo para fazer varrimento, para se puder meter o bicho num labirinto, já é alguma funcionalidade extra.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Dêem aqui a vossa opinião
« Responder #44 em: 04 de Junho de 2012, 00:30 »
tem logica, e entendo essa forma de meter tudo em smd pra se poupar no tamanho e consequente preço, mas ao fazer tudo smd ou micro-encapsulamentos tipo BGA e afins, vais dpx complicar a montagem desses comps e logo, pagar a uma empresa a assemblagem desses comps...o k n se paga em pcb paga-se dpx na assemblagem...

Ao meter tb tudo num modulo, n sei se fica mais barato, pk assim as pessoas teem de comprar tudo, mas entendo tb k por modulos, implique mais pcbs, mais conectores e mais custos, mas eram custos "modulares" pk as pessoas só compravam os modulos que fosse usar ou utilizar (isto k n fosse modulos interinsicos ao normal funcionamento do robot, mas modulos extras do genero, sensores...)

Mas curioso por saber mais sobre o teu robot, senso! O que ja foi feito e o que está ser feito? ja ha algo k se possa ver? convem ir fazendo publicidade e ir criando curiosidade ao pessoal para vermos o bicho nascer e irmos ganhando gosto pelo robot! ;)