collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: I Belive  (Lida 14587 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
I Belive
« em: 25 de Novembro de 2023, 15:21 »
Tópico original: https://lusorobotica.com/index.php?topic=6454.135



"sabes que isso nunca vai funcionar!"  :-[





Quero agradecer a todos os que acreditaram em mim, e me deram força durante o desenvolvimento deste projecto em 2014.
Encostei-o por falta de tempo e de resultados... até agora

mais novidades em dezembro, como prometido  8)

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 394
Re: I Belive
« Responder #1 em: 26 de Novembro de 2023, 15:25 »
Olá 😀
Bora lá, faz falta malta com iniciativa👍👍

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #2 em: 26 de Novembro de 2023, 21:10 »
 :)

Devo-te dizer, nunca esperei que isto funciona-se mesmo, a 1ª vez que vi os números 1234 perfeitos...
É algo kinetic, tive problemas em tudo, desanimei, mas de momento está "quase" perfeito, apresentando as horas a cada 25 segundos (meta de <1min).

A única coisa que ainda estou a fazer é a calibração automática, a iluminação é através de 84 LEDs UV, aquece ligeiramente e isso altera a viscosidade, ei de lá chegar ;)
« Última modificação: 28 de Novembro de 2023, 12:34 por dropes »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #3 em: 27 de Novembro de 2023, 17:15 »




Done, concluí a calibração, esta é realizada antes de cada amostragem, demora 5seg.
As 7 ligações a esta placa são por trás, escondendo qualquer fio (graças ás fichas do lidl, simplificou bastante).

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #4 em: 29 de Novembro de 2023, 19:15 »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #5 em: 01 de Dezembro de 2023, 15:02 »
Hello  :)

As bombas peristalticas, foram encomendadas daqui:
https://pt.aliexpress.com/item/4000398358788.html
 


Os motores originais são de CC 12V.
Procurei também por bombas com motores de passo, os preços não me agradaram, principalmente enquanto protótipo.

Fazer medições com motores DC é uma treta, a não ser que se aceitem tolerâncias, ou de grande volume de medição.
Os motores foram substituídos por steps de impressoras, um deles é bipolar e o outro é unipolar, que entretanto deu para converter em bipolar depois de aceder aos terminais onde as duas bobines deste motor estão soldadas.
Unipolar é mais fácil de controlar, e consegue maior rotação, entretanto o torque é inferior.


 
Mesmo com motores de passo, encontrei outros problemas que afetaram a construção.
Uma bomba peristáltica não é perfeita, a pressão e fluxo de saída varia de acordo com o ângulo dos rolos, além de se obter uma saída pulsante, medir com exatidão só foi possível com um encoder improvisado.
Este apliquei no eixo dos 3 rolos, um sensor de reflexo IR no topo; também usei um “pulse dampener”, que não é mais do que um pequeno reservatório de saída, funcionando como um amortecimento, produzindo segmentos mais uniformes sem gotículas dispersas.

Em relação à pulsação, foi outra história, depois de alguma literatura, este artigo ajudou-me:
https://us.vwr.com/cms/tech-article-reducing-pulsation-peristaltic-pumping#what_causes_pump_pulsation

O tubo em que percorre o liquido foi encomendado primeiramente de silicone, este tem um tom esbranquiçado e não gostei, acabei por encomendar outro de pvc transparente, infelizmente tive azar, porque reage a UV e corta por completo o efeito; seja silicone.
Pode-se acreditar que o silicone é resistente à temperatura e maioria dos líquidos, o que desconhecia era transpirar qualquer que fosse o óleo usado.
Virei-me para óleo mineral purificado, apesar de ser mais fluido, porta-se melhor na reação com o silicone, a desvantagem é que tem tendência a se fragmentar no tubo quando em repouso, deveria ser mais espesso (vaselina liquida funciona, mas reage mais depressa ao silicone).
A água é simplesmente destilada (para baterias) pigmento através de uma caneta fluorescente imersa por alguns minutos.

No pequeno vídeo que coloquei aqui demonstrativo, a frequência dos passos está em 571Hz(1.75ms), funcionando perfeitamente até 714Hz(1.4ms).

A  hidráulica é demasiado para mim, quase nada entendo de fluidos e seus comportamentos, variações na pressão, temperatura, fluidez, etc... não é a minha área mesmo.
Por vezes não é o dinheiro que se gasta, mas o tempo e frustrações com a ideia de pôr em prática.
Não publiquei todas as experiências que fiz até chegar aqui, entretanto estou satisfeito com o resultado final.

LEDs UV: https://pt.aliexpress.com/item/32364206361.html
Mangueira PVC: https://pt.aliexpress.com/item/1005004297786368.html
Mangueira Silicone: https://pt.aliexpress.com/item/4000119095747.html

Cumprimentos
AKA dropes  :)

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 394
Re: I Belive
« Responder #6 em: 01 de Dezembro de 2023, 19:55 »
Olá
Penso que todo o esforço foi compensado é  isso que motiva, ter uma ideia e poder concretizar.
Todos os fracassos são  também  ensinamentos fazem parte quando temos algum sucesso!
Parabéns, desistir é para fracos 👍👍👍😉

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #7 em: 02 de Dezembro de 2023, 11:53 »
Quando a teoria supera a prática, então deve-se mudar a 1ª até que funcione



Obrigado :)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: I Belive
« Responder #8 em: 04 de Dezembro de 2023, 14:40 »
Parabéns Dropes!

