collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: 6-pinos PIC vs 6-pin AVR, qual o melhor ?  (Lida 16784 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: 6-pinos PIC vs 6-pin AVR, qual o melhor ?
« Responder #30 em: 03 de Janeiro de 2010, 14:37 »
Segundo, o conteúdo, a caracterização de qualquer MCU relativamente ao seu consumo é sempre
feita em Amps por Mhz, esse é "de facto" o parâmetro que é utilizado na concepção de sistemas e
é a unidade usada universalmente quando se quer comparar consumos entre MCU !
Até pode ser uma forma universal de comparação de consumo, mas é completamente falaciosa e logo inútil, pois não espelha o verdadeiro consumo do dispositivo, como tu e o asena já referiram.

No caso especifico PIC/AVR, logo à partida temos que considerar a diferença de 4 vezes entre a frequência de clock e a de execução de instruções. Vamos usar antes o consumo por MIPS, este sim minimamente realista. Pegando dos dados que deixaste sobre um modelo AVR e um modelo PIC, temos que o PIC consome 150uA / MIPS enquanto que um AVR consome apenas 100uA / MIPS.

Se fossemos fazer um teste ainda mais realista, que seria comparar a o número de instruções que é necessário em cada uma das arquitecturas para executar certas funções tipicas (como processamento de interrupções), concluiriamos que o AVR consegue fazer o mesmo que o PIC em menos instruções.

Ainda crescento mais. Na verdade também pode ser um tanto falacioso estar a comparar o consumo por MIPS, porque quando queremos um dispositivo de real baixo consumo normalmente é para aplicações que vão estar a dormir a maior parte do tempo, e aí o consumo por MIPS praticamente perde importância (assumindo cores com consumos semelhantes por MIPS) para o consumo em modo de sleep e o consumo dos periféricos. É preciso ter em conta a aplicação.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: 6-pinos PIC vs 6-pin AVR, qual o melhor ?
« Responder #31 em: 03 de Janeiro de 2010, 15:15 »
A sumar a isto tudo ainda temos o tipo de acessos, a natureza da ALU e os consumos e velocidades dos GPIOs tais como dimensões de e flexibilidade de RAM e ROM, isto para nem sequer ir tocar nos ADCs, etc, etc, etc...

Eu diria que tudo o que existe no mercado é bom, caso contrário já tinha saído do mercado.

Pode ser bom pelo preço, pode ser bom pelo tamanho, pode ser bom pelas características, mas tudo depende da aplicação em concreto.

Acho que é interessante discutir estes tópicos mas vamos nos focar no tema em si e menos na maneira como cada um defende as suas ideias. Afinal estamos aqui para discutir ideias e aprender em conjunto e não ver quem tem ou não razão.

A guerra AVR vs. PIC sempre existiu e a AVR ganhou muito com o arduino. Inclusive a Microchip contactou a SparkFun para fazerem um Arduino Style baseado em PIC para ver se conseguiam inverter os gráficos do momento que são completamente assustadores

Pesquisas no google por keywords nos últimos tempos:


Como podem ver, conforme a pesquisa por Arduino cresce, a pesquisa pelas marcas dos ics no geral tem descido, o que as faz ter que optar por novas técnicas de chegar aos consumidores. A NXP já está a preparar uma grande jogada com o mbed, baseado em Cortex-M3 mas não sei se o mercado está preparado para um salto tão grande. Já a microchip tem o Picaxe que é muito fraquinho e nem é deles, e anda a ver navios. A freescale é um gigante com mais do que meros micros e está um pouco à parte deste mercado low-cost.

PS - (para quem vier dizer que picaxe é muito bom, só tenho a dizer: "O arduino faz logaritmos, escrevendo apenas 'log(x)' e o picaxe?")
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 15:17 por TigPT »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: 6-pinos PIC vs 6-pin AVR, qual o melhor ?
« Responder #32 em: 06 de Janeiro de 2010, 16:28 »

Incorrecto.

Para comparar entre PIC e AVR, temos que usar o mesmo tipo de máquina, e à mesma velocidade.
Logo, como a arquitectura dinossaura PIC faz a divisão do clock por 4, temos que usar um relógio de 4MHz para termos ciclos de 1MHz :::

Caro asena,

A única "incorrecção" aqui foi a sua resposta, quer na forma, quer no conteúdo.

