collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V  (Lida 10405 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #15 em: 04 de Fevereiro de 2015, 00:32 »
Se tens 1 chip ADC com entrada directa de 50V e outro com entrada directa de 5V, a precisão só se pode comparar pegando nas 2 datasheets e no caso do ADC de 5V ter em conta a tolerância do divisor de tensão. Qualquer um dos esquemas pode ser mais preciso do que o outro, nada se pode concluir sem datasheet e análise concreta pois são 2 chips diferentes.

Continuando...

Se queres saber resolução, e assumindo que ambos os ADC têm a mesma resolução (contagens, ou bits), está tudo dito! Igual. No ADC que lê 50V directamente e tem 5000 contagens de resolução (log2(5000) bits) tens uma resolução de 10mV (50V / 5000) e no ADC de 5V com um divisor /10 à entrada tens 5V / 5000 x 10 = 10mV (Vadc = Vin / 10 => Vin = Vadc x 10: Vadc = 1mV => Vin = 1mV x 10 = 10mV).

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #16 em: 04 de Fevereiro de 2015, 00:33 »
Vou aqui a copiar a explicação, talvez consigam perceber melhor que eu:

Citar
Let's simplify to try and better explain our adversion to voltage dividers.  Assume we have an ADC with 5000 bits resolution and 5V max input.  (there are none - let's just agree)

Now - if we feed a 50V signal in - we must employ a 10:1 divider - right?  Thus - each "real signal" input gets divided by 10 - before it even reaches the ADC.  Thus a ONE Volt change in level is received at the ADC as (just) a 100mV level - isn't that so?

Now as we have 5000mV of signal span @ the ADC - and 5V as max input - that equates to 1mV/ADC reading - does it not?  Then - when we feed that ADC a 50V signal thru the same divider - it becomes 5V - which yields our desired 5000 ADC reading.  And - when we feed in a 49V signal - which is reduced to 4.9V by the divider - we measure (correctly) 4900 at the ADC.

But - we get into trouble when our input signal is 49,990 - 49,999mV - do we not?  The ADC will respond w/4999 or 5000 - it cannot resolve that mV signal level - as it's been lost in the voltage divider!   That is the "resultant imprecision" forced upon the ADC by the voltage divider, Luis!

A questão ainda é outra NJay, tudo isto advém de um erro cometido nesta cotação.
Com um ADC de 5 mil counts, e entrada de 50v cada LSB corresponde a 10mV!
Acho que esta confusão vem de quem escreveu isto "dar" uma resolução de 50 mil counts ao ADC de 50v e 5 mil counts ao ADC de 5v, obviamente que com mais um digito consegue medir mais uma casa decimal.

Ou seja, e repetindo o que já disse, se as ADC's tiverem a mesma resolução, o LSB acaba por dar no mesmo, a informação tem de ser a mesma, porque a resolução é a mesma, não tiras 5 digitos de uma ADC de 8 bits, e noutra adc tambem ela de 8 bits só tiras 4 digitos(valores exagerados para efeitos demonstrativos).
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #17 em: 04 de Fevereiro de 2015, 00:42 »
Certo. Como tu dizes, se o ADC que suporta entrada directa de 50V tiver mais resolução, claro que "é melhor" do que um ADC de menor resolução a ler os mesmos 50V, independentemente de ter ou não divisor de tensão.

StarRider

  • Visitante
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #18 em: 05 de Fevereiro de 2015, 22:09 »
Boas,

Penso que essa noção de um "ADC de X ou Y volts" está a criar confusão e a induzir em erro
quem possa estar a ler, mas que raio é isso de um "ADC de 50V" ? ? ? Isso não é nenhuma
característica e não nos diz absolutamente nada. A única característica que importa é a
resolução em bits, para um mesmo ADC a resolução é SEMPRE a mesma qualquer que seja
a tensão analisada, o que pode variar é o LSB que reflecte o mínimo valor susceptível de ser
lido para uma determinada tensão.

Esse texto em inglês é um exemplo tipifico da desinformação que se pode por vezes encontrar
na net, e serve para confirmar que nem tudo o que vem à rede é peixe :)

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #19 em: 05 de Fevereiro de 2015, 22:11 »
Num ADC a unica coisa que importa é a resolução?
Sweet, nem sei porque é que não fazem osciloscópios com Arduinos  8)
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #20 em: 05 de Fevereiro de 2015, 22:22 »
Num ADC a unica coisa que importa é a resolução?
Sweet, nem sei porque é que não fazem osciloscópios com Arduinos  8)

Sim, para o caso em questão, que outras características influenciam os ditos "counts" ?
(terminologia do autor do tal artigo, não minha)

E pois, acaso, mas mesmo só por acaso, até existem por ai uma dezenas de projectos
de "osciloscópio" com arduinos, e melhor ainda, existem osciloscópio para PC com entrada
pelo porta do microfone, é claro que não se podem comparar as funções destes scopes com
um equipamento especifico, mas tendo em conta os resultados faz pensar.

