collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Quadcopter com GPS - Questões  (Lida 14551 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #15 em: 30 de Agosto de 2013, 22:35 »
Excelentes notícias. O que me aconselham a nível de hardware (Máquinas voadoras) ?
metRo_, mais uma vez, obrigado pela tua partilha de informação. Gostaria de começar a fazer o 1 +1. Juntar o que posso fazer com HW + SW e como estes interagem entre si, alguém me recomenda leituras ?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #16 em: 31 de Agosto de 2013, 03:31 »
Excelentes notícias. O que me aconselham a nível de hardware (Máquinas voadoras) ?
metRo_, mais uma vez, obrigado pela tua partilha de informação. Gostaria de começar a fazer o 1 +1. Juntar o que posso fazer com HW + SW e como estes interagem entre si, alguém me recomenda leituras ?
http://ow.ly/oqigA

(eu tenho umas pcbs dum quad pra venda que funcionam ao mm tempo com estrutura do quad (ou parte da estutura), se tiver interessado, eu posto aqui fotos e o projecto do quad onde saquei as pcbs.)

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #17 em: 31 de Agosto de 2013, 14:52 »
Hugu, obrigado, mas por enquanto preciso mesmo de saber como a informação que me foi indicada se encaixa toda. Na verdade, não sei o que é que a pcb se vai encaixar no projeto. Tenho muito para aprender ainda.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #18 em: 31 de Agosto de 2013, 15:23 »
A "máquina voadora" depende de muitos factores, payload(peso que pretendes carregar para alem do peso da maquina) que pretendes, ambiente em que vai operar, zonas com muito vento pouco, etc.

Acho que para já deves considerar que um quadcopter pode ter um payload de 500g/600g, aguenta ventos fracos, tem uma autonomia de 15/20 minutos e que lhe podes dizer através de um controlador de mais alto nível vai para esta posição e tirar uma fotografia. Estes dados são apenas empíricos e são resultado do que vou lendo e tenho como experiência para quadcopters de tamanho "normal" e custos à volta de 500/600 €, este preço para algo bastante caseiro como http://forums.openpilot.org/topic/6898-metrocopter/. Claro que estes valores podem ser muito diferentes, reduzindo o peso do quadcopter tens maior autonomia por exemplo.

Quanto a ler tens por exemplo http://www.amazon.com/Small-Unmanned-Aircraft-Practice-ebook/dp/B007AIXJT4 que vi uma vez referenciado algures mas não faço ideia se é bom ou não. Talvez os primeiros capítulos te sirvam para perceber como as coisas funciona pois os capítulos seguintes já são muito sobre o controlo, etc o que neste momento já é estar a reinventar a roda, visto que existem soluções open-source muito boas.

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #19 em: 04 de Setembro de 2013, 11:37 »
Bom dia,
metRo_, obrigado.

Como é obvio, quanto mais vou lendo, vendo e descobrindo a minha vontade de construir um quad está agora through the roof.

Estou pensar construir a minha prórpia versão. Pegar em alúminio, por acaso a minha primeira profissão foi serralheiro, vem mesmo a calhar, e começar a construir algo.

Vou desenhar o plano e o dimensionamento do Quad electrónicamente. Alguem tem algumas dicas quanto este novo hobby ?

Lojas PT, recomendam alguma para eu comprar os brinquedos que preciso ? Dicas ? Informações ?

Estou deserto para começar a cortar alúminio.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #20 em: 04 de Setembro de 2013, 12:30 »
Bom dia,
metRo_, obrigado.

Como é obvio, quanto mais vou lendo, vendo e descobrindo a minha vontade de construir um quad está agora through the roof.

Estou pensar construir a minha prórpia versão. Pegar em alúminio, por acaso a minha primeira profissão foi serralheiro, vem mesmo a calhar, e começar a construir algo.

Vou desenhar o plano e o dimensionamento do Quad electrónicamente. Alguem tem algumas dicas quanto este novo hobby ?

Lojas PT, recomendam alguma para eu comprar os brinquedos que preciso ? Dicas ? Informações ?

Estou deserto para começar a cortar alúminio.
Pelo preço das frames de quadcopters não vale a pena andar a perder tempo.
Mas se realmente a ideia é construir o proprio quad aí é diferente.

