collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Maquina CNC - Startup  (Lida 10296 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Maquina CNC - Startup
« em: 24 de Novembro de 2015, 23:23 »
Viva

acho que é desta que vou fazer a minha CNC, o processo irá passar por uma fazer inicial de toda a parte mecânica, onde pretendo usar a mesma como uma simples mesa XYZ manual e à posteriori a toda a parte de automação.

já tenho comigo alguma material, como veios de deslizamento, bronzes, varão roscado, etc.

Após algumas pesquisas online, a primeira duvida surge na cota a que tenho de colocar a ponte dos "Y".

Por o que vi, a mesma não é centrada com a estrutura de deslocamento em "X", então a minha pergunta é se há alguma relação, face ao comprimento dos veios, no meu caso, entre a distancia d1 e d2?

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Maquina CNC - Startup
« Responder #1 em: 25 de Novembro de 2015, 01:08 »
Acho que trocaste o XX e os YY na figura.
XX é esquerda/direita (positivo para a direita)
YY é frente/ trás (positivo para a frente)
ZZ é cima/ baixo (positivo para cima)



Pelo que entendo estás a fazer uma maquina que em vez de "gantry" (?pórtico?) móvel, vais deslocar a mesa nos YY. Foi o que usei na minha CNC e acho que permite construir uma máquina bem sólida de forma relativamente simples, o único defeito é que ocupa mais espaço mas se não for ter uma área de trabalho muito grande não é problema.
Quanto à relação, não é uma relação. Escolhes a posição para que com o sistema de deslocação dos XX e dos ZZ montado, mais o suporte da fresadora faça com que o eixo da fresadora fique a meio do deslocamento dos YY, para tirares o maior partido da mesa de corte.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Maquina CNC - Startup
« Responder #2 em: 25 de Novembro de 2015, 09:17 »
viva,

obrigado por a explicação e pela correcção...

eu falei em relação, pois de todos os trabalhos que analisei, vejo sempre que o eixo "YY", está descentrado do eixo "XX".

estou a idealizar fazer a mesa a fazer o deslocamento em "XX", precisamente, como tu dizes, devido a achar que tem uma maior resistência.

Na tua CNC centraste o eixo dos "YY" com o eixo dos "XX"?

cumps

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Maquina CNC - Startup
« Responder #3 em: 25 de Novembro de 2015, 10:34 »
Quanto à relação, não é uma relação. Escolhes a posição para que com o sistema de deslocação dos XX e dos ZZ montado, mais o suporte da fresadora faça com que o eixo da fresadora fique a meio do deslocamento dos YY, para tirares o maior partido da mesa de corte.

Como disse, o que tens de centrar sobre o YY é eixo do spindle, onde montas a ferramenta de corte. Antes de começar a montar a CNC desenhei-a toda, spindle incluído, e ajustei a posição do eixo dos XX até ficar alinhado.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Maquina CNC - Startup
« Responder #4 em: 25 de Novembro de 2015, 12:04 »
Que diâmetro de varão roscado que usas-te?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Maquina CNC - Startup
« Responder #5 em: 25 de Novembro de 2015, 12:13 »
Usei varão inox 8mm.
Tem a vantagem que como é um passo fino (1.25mm) ganhas bastante em força e na minha com NEMA17 corto alumínio sem problemas.
Como desvantagem é que como o passo é relativamente fino a máquina é para o lenta, a velocidade máxima da minha anda pelos 0,8m/min.

Tenho planos de algum dia experimentar com varão trapezoidal (http://www.fabory.com/pt/Fixa%C3%A7%C3%A3o/Var%C3%A3o-roscado/Var%C3%A3o-roscado-trapezoidal/Var%C3%A3o-roscado-trapezoidal/51076-120-003/p/51076120003)

StarRider

  • Visitante
Re: Maquina CNC - Startup
« Responder #6 em: 25 de Novembro de 2015, 22:48 »
Boas,

Podes analisar o ficheiro em anexo a esta mensagem, não forneço as medidas
pois não te quero dar a papinha toda feita, alem de que os veios usados são
diferentes ... mas dá para tirar a ideia base.

Abraços,
PA

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Maquina CNC - Startup
« Responder #7 em: 25 de Novembro de 2015, 23:07 »
Foi assim que fiz a minha.
Na minha consigo ajustar o centro do spindle, porque consigo ajustar o perfil de alumínio do eixo do Z.