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Autor Tópico: Aprilia RS125e  (Lida 29379 vezes)

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Offline ivitro

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Re: Humm...
« Responder #45 em: 20 de Outubro de 2012, 12:12 »
claro que anda

Imagina, aquelas trotinetes do continente andam e o motor é de 250W agora isso tem 1,5kW, a bateria é que não anda grande coisa..

como bicla isso é uma porcaria, como esse dinheiro compras uma bike jeitosa.

Offline senso

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Re: Humm...
« Responder #46 em: 20 de Outubro de 2012, 14:23 »
Por 1000€ até compras uma mota, e até um carro, tenho um vizinho a vender um civic por 200€ lol
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Offline andre_f_carvalho

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Re: Humm...
« Responder #47 em: 20 de Outubro de 2012, 19:32 »
quem é que já viu a bike electrica da audi? isso é que era :P


Offline Hugu

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Re: Humm...
« Responder #48 em: 20 de Outubro de 2012, 19:56 »
até tá fixe, ja se encontra à venda? qto custa uma?

a bosch tb teem uma fixe e a smart acho k vai lançar agora a deles:


ao que parece todas sao do estilo: carregar as baterias na rede electrica e pedalar até a bateria esgotar... só acho que deviam ter um gerador enqto se pedalasse e travagem regenerativa...tvz seria complicado aplicar isto tudo numa bicicleta, mas pelo preço delas, ja se justificava um pouco o valor alto delas.

Offline senso

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Re: Humm...
« Responder #49 em: 20 de Outubro de 2012, 21:22 »
Travagem regenerativa é só ter um retificador sincrono com a ponte H, e um bocado de código no controlador do motor.

Tambem existe a e-Bike da KTM, mas essa pronto é mais e-mota.
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Offline Njay

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Re: Humm...
« Responder #50 em: 20 de Outubro de 2012, 22:32 »
Travagem regenerativa é só ter um retificador sincrono com a ponte H, e um bocado de código no controlador do motor.
Teoricamente é simples, mas no entanto, não é assim tão simples :)

Offline senso

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Re: Humm...
« Responder #51 em: 20 de Outubro de 2012, 22:41 »
Se os controladores de 70-80€ de e-bike dos chineses o fazem sem problema, não deve ser o fim do mundo, nunca me debrucei sobre o assunto seriamente por falta de necessidade, e acredito que tenha a sua complexidade..
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Offline Njay

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Re: Humm...
« Responder #52 em: 20 de Outubro de 2012, 22:56 »
Esta é de longe a melhor referência que conheço sobre pontes-h (a sério), embora às vezes seja um pouco difícil de seguir porque é preciso estar a pensar no lado mecânico:

http://modularcircuits.tantosonline.com/blog/            (Articles -> H-Bridge secrets)

Vejam também os comentários que já fiz 1 ou 2 erratas ao texto.

Offline senso

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Re: Humm...
« Responder #53 em: 20 de Outubro de 2012, 22:59 »
Obrigado, quando tiver tempo dou uma vista de olhos.
Mas assim basicamente, quais são os gotchas da regeneração?
Avr fanboy

Offline Njay

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Re: Humm...
« Responder #54 em: 20 de Outubro de 2012, 23:10 »
Por exemplo, se a bateria já estiver cheia, o que fazes à energia da regeneração? Se não a "aproveitares", o utilizador vai sentir como que uma falha de travões. Se a aproveitares, a bateria é sobrecarregada o que é um grande problema (em sistemas "a sério").

Offline senso

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Re: Humm...
« Responder #55 em: 20 de Outubro de 2012, 23:15 »
O meu civic quando tem as baterias carregadas simplesmente deixa de fazer travagem regenerativa, nota-se a falta, mas por exemplo num sistema em que só tenhas baterias, deve ser dificil apanhar uma descida tão grande que carregues totalmente as baterias, quer dizer, é facil por exemplo arrancar com baterias cheias e necessitar de travagem continuada, portanto, não estou a ver nenhuma solução perfeita.
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Offline Njay

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Re: Humm...
« Responder #56 em: 20 de Outubro de 2012, 23:25 »
Depois além desse problema há outro: o modo mais eficiente (que gera, de longe muito menos calor) de "gerir" a ponte faz sempre a travagem regenerativa ligeira quando largas um pouco o acelerador. Imagina que tás com o acelerador a meio e já atingiste uma velocidade estável; se largares um pouco o acelerador, o veículo demora um pouco a baixar a velocidade até essa nova velocidade. Durante este abrandamento, e como as rodas estão "presas" ao motor (numa mota ou carro eléctricos não há roda livre como nas biclas) causam uma ligeira travagem regenerativa, que gera energia que mais uma vez tem que ir parar a algum lado.

Este parece mais fácil de resolver com software, mudando o modo de controle da ponte se o sistema entrar em regeneração; só que ainda assim cria problemas, pois ao mudar o modo passas a gerar mais calor, e tens que estar a olhar para a temperatura do controlador para teres a certeza que o podes fazer (e pode acontecer alguma situação que não possas!). Num veículo "a sério" tens que estar preparado para todas as situações, nunca sabes como é que ele vai ser utilizado.

Offline senso

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Re: Humm...
« Responder #57 em: 20 de Outubro de 2012, 23:47 »
Pelo menos no meu, as rodas não estão acopladas directamente ao motor, a caixa é CVT, e não existe embariagem, apenas um conversor de binário, que te permite rodar o motor de um modo totalmente independente das rodas, sempre dá para safar alguns desses problemas,e é precisamente por essa razão que os hibridos que conheço são todos dotados de caixas automáticas.
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Offline Njay

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Re: Humm...
« Responder #58 em: 21 de Outubro de 2012, 00:33 »
Ya, mas isso é num carro. De qualquer forma só estamos a falar de dificuldade, não de se é fazível ou não. Os 2 problemas que referi têm solução; por exemplo para o 1º, podes ter uma resistência para onde mandas a energia quando não o podes fazer para as baterias, ou actuas os travões mecânicos para dar a mesma sensação.

Offline Njay

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Re: Humm...
« Responder #59 em: 24 de Outubro de 2012, 17:42 »
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 17:44 por Njay »