collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Placard de Leds  (Lida 31668 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Placard de Leds
« Responder #15 em: 29 de Maio de 2013, 14:15 »
Obrigado Dropes, era isto que precisava...

Mas sendo assim não posso alimentar os leds com menos de 20v...

Isto a dizer que eles tem um drop de 2,0v e consomem 20mA cada...

Ao liga-los assim em paralelo era o que estava a pensar, assim todos os leds que eu acrescentar vão me é puxar mais Amps e não mais voltagem correcto?

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Placard de Leds
« Responder #16 em: 29 de Maio de 2013, 14:41 »
A alimentação mínima seria superior a 2V para teres um controle melhor da corrente.
Se tens uma tensão certa, o programa ordena para a melhor configuração e menos perdas nas resistências.
Não é nada complicado de organizar outras configurações, o mais normal seria um transformador de 12V e ir jogando com resistências de valores diferentes para cada segmento do logo.

Em baixo diz a corrente debitada, para 12V 100LEDs dá 340mA, um transformador de 500mA faz bem o serviço sem preocupações de limitações.
« Última modificação: 29 de Maio de 2013, 14:44 por dropes »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Placard de Leds
« Responder #17 em: 29 de Maio de 2013, 14:44 »
A alimentação mínima seria superior a 2V para teres um controle melhor da corrente.
Se tens uma tensão certa, o programa ordena para a melhor configuração e menos perdas nas resistências.
Não é nada complicado de organizar outras configurações, o mais normal seria um transformador de 12V e ir jogando com resistências de valores diferentes para cada segmento do logo.

Hum ok, como o simulador só me calculava com alimentação superior a 20v eu tava a achar estranho...

Sendo assim posso usar o mesmo esquema mas com um transformador de 12v para 5v e usar 5v de alimentação correcto?

Agora como calculo as resistencias que devo colocar em cada led?
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Placard de Leds
« Responder #18 em: 29 de Maio de 2013, 14:54 »
No programa tens "Power supply voltage (V)", não sei onde viste a limitação de 20V  ???
Baixar a tensão para 5V só vais poder colocar dois LEDs em série o que aumenta o nº de resistências e maiores perdas.
Claro que também podes colocar apenas uma resistência por LED (150ohms) vais ter é uma grande trabalheira a soldar resistências e uma corrente de 2A.

Podes fazer testes no programa com nºs diferentes de leds assim como tensões diferentes e vês o valor das resistências.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Placard de Leds
« Responder #19 em: 29 de Maio de 2013, 14:59 »
Então e o Power Supply não é o mesmo que a alimentação?...

Ou seja, é o que eu vou usar para alimentar os Leds todos correcto?...

Neste caso imaginemos um tranformador que me dava à saida 5v e uns 2A ou 3A, e depois bastava ligar os leds todos como mostra a calculadora e alimentar os leds com os 5v, ou nao da assim?


Ja agora se colocar somente 1 Led com Power Supply Voltage de 5v ele diz que preciso aumentar, e só dá com 20v, e isto entao esta mal... porque eu com 5v alimento bem 1 led lol
« Última modificação: 29 de Maio de 2013, 15:02 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Placard de Leds
« Responder #20 em: 29 de Maio de 2013, 15:16 »
A mim está a aceitar...


Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Placard de Leds
« Responder #21 em: 29 de Maio de 2013, 15:33 »
Lol a mim não estava...tive que fazer um reload...

Ora bem, então pelo que vejo, ele aconcelha em 100 Leds meter 2 a 2 em paralelo, sendo que estes 2 estão em série...

Eu aqui se os colocasse todos em paralelo qual seria a desvantagem?
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Placard de Leds
« Responder #22 em: 29 de Maio de 2013, 15:49 »
são 50 series de 20mA cada que da 1A. Tens de ter um fonte que aguente bem isso.

