collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controladoras Quad de 32-bits  (Lida 7457 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Controladoras Quad de 32-bits
« em: 04 de Julho de 2012, 12:21 »
Tenho acompanhado os controladores de voo para quads do mercado e open source e tenho reparado que praticamente todos se baseiam na atmega328p.

A resposta mais obvia é porque a arduino praticamente se tornou num standard, mas daí a ser o melhor para uma aplicação que precisa de tantos calculos para ser efectiva e uma velocidade de processamento superior eu acho que é um pouco limitada.

Gostava de lançar a discussão dos pro's e contras's de se fazer uma controladora de quads (e hexas e uav's etc) de baixo custo baseada em tecnologia 32bits com um sistema operativo.

Será que existe interesse? Overkill?
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #1 em: 04 de Julho de 2012, 12:33 »
Tenho acompanhado os controladores de voo para quads do mercado e open source e tenho reparado que praticamente todos se baseiam na atmega328p.

A resposta mais obvia é porque a arduino praticamente se tornou num standard, mas daí a ser o melhor para uma aplicação que precisa de tantos calculos para ser efectiva e uma velocidade de processamento superior eu acho que é um pouco limitada.

Gostava de lançar a discussão dos pro's e contras's de se fazer uma controladora de quads (e hexas e uav's etc) de baixo custo baseada em tecnologia 32bits com um sistema operativo.

Será que existe interesse? Overkill?

Tens o OpenPilot que usa um ARM de 32Bits por exemplo, entre outros. Colocar um sistema operativo (suponho que estejas a falar de algo mais completo e não por exemplo um freertos) é que pode fazer com que percas o controlo temporal das tarefas.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #2 em: 04 de Julho de 2012, 12:51 »
Tens o OpenPilot que usa um ARM de 32Bits por exemplo, entre outros. Colocar um sistema operativo (suponho que estejas a falar de algo mais completo e não por exemplo um freertos) é que pode fazer com que percas o controlo temporal das tarefas.

Eu conheço tambem o OpenPilot mas esta sempre sem stock e pareceu-me caro quando o vi pela 1ª vez, mas dadas as caracteristicas se calhar não é.

O sistema operativo era mais para poder correr coisas como processamento de imagem e afins mas de facto não faz muito sentido e de facto perdes o controlo temporal. Mas seria interessante em especial para permitir programar com outros tipos de linguagem e facilitar o multithreading por exemplo.

Pode ter sido um devaneio, mas imagino que se conseguissemos que um unico processador conseguisse lidar com as comunicações, gps, sensores e ainda ter memoria e processamento suficiente para outras coisas como reconhecimento de padrões etc a um custo acessivel podia ser interessante.

Mais opiniões são bem vindas.
« Última modificação: 04 de Julho de 2012, 13:02 por Marvin »
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #3 em: 04 de Julho de 2012, 14:19 »
A unica coisa que precisa de calculos intensivos é o IMU, e até mesmo o IMU com código inteligente num atmega328p corre a 100Hz, se pensares que uma taxa de refrescamento muito maior que isso apanhas ruido dos sensores, e muitos dos sensores nem são capazes de mandar dados novos a 100Hz, não é preciso um micro assim tão potente quanto isso.
Avr fanboy

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #4 em: 04 de Julho de 2012, 15:02 »
A unica coisa que precisa de calculos intensivos é o IMU, e até mesmo o IMU com código inteligente num atmega328p corre a 100Hz, se pensares que uma taxa de refrescamento muito maior que isso apanhas ruido dos sensores, e muitos dos sensores nem são capazes de mandar dados novos a 100Hz, não é preciso um micro assim tão potente quanto isso.

Tens toda a razão tinha-me esquecido do proprio refrescamento dos sensores, portanto não faz muito sentido uma placa controladora mais q um atmega328p.


Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #5 em: 04 de Julho de 2012, 15:14 »
E um RB pi para isso? Com camara incorporada para análise de imagem e com IMU e as tretas todas?

Overkill?
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #6 em: 04 de Julho de 2012, 15:18 »
E um RB pi para isso? Com camara incorporada para análise de imagem e com IMU e as tretas todas?

Overkill?

Era essa a minha ideia original, mas tal como o Metro indicou, poderiamos perder o controlo temporal das tarefas por problemas no SO.

Mas em vez de RB pi era desenvolver mesmo algo de raiz baseado que fosse apenas uma board.

Talvez o caminho seja uma board com 2 processadores distintos com funções distintas... ou não...
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #7 em: 04 de Julho de 2012, 15:19 »
A unica coisa que precisa de calculos intensivos é o IMU, e até mesmo o IMU com código inteligente num atmega328p corre a 100Hz, se pensares que uma taxa de refrescamento muito maior que isso apanhas ruido dos sensores, e muitos dos sensores nem são capazes de mandar dados novos a 100Hz, não é preciso um micro assim tão potente quanto isso.

