collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio  (Lida 13590 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #15 em: 31 de Março de 2014, 14:11 »
O que me parece querer é algo como um Bicopter...

Deixo um exemplo...
http://diydrones.com/profiles/blogs/flight-of-the-scorpid450
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #16 em: 31 de Março de 2014, 18:09 »
O que me parece querer é algo como um Bicopter...

Deixo um exemplo...
http://diydrones.com/profiles/blogs/flight-of-the-scorpid450

Embora perceba o porque de achar isso, na realidade a sustentação do aparelho é um balão, como num blimp. Basicamente os rotores são apenas para controlar a direcção do veículo, visto que a sustentação do mesmo é proporcionada pelo dito balão.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #17 em: 31 de Março de 2014, 20:12 »
O que me parece querer é algo como um Bicopter...

Deixo um exemplo...
http://diydrones.com/profiles/blogs/flight-of-the-scorpid450
Gostei principalmente do pormenor da garrafa.
PDI

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #18 em: 21 de Abril de 2014, 17:34 »
Depois de alguma procura devo mesmo usar ou uma placa onde por a electrónica (como sugerido pelo senso) ou uma espécie de tupperware (talvez até uma caixa de derivação com o tamanho certo dê). Isso com um tubo de PVC ou alumínio para segurar os motores há de criar uma "airframe" relativamente robusta e não muito pesada.

Agora estou é noutro impasse: que placa de processamento usar. Inicialmente estava a pensar que um arduino com um shield wi-fi serviria pois não tenho necessidade de fazer o processamento onboard e então podia fazer o processamento todo num PC em terra e usar o arduino como interface com os sensores. Contudo, visto que o GPS, a IMU e a camera são usb seria preciso mais uns shields usb por cima (certo?) e provavelmente deixaria de compensar.

Assim sendo quais são as vossas sugestões para uma placa de processamento?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #19 em: 21 de Abril de 2014, 17:39 »
GPS e IMU?
Isso são unidades que falam serial e têm conversores serial-usb, tipicamente os imu's são i2c, visto que os sensores usados falam todos i2c e SPI, o gps é serial em formato NEMA.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #20 em: 21 de Abril de 2014, 17:51 »
GPS e IMU?
Isso são unidades que falam serial e têm conversores serial-usb, tipicamente os imu's são i2c, visto que os sensores usados falam todos i2c e SPI, o gps é serial em formato NEMA.

Pois, mas a questão é qual será a forma mais vantajosa de lidar com eles (ainda por cima vai ter uma camera USB).

Será melhor usar mesmo uma placa de processamento on-board (algo tipo Raspberry Pi) e tratar logo de tudo lá. Ou será que um setup com algo do genero de um arduino e com comunicação wi-fi com um pc seria mais apropriado? Claro que aqui é preciso aquele balanço peso/preço.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #21 em: 21 de Abril de 2014, 18:05 »
BeagleBoneBlack  ;D
IO com fartura, gps e imu é preferivel serem serial e i2c do que usb, é um overhead desnecessário, depois a camera fala usb e está feito, basta uma placa.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #22 em: 21 de Abril de 2014, 18:45 »
BeagleBoneBlack  ;D
IO com fartura, gps e imu é preferivel serem serial e i2c do que usb, é um overhead desnecessário, depois a camera fala usb e está feito, basta uma placa.

Por acaso nunca investiguei muito essa plataforma mas pelo que sei é tipo raspberry pi mas com mais entradas IO, certo? Quais as vantagens e desvantagens?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #23 em: 21 de Abril de 2014, 18:59 »
A BBB tem um processador com uma arquitectura mais recente, é ligeiramente mais rápido que a RPi, com a vantagem de existir datasheet completa para o chip sem er preciso assinar NDA's, tem mais pinos de IO, tem adc's(1.8v MAX), e tem dois PRU's que são basicamente micro-controladores embebidos no SoC que comunicam via DMA com os cores ARM e que podem ser usados para acesso a IO e assim.
Avr fanboy

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #24 em: 21 de Abril de 2014, 19:07 »
A BBB tem um processador com uma arquitectura mais recente, é ligeiramente mais rápido que a RPi, com a vantagem de existir datasheet completa para o chip sem er preciso assinar NDA's, tem mais pinos de IO, tem adc's(1.8v MAX), e tem dois PRU's que são basicamente micro-controladores embebidos no SoC que comunicam via DMA com os cores ARM e que podem ser usados para acesso a IO e assim.

Ah boa! Tenho de investigar então as várias alternativas desse género, pois estava a pensar usar ROS e não sei até que ponto já existe algo implementado para ROS em arquitecturas ARM.
Estive a ver um pouco mais do BBB e realmente parece ser muito bom.

Agora só uma questão um bocado parva, quando falavas de usar o GPS e IMU por ic2 é necessário algum hardware extra? Ou basta fazer as ligações correctas nos pins IO e tratar do resto tudo por software (nos tais PRU's)? Esta pergunta deve parecer muito estranha, mas deve-se à minha imaturidade com esse tipo de coisas.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #25 em: 24 de Abril de 2014, 14:46 »
Já agora, já alguém usou uma RiotBoard? Embora um pouco mais cara parece ser boa e ter montes de coisas já integradas.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Materiais para montagem de "robot"/veículo aerio
« Responder #26 em: 25 de Abril de 2014, 12:22 »
Citar
Agora só uma questão um bocado parva, quando falavas de usar o GPS e IMU por ic2

Atenção, o GPS comunica por Serial e não por i2c.

Outra opção de uma board é a olimex, tudo open-source e é mais rápida que a raspberry