Primeiro na forma como a mesma foi feita,  essa sua exclamação de  "Incorrecto" alem de ser
deselegante está longe de ter qualquer fundamento, pois a minha asserção está 100% correcta.

Segundo, o conteúdo, a caracterização de qualquer MCU relativamente ao seu consumo é sempre
feita em Amps por Mhz, esse é "de facto" o parâmetro que é utilizado na concepção de sistemas e
é a unidade usada universalmente quando se quer comparar consumos entre MCU !

Logo, NÃO EXISTE NADA DE INCORRECTO quando afirmo que:
PIC16 =  150uA @ 1Mhz
Mega164P = 400uA @ 1Mhz

Isto acaba por ser MCU 101, e é tão básico que sinceramente só posso concluir que se alguém
vem dizer que está "incorrecto" só denota um total desconhecimento do assunto... ainda por
cima de alguém que diz ser "Formador em Microcontroladores"... enfim.

Por isso, caro asena, agradecia que da próxima vez que ache que existe alguma incorrecção em
qualquer das minhas afirmações, tivesse a amabilidade de explicar porque, como e onde está
essa incorrecção, e já agora, se não for pedir muito, agradeço que o faça de uma forma menos
"altiva"... pois a modestia é uma virtude e só nos fica bem.

Cumprimentos
Paulo A.



Pessoal, depois de um enxovalho destes em público, vou começar sériamente a pensar se vale a pensa participar no fórum!

Fico com medo de falar, não sei bem o que dizer... não quero ferir susceptibilidades a ninguém....  ???

Afinal... isto é só um forum descontraido... não é o parlamento...



Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: 6-pinos PIC vs 6-pin AVR, qual o melhor ?
« Responder #33 em: 06 de Janeiro de 2010, 17:23 »
Eu normalmente prefiro que sejam as pessoas a resolver estas pequenas discussões mas neste caso queria que soubessem que não gostava de perder nenhum dos membros do fórum, pois considero a participação de ambos bastante importante, e como tal gostaria que se resolvesse tudo sem ser necessário este tipo de situações.

Eu por acaso também considero a maneira como o asena expôs a situação um pouco mais clara. Porque no custo de um projecto ter um cristal de 4Mhz ou de 1Mhz não tem implicações financeiros enquanto que o facto de um gastar mais que outro para trabalharem à mesmo velocidade pode ter. É de salientar que eu não conheço muito a fundo ambas as arquitecturas embora conheça melhor AVR.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: 6-pinos PIC vs 6-pin AVR, qual o melhor ?
« Responder #34 em: 06 de Janeiro de 2010, 21:18 »
Era uma pena que alguém fosse deixar de participar aqui no fórum por causa dumas mensagens mal interpretadas. Já sabemos que conversar textualmente por vezes tem destas coisas, umas vezes nós outras vezes outros... tenho a certeza de que tudo acabará bem e de que continuaremos a aprender bastante neste tópico :)!

StarRider

  • Visitante
Re: 6-pinos PIC vs 6-pin AVR, qual o melhor ?
« Responder #35 em: 09 de Janeiro de 2010, 23:30 »
Boas,

É tudo uma questão de RESPEITO... e de atitude, e ainda estou à espera que o senhor António
Sérgio Sena me diga onde e como é que o meu post estava "incorrecto".

Meus senhores, não se trata de uma questão de interpretação ou de facilidade de compreensão,
trata-se de esclarecer uma acusação que foi lançada contra uma afirmação minha, e das duas
uma: ou o senhor Sena especifica onde estava a minha incorrecção, ou então deixa a sua própria
credibilidade ao julgamento de todos.

É importante que as pessoas percebam que não podem fazer apontar o dedo aos outros de
animo leve, e que devem estar preparadas para fundamentar as suas afirmações.

Mas este assunto, conforme já transmiti ao senhor Sena, vai ser tratado pessoalmente e extra
fórum, de forma que por mim, e no que toca ao falar dele no fórum, este tema morre aqui.

PS: Como já não tenho idade para "birras", é claro que não será isto que me vai afastar do
prazer que me dá participar neste fórum.

Abraços
Paulo A.