Não é bem assim senso, por exemplo no OpenPilot tens o controlador, se não me engano, a correr a cerca de 1khz e notas bastante diferença com refrescas os ESC's a 100hz ou 400Hz, se a informação gerada pelo controlador não fosse útil não notavas esta diferença.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #8 em: 04 de Julho de 2012, 15:25 »
E um RB pi para isso? Com camara incorporada para análise de imagem e com IMU e as tretas todas?

Overkill?

Era essa a minha ideia original, mas tal como o Metro indicou, poderiamos perder o controlo temporal das tarefas por problemas no SO.

Mas em vez de RB pi era desenvolver mesmo algo de raiz baseado que fosse apenas uma board.

Talvez o caminho seja uma board com 2 processadores distintos com funções distintas... ou não...

Pois provavelmente seria o que ia acontecer.... também já me tinha lembrado disso...mas não sei...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #9 em: 04 de Julho de 2012, 17:28 »
A unica coisa que precisa de calculos intensivos é o IMU, e até mesmo o IMU com código inteligente num atmega328p corre a 100Hz, se pensares que uma taxa de refrescamento muito maior que isso apanhas ruido dos sensores, e muitos dos sensores nem são capazes de mandar dados novos a 100Hz, não é preciso um micro assim tão potente quanto isso.

Não é bem assim senso, por exemplo no OpenPilot tens o controlador, se não me engano, a correr a cerca de 1khz e notas bastante diferença com refrescas os ESC's a 100hz ou 400Hz, se a informação gerada pelo controlador não fosse útil não notavas esta diferença.

Mas isso convem teres esc's com código diferente, porque os ESC's para RC têm filtros nas entradas que limitam a taxa de refrescamento a pouco mais de 100Hz, mas com outro código, ou com ESC's a falar por i2c tens ganhos notórios, mas isso é porque os motores te respondem mais rapidamente aos comandos.
Uma RPi a fazer processamento de imagem arrasta-se um bocadinho, que já apanhei um blog de alguem, até a ler mp3's se engasga, quanto mais com openCv..
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #10 em: 04 de Julho de 2012, 21:11 »
Mas respondem mais rápido e de maneira diferente porque o controlo lhe manda valores diferentes, isto porque, os valores dos sensores não estão a ser os mesmos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #11 em: 04 de Julho de 2012, 21:44 »
Que sensores estás a falar?
Supostamente o bleeding edge ainda é usar sensores analógicos com adc's muito bons, mas só conheço os giroscópios da AD, que custam uns 600€ cada um e é preciso usar várias pcb's para os deixar na vertical.
De resto, os sensores tipicamente têm refresh rates no máximo de 1kHz, ou pouco mais e ai apanhas mais ruido induzido pela vibração dos motores e ruido inerente ao funcionamento dos sensores MEMS, mesmo com os ardupilot e companhia, usar ESC's com outro software para responderem directamente aos comandos e não os passarem por um filtro passa baixo torna os quads/tris/hexas/octos mais estáveis e mais rápidos a responder aos comandos.

A vantagem de um micro de 32 bits, começa a ser acima de tudo o preço, que em quantidades os torna mais baratos que um micro de 8 bits, mas têm o "contra" de terem pinos muito mais fracos no que toca a limites de corrente e transientes de voltagem, são mais frágeis basicamente, e como ainda são relativamente recentes no mundo do hobby não á tanta informação.
Avr fanboy

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #12 em: 04 de Julho de 2012, 21:52 »
Pelo que percebo vai sempre existir um bottleneck que são os sensores da IMU que dificilmente chegaram aos MHZ.

Mesmo que aceleres a velocidade de resposta dos escs em periodos de extrema turbulencia iras sempre ter problemas.

A grande questão é, será que um quad ou hex necessitam dessa precisão para uma navegação e utilização normal?

Estruturalmente um "mini" multirotor não aguenta muito a turbulencia acima de uma certa altitude mas para movimentação de precisão em espaços confinados ele proprio cria muita turbulencia por isso tenho as minhas duvidas.

Alguem já testou um openpilot?

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #13 em: 04 de Julho de 2012, 23:58 »

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Controladoras Quad de 32-bits
« Responder #14 em: 05 de Julho de 2012, 11:56 »
Na UAVision usam um ARM 32bit + DSP de 16bit. Overkill? ;D

http://www.uavision.com/index.php?option=com_content&view=article&id=167&Itemid=27&lang=pt

Pois, la esta, essa board muito possivelmente é que trata tb do sinal da camara e outros sensores que não apenas os de navegação e estabilização...

mesmo assim pode ser overkill...

Numa outra nota, alguem sabe se a uavision esta a ter sucesso? ou seja tem vendas e o mercado esta a crescer?
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek