collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Primeira tentativa em consertos electrónicos  (Lida 8461 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #15 em: 23 de Outubro de 2012, 20:46 »
Todos os condensadores devem ser descarregados antes de medidos, ficas sem multímetro ou sem dedos, estando eles no circuito não podes obter grandes informações, por isso tens de os sacar e descarrega-los directamente 1seg, os maiores não recomendo descarregar directamente por shunt, usa uma resistência de baixo valor. Se tiveres capacimetro também ajuda.
Então mas isto está desligado, e para eu ver a tensão aos terminais do condensador tenho de ligar isto.
Mas descarrego o condensador antes, ou seja, tiro o condensador descarrego, volto a soldar e depois ligo isto à tomada? Fiquei um pouco confuso agora...

ps: a 1ª coisa que se faz ao reparar uma fonte comutada é trocar todos os condensadores pequenos, são baratos e ao secarem com o calor vão perdendo capacidade aumentando a tensão de saída entre outros problemas.
Chama-se fonte comutada porque tem um transformador por comutação é isso? E obrigado pelo conselho.

Reparei num pormenor a fazer zoom na imagem, existem 2 resistências-fusível R105 e R107?!, mede a ver se alguma está aberta.
Sim tem, outra coisa que desconhecia, como sabes o que são resistências-fusível? Pela cor? Testo como as outras, ou seja, vejo o valor da resistência pelo código de cores e meço com multímetro?

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #16 em: 23 de Outubro de 2012, 21:11 »
Na placa principal, junto à ficha onde ligas a fonte de alimentação estão 5 componentes com a informação ICP-NXX - são fusiveis. Verifica se estão bons

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #17 em: 23 de Outubro de 2012, 23:59 »
Então mas isto está desligado, e para eu ver a tensão aos terminais do condensador tenho de ligar isto.
Mas descarrego o condensador antes, ou seja, tiro o condensador descarrego, volto a soldar e depois ligo isto à tomada? Fiquei um pouco confuso agora...
Não vais medir tensões nos condensadores, tiras para fora, descarregas o condensador e medes a capacidade.
Só ligas à tomada para medir as tensões da ficha de 9 terminais e mais nada.

Citar
Chama-se fonte comutada porque tem um transformador por comutação é isso? E obrigado pelo conselho.
Sim, funciona através de corrente continua e um interruptor electrónico que liga e desliga esta corrente rapidamente, de forma a manter uma tensão de saída estabilizada.

Citar
Sim tem, outra coisa que desconhecia, como sabes o que são resistências-fusível? Pela cor? Testo como as outras, ou seja, vejo o valor da resistência pelo código de cores e meço com multímetro?
Sim, é pela cor.
Nestas resistências não precisas de ler o valor, normalmente são de poucos ohms e só é necessário ver se têm continuidade.
Também existem resistências a partir de 100kohms que costumam abrir, é muito comum nestas fontes e esta tem 5 dessas.
Este tipo de resistência costuma ser de 1/2W, mas aqui são de 1/8W, não apresentam avaria visualmente, quem sabe se não é isso.

Verifica 1º se estes fusíveis estão bons:
@Tech_JA, nem tinha reparado bem nessa foto, tens razão, tem lá uns N5 a N25 (cada N10 corresponde a 400mA)

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #18 em: 24 de Outubro de 2012, 07:09 »
Tens aqui o manual. faz o download carregando no SLV-SE100. Na página 31 tens o esquema da fonte.Verifica se tens as tensões de saída: 35V, 13V 6V e -11V. Se tiveres as alimentações correctas, vê o circuito da página 28, onde mostra os fusiveis que indiquei: PS600, PS601, PS602 ve PS603 e mede-os (com a fonte desligada)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #19 em: 24 de Outubro de 2012, 12:53 »
Tech_JA, o borntonag ainda estará vivo?!  ???
meço os fusíveis com a ficha desligada depois os condensadores mas já ligo a ficha mas antes descarrego-os e ...  ;D

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #20 em: 24 de Outubro de 2012, 13:08 »
 uiii ;D

borntonag,
Esquecemos de te dizer uma coisa: Tem muito cuidado com o primário, sobretudo com o condensador C3: tem 310V e toma cuidado para não seres "mordido" por ele. Acredita que não vais gostar...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 13:10 por Tech_JA »

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #21 em: 24 de Outubro de 2012, 15:57 »
Ainda aqui estou   ;D
Ontem só testei os fusíveis e preparei as coisas para hoje à noite tentar descobrir finalmente o problema e o meu plano de ação vai ser o seguinte: (oriente-me nos passos que devo seguir e corrijam-me no que devo fazer e que resultados devo esperar)