Como funciona a separação agua/oleo?
Ou seja, como fazes o "reset" cada vez que mudas o numero? a agua e oleo vao para um repositorio comum e depois como se separam novamente?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #9 em: 04 de Dezembro de 2023, 15:40 »
Parabéns Dropes!

Obrigado  ;D

Então, a entrada no deposito pelo meio, e como o óleo é mais leve (870 kg/m³) que a água (1000 kg/m³), este vai para cima.
Depois basta colocar um tubo em cima e outro em baixo para selecionar o liquido desejado.
A posição dos tubos foi calculada de acordo com o volume do depósito, e da mangueira.

Sim, cada vez que os minutos mudam, tem de percorrer todo a mangueira, isso é automático, e bonito de se ver  :P



ps: ainda estou com problemas na estanquicidade na mangueira dentro da bomba peristáltica, de um dia para outro, parece ficar oleosa; este tipo de bomba faz escorregar os cilindros se não estiver bem seca...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #10 em: 04 de Dezembro de 2023, 16:48 »
Gostaria de saber se alguém tem uma solução para isto:



Estas gotículas parecem passar o silicone, fartei-me de procurar no google alguma informação sobre isso, e supostamente usa-se silicone para transportar óleo mineral, apenas altas temperaturas afetam a permeabilidade. As junções parecem estar todas boas, não consigo entender  :-\




Embora tenha engrenagem ao eixo, se as paredes (de silicone) não oferecerem algum atrito, estes cilindros não se movem.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2023, 16:54 por dropes »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: I Belive
« Responder #11 em: 05 de Dezembro de 2023, 17:50 »
Isso não será humidade "da época" condensada?
Parece muito estranho a mangueira poder deixar passar liquido.

Obrigado pelas explicações.

Relacionado com a discussão do tipo de motores, DC/steppers,
seria possível detectar a quantidade de liquido que já passou (eg: como sao duas cores/densidades, usando LED/photodiodo) e isso controlar o motor (depois poderias usar bombas mais simples, diafragma funcionaria?)

Outra duvida: se tem densidades diferentes e sobem, como é que durante o percurso, verticalmente, elas não se misturam?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #12 em: 06 de Dezembro de 2023, 11:24 »
Isso não será humidade "da época" condensada?
Parece muito estranho a mangueira poder deixar passar liquido.
A mangueira de silicone é a única a ficar húmida, já a de pvc mantém-se sempre seca.
Creio que este tipo de bomba, funciona apenas para água, aí 100%

Citar
Relacionado com a discussão do tipo de motores, DC/steppers,
seria possível detectar a quantidade de liquido que já passou (eg: como sao duas cores/densidades, usando LED/photodiodo) e isso controlar o motor (depois poderias usar bombas mais simples, diafragma funcionaria?)
Essa foi uma eterna batalha, detectar a quantidade de liquido que passa dentro de um tubo...
Medições em pequena escala é sempre complicado, entretanto a barreira IR para detectar diferentes líquidos, é possível, neste vídeo, apliquei uma (lado dto do tanque) para fazer a pré-calibração e funciona perfeitamente.
A detecção IR não depende da cor do liquido mas por terem uma refracção diferente; mesmo sendo os dois transparentes, isso funciona ao posicionar a barreira numa certa posição.

Encoders assistidos de deslocamento (instável, não funciona):


Válvula seletora eléctrica (não funciona):



Citar
Outra duvida: se tem densidades diferentes e sobem, como é que durante o percurso, verticalmente, elas não se misturam?
Tensão superficial, é um efeito que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana (esta parte copiei) :P
No tanque, isso não ocorre porque o volume é maior.

last edit: tinha colocado este projecto de lado faz tempo, então pensei no que poderia ser alterado para que funciona-se, removi toda a complicação dos pistões e válvulas, foi o melhor que fiz  :)
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2023, 11:34 por dropes »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: I Belive
« Responder #13 em: 06 de Dezembro de 2023, 18:08 »
Tens outros exemplos online deste tipo de relógio?
Procurando.. aparece só o teu! :)

Patentear e industrializar?! :P

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #14 em: 07 de Dezembro de 2023, 14:14 »
Sim, é único, e pela informação também não existe um, que apresente os nºs com líquidos.
A desvantagem é que não se encontra exemplos para ajudar no percurso da construção.

Gosto de desafios qb, ter uma ideia em mente e pôr em prática.
Se já existe, então nada me vai surpreender e perco o interesse.

Eu não vou comercializar, as patentes são dispendiosas (já tentei patentear outro projecto, e os preços não me agradaram).
Mesmo se fosse para comercializar, o preço de construção seria bastante acessível <50.

É só um hobby interessante, e divertido  ;)


ps: estou neste momento a colocar uma engrenagem planetária, assim o movimento não vai depender da fricção com o tubo... vamos ver