Tambem tinhas de ter 50 sistemas para controlar a corrente (ex: resistencias ou reguladores de corrente)
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Placard de Leds
« Responder #23 em: 29 de Maio de 2013, 16:18 »
são 50 series de 20mA cada que da 1A. Tens de ter um fonte que aguente bem isso.

Tambem tinhas de ter 50 sistemas para controlar a corrente (ex: resistencias ou reguladores de corrente)

Ok, mas em vez de ter 50 series, nao poderia ter somente 100 paralelos? e iria ter 2A de consumo correcto?
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Placard de Leds
« Responder #24 em: 29 de Maio de 2013, 16:50 »
sim e ve. tu forneces esmpre 5V certo? 5*1=5W de potencia. 5*2=10W de potencia. Por isso devias usar 2 leds em cada serie fazendo 50 series com 100 leds
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Placard de Leds
« Responder #25 em: 29 de Maio de 2013, 16:56 »
Ah ok, por isso é quanto mais potência eu der de entrada mais posso aumentar as séries...

Faz sentido, por isso o Senso dizia ontem para alimentar precisava dos 90v devido as quedas de tensão...

Ok ok, já tou a perceber disto...

Neste caso hipoteticamente e teoricamente, se fornecesse 6v de entrada, com uma queda de 2v por led, podia ter séries de 3 Led's com resistencias de 1Ohm ne?...

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Placard de Leds
« Responder #26 em: 29 de Maio de 2013, 17:19 »
Ah ok, por isso é quanto mais potência eu der de entrada mais posso aumentar as séries...

Faz sentido, por isso o Senso dizia ontem para alimentar precisava dos 90v devido as quedas de tensão...

Ok ok, já tou a perceber disto...

Neste caso hipoteticamente e teoricamente, se fornecesse 6v de entrada, com uma queda de 2v por led, podia ter séries de 3 Led's com resistencias de 1Ohm ne?...

Cumps,
André.

se os leds forem de 2v e forem 3 isso da 6v no total. Assim a queda de tensao na resistencia é perto de 0. Convem ter uma alimentação superior à soma total da tensao dos leds. Por isso para 3 leds de 2V aconselho tipo 6,5V

Com a queda de tensão quase 0 na resistencia, a corrente na serie dos leds tambem é quase 0 porque I=U/R, 0/1=0
« Última modificação: 29 de Maio de 2013, 17:30 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Placard de Leds
« Responder #27 em: 29 de Maio de 2013, 18:05 »
Estás certo LuísR.A. a tensão de alimentação deve ser superior à queda dos LEDs.
Se foi ponderado alimentar a 24V, porque não usar um transformador 12V 500mA, 5V é mesmo limitativo e a potência que tem de ser dissipada por resistências é enorme.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Placard de Leds
« Responder #28 em: 29 de Maio de 2013, 18:09 »
Estás certo LuísR.A. a tensão de alimentação deve ser superior à queda dos LEDs.
Se foi ponderado alimentar a 24V, porque não usar um transformador 12V 500mA, 5V é mesmo limitativo e a potência que tem de ser dissipada por resistências é enorme.

Eu usava para este caso um carregador antigo de um laptop. Ou fontes de alimentações de PC fixos (12v). Dão muita potencia e tem uma tensao de 12-20V. Qualquer uma destas fontes dá 2A à vontade por isso serve bem.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Placard de Leds
« Responder #29 em: 29 de Maio de 2013, 23:59 »
Boas,

Sim caro luís, eu foi só para ver se tinha percebido a lógica daí ter dito que 6v na teoria chegava para os 3 leds... ;)

Relativamente a alimentação eu até tinha pensado numas LiPo 4S (14,8v) que tenho de 4000mAh, mas pelos vistos não posso devido a não ser uma entrada continua ne?...

Ou seja consoante a bateria vai baixando a voltagem tambem desce....

A não ser que usa-se algum conversor que suporte entradas ate 20v por exemplo e convertesse para 12v... tipo os 7805 para 5v...
Cumprimentos,
André Carvalho.