1- Testar fusíveis da placa de alimentação (feito)
Medir continuidade com o multímetro, se der o beep está bom.
2- Verificar se as tensões de saída estão corretas
Ligar placa de alimentação à tomada, e medir as tensões conforme o esquema (consultar manual).
Se corresponderem está ok, se forem diferentes (na ordem de que valores?) o que fazer?
3- Testar fusíveis da placa do vídeo
Medir continuidade com o multímetro, se der o beep está bom.
4- Testar condensadores da placa de alimentação
Retirar os condensadores da placa, descarregar os necessários (maiores), e medir capacidade com multímetro.
Se valor corresponder ao indicado no condensador está bom.

Precauções: Ter atenção com os condensadores maiores/maior voltagem.

PS1: Estou a organizar isto assim porque depois vou copiar isto para o primeiro post para quem mais tarde quiser fazer o mesmo que eu neste ou em aparelhos semelhantes.
PS2:Que tipo de cuidados devemos ter ao trabalhar com fontes de alimentação e tudo o que seja este género de circuitos?

E mais uma vez obrigado a todos pela ajuda e conselhos  :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #22 em: 24 de Outubro de 2012, 16:08 »
Prende a ponta de prova do multimetro na massa, agarras na outra ponta com uma mão, e a outra mão vai para o bolso, isso é uma fonte que está feita para trabalhar dentro de uma caixa, portanto cuidado com TUDO, e não metas isso em cima de uma base condutora, isto se fores testar a fonte com ela fora do VCR.
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #23 em: 24 de Outubro de 2012, 18:14 »
exactamente! e a mão que segura a ponta de prova não toca na placa!
Não uses a ponta de prova como se estivesses a escrever, em que apoias a mão no papel. Se fizeres o mesmo mas na placa da fonte de alimentação é choque garantido  :o

A minha opinião é que deves fazer os seguintes passos:
1 - desliga a ficha que liga a fonte de alimentação à placa principal e mede os fusíveis que mencionei (deixa estar a fonte dentro do vídeo mas retira o cabo AC).

2 - mantém a ficha qu liga a fonte à placa desligada, coloca o cabo AC e mede as alimentações que mencionei

3- remove o cabo AC, liga a ficha da fonte à placa principal, coloca o cabo AC e mede novamente as tensões que mencionei

4 - diz-nos os resultados, para que possamos indicar-te os próximos passos

Enquanto tiveres a ficha que liga a fonte à placa principal desligada, tens que medir as alimentações na ficha da placa da fonte e usas também a massa da mesma ficha, porque a placa principal está retirada do circuito e não podes fazer a massa na placa principal, e, atenção, nunca uses a massa do primário para medires as tensões no secundário- Muito cuidado.

Offline DLM

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 115
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #24 em: 25 de Outubro de 2012, 12:24 »
Estou de volta mas com pouca coisa feita porque não me tem apetecido ficar esticado no chão cá em casa ;D

Podem me indicar na imagem onde devo colocar as pontas de prova para medir as tensões de saída?
(desculpem a ignorância mas só trabalhei com breadboards e aí não tem nada que saber)
Falam na massa, mas onde é a massa do circuito? Aquilo tem la dois buracos onde diz GND1 e GND2 mas aí não dá para por ponta de prova nenhuma.
Mas o que me está a fazer confusão é mesmo medir as tensões de saída, é que aquilo também não tenho sítio por onde se medir, só se fosse com a placa virada ao contrário mas acho que isso não ia dar bom resultado.

Entretanto testei todos os díodos da seguinte forma (pelo que encontrei na net): media com as pontas de prova e num sentido tinha de dar uma resistência muito alta (infinito) e no sentido inverso tinha de dar uma resistência muito baixa.
Ora bem, existem dois que não deram estes resultados.
Como podem ver na imagem em anexo, o D401 deu-me 0 (ohms) em qualquer dos sentidos, o D301 deu-me uma resistência baixa (num sentido 0.7kohms e noutro 0.3kohms) o que indica que está em curto-circuito.

Poderá ser daqui o problema?

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Primeira tentativa em consertos electrónicos
« Responder #25 em: 25 de Outubro de 2012, 22:19 »
dessolda um dos terminais de  cada díodo (ou retira-os da placa), para que possam estar isolados do restante circuito, volta a medi-los fora do circuito e diz-nos os resultados