collapse

* Posts Recentes

Circuito Microfone que funcione por almamater
[Hoje às 17:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: I Belive  (Lida 14597 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: I Belive
« Responder #15 em: 08 de Dezembro de 2023, 18:42 »
Citar
Eu não vou comercializar, as patentes são dispendiosas (já tentei patentear outro projecto, e os preços não me agradaram).

OffTopic, já agora, patentear:
~€2000 nacional, ~€3000 Europeu, ~€5000 Internacional
Fonte:


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: I Belive
« Responder #16 em: 08 de Dezembro de 2023, 20:48 »
Dropes, isto é Dope!!!

Parabéns, vai mandando-nos atualizados.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #17 em: 09 de Dezembro de 2023, 12:16 »
Citar
Eu não vou comercializar, as patentes são dispendiosas (já tentei patentear outro projecto, e os preços não me agradaram).

OffTopic, já agora, patentear:
~€2000 nacional, ~€3000 Europeu, ~€5000 Internacional

Obrigado KammutierSpule, é um bom vídeo que ainda vou ver hoje.

Por curiosidade, a patente que tentei registar, foi do dispositivo para ajudar pessoas cegas a SENTIR o meio que os rodeia, sem sons.
Podem-me dizer que é impossível... tenho algumas teorias e testes que mostram o contrário, troquei alguns e-mails ao patentear, fiquei-me pela falha financeira.

Desconhecia o GoFundMe e Kickstarter na altura, e acho ridículo as pessoas que vão pedir fundos sem ter um único protótipo, apenas animações CGI.

Dropes, isto é Dope!!!

Parabéns, vai mandando-nos atualizados.

Prometido ;)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #18 em: 09 de Dezembro de 2023, 21:41 »
Aproveitei a correia de uma impressora para colocar dentro da câmera da bomba, o pitch corresponde.
Tive dificuldades em acertar com o nº de dentes, para que ficasse solto mas engrenado.
O tubo de silicone fica na parte de cima, onde é pressionado sem conflitos.

Deverei testar amanhã.





Pormenor da iluminação:


Os LEDs levaram uma guia para não se verem, aqui estão visíveis:



Para variar as fotos e videos que fiz, realçam demasiado a iluminação e ocultam os efeitos, na realidade a mangueira mal se vê,
ao gravar o LASER show foi a mesma história, uma luta com o auto-focus e exposição.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: I Belive
« Responder #19 em: 10 de Dezembro de 2023, 09:57 »
Que câmera estás a usar para fazer os vídeos?

Diria que tens que tentar jogar com a abertura da câmera e iso para dar menos luz aos tubos e realçar mais o efeito uv. Talvez seja precisos meter filtros ND para escurecer um pouco mais.

Consegues alguém conhecido com mais experiência em imagem que te ajude a fazer o vídeo? Tenho a certeza que é algo difícil de representar em vídeo, mas uma vez que saibas mais ou menos a fórmula necessária, futuros vídeos é só replicar o mesmo setup.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #20 em: 10 de Dezembro de 2023, 15:04 »
A câmera que tenho usado ultimamente é do telemóvel https://www.gsmarena.com/asus_zenfone_max_(m2)_zb633kl-9437.php
Sei, telemóvel não serve para isso, não tenho nenhum estudio, e tento improvisar na iluminação para dar o melhor resultado possível.

Citar
Consegues alguém conhecido com mais experiência em imagem que te ajude a fazer o vídeo? Tenho a certeza que é algo difícil de representar em vídeo, mas uma vez que saibas mais ou menos a fórmula necessária, futuros vídeos é só replicar o mesmo setup.

O que queres dizer com isso ? >:(

Estou a brincar  :P dou-te razão em contactar alguém com experiência, sabes que pequenas experiências não necessitam de grandes edições de vídeo para expor, ter uma câmera decente faz parte do resultado, mas se uma pessoa for naba em usar, de nada serve.

O ISO ajuda no tempo de exposição, realça as partes luminosas, melhorando os contornos, entretanto baixa os pormenores das sombras.
Gostei da dica dos filtros, no próximo vídeo vou tentar aplicar um filtro UV fisicamente, ainda neste tópico.  :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: I Belive
« Responder #21 em: 10 de Dezembro de 2023, 15:11 »
Eu também não sou grande entendido da coisa, mas imagino que se conseguirmos forçar um uso baixo e aumentar aperture, deixa entrar menos luz, ficando a imagem mais escura, e espero eu, que a parte dos números fique mais distinta da tubagem global.

