collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone  (Lida 10095 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« em: 14 de Novembro de 2010, 14:29 »
boas a todos!

estou a começar a iniciar um projecto para o meu veiculo, que consiste em ter um arduino e um pequeno ecrã(ou dois) no carro a monitorizar certos parâmetros e com uns alarmes e afins....

o problema esta que já tenho um sensor para a temperatura do óleo mas não arranjo datasheet para aquilo (vinha com um manómetro)


alguém me ta umas luzes de como por isto a rolar?
e como se faz uma ponte de Wheatstone para este tipo de sensores?

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2010, 15:23 »
As pontes de wheatstone são mais para quando queres um sensor que meça variações de resistência, por exemplo através do uso de um extensómetro.

O sensor de temperatura já te deve dar um valor (de tensão, ou noutro formato) correspondente à temperatura.
Se não encontrares datasheet do que tens, facilmente encontras outro numa qualquer marca de circuitos integrados. Em geral esses sensores de temperatura colocam um valor de tensão à saída ou comunicam os dados por SPI.

http://en.wikipedia.org/wiki/Wheatstone_bridge
http://pt.wikipedia.org/wiki/Extens%C3%B4metro

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2010, 15:52 »
o sensor que tenho funciona assim! um fio ligado a massa e outro ligado ao manómetro. quando mais temperatura medir mais corrente deixa passar. o problema é que não encontro mais informações sobre ele.

não arranjo sensores próprios para ligar a um micro-controlador que leia temperaturas de 50 a 150ºC e consiga montar no motor do carro.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« Responder #3 em: 14 de Novembro de 2010, 17:22 »
o DS18b20 lê temperaturas ente os -55º a 125º, penso que o motor não passe dos 90º se estiver bom...


cump

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« Responder #4 em: 14 de Novembro de 2010, 19:53 »
é capaz de levar uns aquecimentos a mais de 90ºc, senão não se justificava o manómetro  8)

há tempos já pesquisei para o meu, cheguei a encontrar mas custavam mais de 150€ só o sensor...


Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« Responder #5 em: 14 de Novembro de 2010, 22:40 »
falando do liquido refrigerante esse sensor dava só tinha o problema de o colocar la!
por curiosidade, no grupo VAG quem controla o manométrico da temperatura é a centralina que o tranca nos 90 e só o manda subir se estiver mesmo mal, quando a temperatura real já vai nos 105! mas isso mais tarde leio por OBDO ;)

o que estou a falar é mesmo a temperatura do óleo, que passa dos 90 na boa!
depois também penso em meter um sensor a medir a pressão do óleo, para isso sei que o sensor tem um potenciómetro linear que varia entre 3-160 OHMS é só aprender a calcular a ponte para ele  :)

continuando por ai a fora vou meter mais alguns entre os quais a pressão do turbo também mas esse tem ligação directa ao micro porque trabalha de 0 a 5v   ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« Responder #6 em: 14 de Novembro de 2010, 23:31 »
Se varia entre 3 e 16ohm é metê-lo ligado a uma fonte de 5v, e depois ligar a saida do sensor e uma entrada analógica do arduino e usar um simples op-amp a fazer de buffer ao sinal e está feito.
Quanto a sensores se temperatura os mais certinho e que duram mais serão os PT(pt-100 são os mais comuns), são sensores que são feitos com fio de platina e são usados até para medir temperaturas em fornos de alta temperatura a mais de 1000 graus, é arranjar um PT-100 que já tenha uma caixa metálica, ir a um torneiro fazer um parafuso com um furo ao centro que não fure o parafuso de uma ponta á outra, um pedaço de cola de contacto no sensor e enfiá-lo no buraco, se ficar justo não tem erro nenhum de temperatura, mas tens de ter em atenção que os PT são muito pouco lineares e precisam de um circuito "especial" para os puderes ligar a um entrada analógica do arduino, mas isto resolve-te todos os problemas:
http://www.adafruit.com/index.php?main_page=product_info&cPath=42&products_id=269

Ou então, um simples TMP36 por exemplo que é tipo o LM35 que são sensores analógicos de temperatura, enfiado num parafuso com um furo cego, cheio de epoxy com o encapsulamento do sensor encostado á parade do furo tambem serve, mas no carro não é  muito boa ideia porque o compartimento do motor é um muito cheio de radiação electromagnética que iria afectar as medidas.
Avr fanboy

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« Responder #7 em: 15 de Novembro de 2010, 00:18 »

eu já tenho o sensor metido no carter do motor!
o problema que esta é que não tenho datacheet dele e não sei quanto varia! (esses 3-160 ohm são de um que ainda não tenho ;) )
estou a pensar é pegar no manómetro e utilizar varias resistências para emular o sensor e ficar com uma ideia dos valores do sensor, e depois de arranjar maneira de o ligar ao micro, com a ajuda do manómetro calibro-o!

mas supondo para esse que sei que varia entre 3 e 160 ohm, não preciso de calcular a tal ponte de Wheatstone para o ligar certinho ao micro?
o sensor faz massa na chapa do motor e não posso alterar isso...

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Sensor de temperatura e Ponte de Wheatstone
« Responder #8 em: 27 de Dezembro de 2010, 20:54 »
ora sensor de temperatura out... vou usar um TMP36 em principio...
a temperatura do óleo se chegar aos 150º já muito mau por isso um TMP36 deve dar conta do serviço...
fazer algo tipo isto