Faz uma procura no google e vais ver o que encontras.

Abraços,
PA

StarRider

  • Visitante
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #21 em: 05 de Fevereiro de 2015, 22:23 »

Ou seja, e repetindo o que já disse, se as ADC's tiverem a mesma resolução, o LSB acaba por dar no mesmo, a informação tem de ser a mesma, porque a resolução é a mesma, não tiras 5 digitos de uma ADC de 8 bits, e noutra adc tambem ela de 8 bits só tiras 4 digitos(valores exagerados para efeitos demonstrativos).

Boas,

O LSB é o mesmo para a mesma Vref, mas uma vez que existe uma conversão pelo divisor de tensão
temos que incluir esse factor nas contas finais, o que na realidade vai alterar o LSB para diferentes
tensão a analisar ... pelo menos e com  essa premissa que sempre utilizei um ADC e a matemática
assim o prova.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #22 em: 05 de Fevereiro de 2015, 22:38 »
Num ADC a unica coisa que importa é a resolução?
Sweet, nem sei porque é que não fazem osciloscópios com Arduinos  8)

Sim, para o caso em questão, que outras características influenciam os ditos "counts" ?
(terminologia do autor do tal artigo, não minha)

E pois, acaso, mas mesmo só por acaso, até existem por ai uma dezenas de projectos
de "osciloscópio" com arduinos, e melhor ainda, existem osciloscópio para PC com entrada
pelo porta do microfone, é claro que não se podem comparar as funções destes scopes com
um equipamento especifico, mas tendo em conta os resultados faz pensar.

Faz uma procura no google e vais ver o que encontras.

Abraços,
PA

Ironia, passou-te ao lado.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #23 em: 05 de Fevereiro de 2015, 22:46 »
Num ADC a unica coisa que importa é a resolução?
Sweet, nem sei porque é que não fazem osciloscópios com Arduinos  8)

Sim, para o caso em questão, que outras características influenciam os ditos "counts" ?
(terminologia do autor do tal artigo, não minha)

E pois, acaso, mas mesmo só por acaso, até existem por ai uma dezenas de projectos
de "osciloscópio" com arduinos, e melhor ainda, existem osciloscópio para PC com entrada
pelo porta do microfone, é claro que não se podem comparar as funções destes scopes com
um equipamento especifico, mas tendo em conta os resultados faz pensar.

Faz uma procura no google e vais ver o que encontras.

Abraços,
PA

Ironia, passou-te ao lado.

Yap ... passou mesmo, mas agora já apanhei, a PDI tem destas coisas ... sorry :(

Abraços,
PA

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #24 em: 06 de Fevereiro de 2015, 00:13 »
"Counts", ou em Ptguês "contagens", é uma terminologia para resolução que já vi muito por aí, especialmente em equipamento como multimetros.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #25 em: 06 de Fevereiro de 2015, 09:05 »
A parte da resolução/LSB's, não estava a meter referências ao barulho para não causar confusão, provavelmente foi uma má aposta por não ficar tudo claro.

Eu sei que há coisas dessas para mil e uma dev-boards, até podes correr o Demon Core do OLS num micro e fazer um mini logic analyzer com um Arduino, ou um MSP ou um STM, são coisas que em cima do joelho desenrascam e é melhor que nada.

Agora é esperar que o Kristey cá venha dar a sua opinião.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #26 em: 06 de Fevereiro de 2015, 11:28 »

Agora é esperar que o Kristey cá venha dar a sua opinião.

Wat? XD


PS: Não tou a comentar porque sinceramente nem sei que dizer, eu concordo com o que têm dito sobre a resolução é que interessa para bem... a resolução neh? Não a referência, isto usando divisores de tensão para escalar as tensôes
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #27 em: 06 de Fevereiro de 2015, 12:36 »
Agora é esperar que o Kristey cá venha dar a sua opinião.

Wat? XD

Vês como apareceste logo? Lol

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #28 em: 06 de Fevereiro de 2015, 12:38 »
Mas eu não sou o Kristey :o

Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ADC de 50V vs Divisor de tensão em ADC de 5V
« Responder #29 em: 06 de Fevereiro de 2015, 13:55 »
Epá, foi um cruzamento de sinapses  ;D
Avr fanboy