Concordo que o que interessa é o projecto em si, mas parece-me que o efeito ao vivo será muito melhor do que o representado no vídeo. Deve ser algo desafiante de filmar.

Há um ângulo que conseguiste com o tlm em que se via claramente melhor.

A minha esperança era que consigas saber exactamente qual o settings e filtros para conseguires ter imagens consistentes no futuro e que mostrem um pouco melhor o quão espetacular deve ser ao vivo.

Força.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #22 em: 11 de Dezembro de 2023, 15:21 »
. A operação da correia correu bem, é um pormenor que já deveria estar incluído no próprio plástico durante o fabrico.
Entretanto o plástico teria de ser outro mais rígido, para não moer, aqui começam-se a ver o porquê do preços.

Exclui-se a engrenagem exterior, peças metálicas, os rolamentos, o motor de passos e o tubo BPT; leva-se o que se paga.

. Estive a ver o vídeo que #KammutierSpule partilhou sobre as patentes, tem muito que se diga e é uma boa informação, sobretudo para empresas, que querem assegurar seus direitos ao investir numa pesquisa particular.

Até aqui tudo bem, mas será que um circuito pode ser considerado, ou a montagem de peças comerciais de forma a ter um propósito diferente?
Não me parece  :-X

Por mais que goste de inventar, nunca foi com a intenção de comercializar.
No entanto, não nego qualquer pedido que me façam, terei todo o gosto em disponibilizar dentro das minhas possibilidades.

. #TigPT, tinhas mesmo razão, " forçar um uso baixo e aumentar aperture" mostra nitidamente as cores reais, está ficando catita :)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: I Belive
« Responder #23 em: 11 de Dezembro de 2023, 16:46 »
Citar
Até aqui tudo bem, mas será que um circuito pode ser considerado, ou a montagem de peças comerciais de forma a ter um propósito diferente?

O que patentas é o apparatus, é esse propósito.
No teu caso (eg caso nao exista) o que patentearias podia ser o uso de um deposito para separação e extração de dois líquidos com densidades diferentes, controlado a extração desses liquidos para um só tubo, para efeitos de criação de padrões visuais nesse tubo. (algo assim)
Isso dava para relógios digitais, como tubos publicitários.. etc

Há casos em que criar patentes é mais por diversão :)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #24 em: 13 de Dezembro de 2023, 13:03 »
Tenho andado a jogar com filtros, para ver se gravo uma versão melhor do aparato

Sem filtros (consegue-se ver tudo, mas os segmentos mal):


ISO 100 (os segmentos são bem visíveis, as cores não correspondem):


Filtro fisico UV (os dois pontos estão com a cor certa, já os segmentos deveriam ser mais verdes):



Conclusão, acho que vou para a 3ª opção e faço filmagens separadas, gravo com e sem filtro, no final monto tudo para dar um ar mais sequencial.

Namaste  :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: I Belive
« Responder #25 em: 13 de Dezembro de 2023, 13:09 »
Boa, talvez tenhas que gravar com opção 3 em raw e depois fazer um color correction em edição para ficar com cores mais parecidas com o que os teus olhos veem na vida real.

É algo complicado, mas eu sei que tu adoras desafios :)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #26 em: 13 de Dezembro de 2023, 15:42 »
Vamos a pormenores  ;D

Correção via RGB e HSV alteram as cores, mas fora do real.
Já a correção de cores de 6 eixos, permite ajustar com maior precisão, são 10x2 ajustes, porreiro.

Costumo usar o Virtualdub para edições e efeitos, gosto da plataforma.
Depois + uns tantos para som, transições, etc...

Resultado, o mais próximo do real possível:


ps: sim, na edição deve-se usar RAW

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: I Belive
« Responder #27 em: 13 de Dezembro de 2023, 16:09 »
Está a ficar um espetáculo!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: I Belive
« Responder #28 em: 14 de Dezembro de 2023, 21:29 »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: I Belive
« Responder #29 em: 14 de Dezembro de 2023, 22:02 »
Agora sim :) está bem mais visível.

Muito bom.

Quantos segundos mais ou menos demora a preparar um número para mostrar ?