collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Laptop avariado Acer Aspire 5738zg  (Lida 2871 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Laptop avariado Acer Aspire 5738zg
« em: 13 de Abril de 2017, 18:46 »

Pois estive hoje às voltas com a placa do meu laptop Acer Aspire 5738zg, que usei durante uns 5 anos sem que pestanejasse. E foi como dizem os clientes, "deu-lhe o trangolomango e deve ser qualquer coisa porque sempre trabalhou até parar".

Foi nele que montei a quase totalidade dos vídeos.

O trangolomango foi geral. Nem pia, nem bios, ... nada ... como quem diz, os leds acendem como habitualmente, o ventilador trabalha acelera e desacelera, responde ao botão do power (liga/desliga) mas apenas isso. Parecem haver tensões por toda a parte mas se os valores são correctos não sei. Parecem ter valores 'redondos'.

Ainda tentei o bios de emergência arrancando (Power com Fn+Esc) com uma pen formatada por uma aplicação da Acer mas nada. Não estrebucha, não apita (deixei um altifalante ligado) não parece tentar sequer ligar o ecrã.

E eu estou, portanto, mais numa de me dar por vencido e tentar um outro laptop que está com uma intermitência mecânica no sistema gráfico (carrega-se junto ao teclado, o ecrã estrebucha, às vezes estabiliza podendo apagar-se, mas volta após um Sleep).

Cá vão as fotos do board morto.

https://goo.gl/photos/EgLLLBmq2nE6CSA36

https://goo.gl/photos/S45aQdsysCyLhWDw5

Abraço a todos
SC
« Última modificação: 13 de Abril de 2017, 18:59 por SerraCabo »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Laptop avariado Acer Aspire 5738zg
« Responder #1 em: 14 de Abril de 2017, 13:43 »
se esse bichito tiver uma segunda saida de video (quase todos tem) experimenta ligar-lhe um outro monitor a ver o que dá. ;)
se tambem nao der, entao pega no martelo que tiveres mais a mão... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Laptop avariado Acer Aspire 5738zg
« Responder #2 em: 14 de Abril de 2017, 14:11 »
Vejo aí uns footprints vazios no centro, não andarão uns componentes perdidos dentro da caixa :)?

Agora a sério, se se arranjar um esquema talvez dê para verificar alguns pontos e qui çá haja sorte. Estou a ver que o meu HP Pavilion c/ centrino que já vai com ~10 anos e uma queda duma mesa pó chão duro a aterrar de canto era dos bons.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Laptop avariado Acer Aspire 5738zg
« Responder #3 em: 14 de Abril de 2017, 18:54 »
Andei à procura de algo pelo menos parecido com um esquema e nada.

Vou voltar agora para o portátil que tem a intermitência no sistema gráfico. Depois vou reparar a ficha de alimentação de um bizarríssimo portátil alemão, do tempo da 1ª guerra, que ainda funciona às 1000 maravilhas embora com mais pixeis marados que de boa saúde.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Laptop avariado Acer Aspire 5738zg
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2017, 09:51 »
Tambem tenho outro Acer com esse problema.
O que li talvez fosse possivel substituir um chip da bios? mas o mais provavel e indicado seria substituir a motherboard toda... :/

Tenho 3 portateis com este problema (bios ou grafica), so um é que estou a tentar recuperar porque é um i7 e comprei-lhe uma MB nova.
So eu é que tenho estes problemas?! :S

Btw, tenho um HP "estilo profissional" com 10 anos e ainda nao teve problema nenhum.