Lojas portuguesas ainda nao estao muito dentro de quadcopters.

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #21 em: 04 de Setembro de 2013, 14:54 »
Nunito, então que me recomendas ? onde posso comprar ? (existe alguma regra relativamente à publicação de lojas no forum ?)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #22 em: 04 de Setembro de 2013, 17:47 »
Nunito, então que me recomendas ? onde posso comprar ? (existe alguma regra relativamente à publicação de lojas no forum ?)

A maior parte do que procuras podes encontrar em hobbyking.com ou rctimer.com, na europa costumo usar a flyduino.com

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #23 em: 05 de Setembro de 2013, 20:10 »
Ok, existe algum bundle, ou Quads, já completos, que tenham boa capacidade em termos de autonomia, e que consigam levantar 1KG ?

Estes packs de Quads que já existem, o software deles pode ser alterado ? para contemplar novas funcionalidades ? Ou necessita de levar controlador novo que assim o permita ?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #24 em: 05 de Setembro de 2013, 20:47 »
Ok, existe algum bundle, ou Quads, já completos, que tenham boa capacidade em termos de autonomia, e que consigam levantar 1KG ?

Estes packs de Quads que já existem, o software deles pode ser alterado ? para contemplar novas funcionalidades ? Ou necessita de levar controlador novo que assim o permita ?

quanto aos packs ve onde o senso já disse ou entao http://www.dji.com/, microdrones, http://www.foxtechfpv.com/ a partida o controlador que vem nesses packs é fechado mas se calhar encontras packs com boards open-source.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #25 em: 05 de Setembro de 2013, 21:35 »
Á uma parte que não estou bem a entender, tu queres meter o telemovel no quad, ou queres o quad a falar com o telemovel?
Quanto ao onde, eis dois exemplos:
http://rtf.3drobotics.com/category_s/25.htm
http://www.turboace.com/turbo-ace-x830-d-f-quadcopter.aspx

É basicamente uma questão de procurar por RTF(ready to fly) quadcopter, se quiseres andar a pendurar cameras pesadas possivelmente tens de ir para um octo, até pelo extra da redundância de motor..

Viste isto?
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #26 em: 05 de Setembro de 2013, 23:39 »
Nunito, então que me recomendas ? onde posso comprar ? (existe alguma regra relativamente à publicação de lojas no forum ?)

StockRc.com

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #27 em: 05 de Setembro de 2013, 23:43 »
Ok, existe algum bundle, ou Quads, já completos, que tenham boa capacidade em termos de autonomia, e que consigam levantar 1KG ?

Estes packs de Quads que já existem, o software deles pode ser alterado ? para contemplar novas funcionalidades ? Ou necessita de levar controlador novo que assim o permita ?

Eu tenho Multiwii, é open source, mas para um principiante, é coisa de ir a farmaçia comprar brufen para as dores de cabeça.
A Naza M Lite, façil instalação, voo bastante soft, uns euros a mais do que a multiwii, mas vale a pena.

Offline silvador

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #28 em: 08 de Setembro de 2013, 14:46 »
Olá pessoal, tem sido algo complicado compreender como o software interage e como eu posso interagir com o software do quad.

Contactei a 3d robotics, ele dizem que todos os quads deles têm software open source e que pode ser facilmente alterado. Isto é muito bom. Na verdade irei seguir o vosso conselho, irei comprar um ready to fly e depois acrescentar posteriormente mais funcionalidades, assim sendo, o que me aconselham a nível de :

Payload de 600g +/-
Conseguir interagir com o software - Saber em tempo real, posições GPS, alterar altura com base no terreno, ...
Possibilidade de acrescentar novas funcionalidades: Enviar ordens programadas on demand.

Gostaria de saber os vossos conselhos. Como sou iniciante, estou com um pouco de medo de me aventurar para algo que desconheça, assim, um Ready to fly que me permita começar a fazer experienciais iniciais chega-me perfeitamente.



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Quadcopter com GPS - Questões
« Responder #29 em: 08 de Setembro de 2013, 14:48 »
Supostamente o mais facil é serial, tanto no lado do quad como do telemovel é bastante facil de usar.
Avr fanboy