collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Dúvidas] Arduino XBee  (Lida 13855 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
[Dúvidas] Arduino XBee
« em: 19 de Janeiro de 2009, 10:18 »
Boas.

Estou decidido em comprar uns módulos Xbee para começar a trabalhar na parte Wireless do projecto.
O problema é que tenho umas dúvidas.

Primeira dúvida
https://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=8471

Este produto diz que já vem com um xbee, mas não diz a potência. Não quero nenhum muito potente. Só quero saber se este por exemplo vier de 1mW, se eu comprar um de 2mW, eles comunicam?

Segunda dúvida
Posso fazer comunicação entre um Arduino XBee e um XBee USB Explorer?

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #1 em: 19 de Janeiro de 2009, 11:13 »
Olá
tu podes misturar os pro com os normais. O que nao podes é misturar as diferentes versões: 802.15.4, ZB, Znet, Digimesh.

Também podes comunicar entre o shield xbee e o xbee explorer, desde que tenham módulos compatíveis.

Tens é de decidir que tipo de rede precisas... mesh ou ponto-multiponto.

Outra duvida é se valerá a pena comprar na SFE... se a alfandega implicar lá se vai o ganho...

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2009, 11:30 por jagsilva »

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #2 em: 19 de Janeiro de 2009, 11:24 »
Olá
tu podes misturar os pro com os normais. O que nao podes é misturar as diferentes versões: 802.11.4, ZB, Znet, Digimesh.

Também podes comunicar entre o shield xbee e o xbee explorer, desde que tenham módulos compatíveis.

Tens é de decidir que tipo de rede precisas... mesh ou ponto-multiponto.

Outra duvida é se valerá a pena comprar na SFE... se a alfandega implicar lá se vai o ganho...

Obrigado pelo esclarecimento. O Arduino Xbee vem com um 802.15.4, certo?
Estou a pensar adquirir este para utilizar com o Explorer no PC.

Quanto à questão da alfândega, eu não arriscava se fossem só os módulos XBee, mas eu preciso de outros componentes (motores, foto-interruptor, sensor de proximidade da Sharp, phototransistor, etc), alguns dos quais não estão disponíveis nas lojas nacionais, e os que estão são muito mais caros. Se eu comprar tudo em separado, em lojas diferentes, acabo por gastar mais em gasolina ou portes.

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #3 em: 19 de Janeiro de 2009, 11:37 »
Comprei 3 módulos Xbee que vieram dos "USA" e tive de ir levantar à alfandega. Primeira vez que me aconteceu para compras de electrónica.

Perguntei à sra se "coisas" para investigação não estavam isentas, ao que a sra respondeu que essas "coisas" estão ISENTAS DE DIREITOS ADUANEIROS, mas que o IVA é sempre cobrado. É verdade: tem de dizer que é para Investigação para que vos "isentem" dos direitos, porque eles não adivinham  ;).

O facto de nas outras encomendas não ficar na alfandega deve-se ao facto da escolha ser aleatória (do contentor que chega escolhem uns quantos que ficam sujeitos aos impostos).

Da minha experiência, em comprar coisas de fora (de electrónica), é que pequenas coisas passam quase sempre (para mim 100%) quanto a coisas com valores mais altos (e no meu caso era um valor de $90 USD) podem ficar ou não.

Mesmo assim acho que compensa comprar as coisas de fora. Além do preço dos produtos ser mais baixo, o próprio custo de portes é mais baixo do que em lojas portuguesas e chega quase ao mesmo tempo  :D.

(Desculpem-me as lojas portuguesas, mas é verdade, por ex.:quero comprar 3 boards para os XBee, a board custa 1.95 euros e só os portes custam 6 euros. Assim mais vale comprar fora que a board já vem totalmente testada e assemblada).
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2009, 11:39 por delphi »
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #4 em: 19 de Janeiro de 2009, 11:40 »
O xbee que vem com o shield depende de cada caso. Por exemplo acho a Inmotion comercializa o shield com um serie 1. Ve aqui.

Já a SFE vende com o serie 2,5. Se comprares na SFE basta adquirires outro da mesma serie e pode ser versão pro ou versão normal.
Mas atenção: a DIGI aconselha a que novos projectos nao usem o xbee 2.5 mas sim o ZB. segue o link da sfe. Deve estar descontinuar este produto. Mas penso que dá para mudar o firmware de znet para zb.

vais usar rede mesh?

jaime



Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #5 em: 19 de Janeiro de 2009, 11:43 »
Já agora vamos fazer comparações.
Que tipo de xbee compraste e qual foi o custo final (material + portes + alfandega)?

Sabes que ao comprar-mos lá fora podemos ter a sorte de nao ficarem na alfandega... se ficarem se calhar já não compensa...


Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #6 em: 19 de Janeiro de 2009, 11:45 »
Status          Product                                                                 Qty       Total
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Item in Box     WRL-08691 XBee 2mW Series 2.5 Chip Antenna                              3         $74.85
Item in Box     WRL-08687 XBee Explorer USB                                             1         $19.95
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
                                                       Subtotal                                  $94.80
                                                       Shipping and Handling                   + $4.20
                                                       -----------------------------------------------------
                                                       Grand Total:                              $99.00
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #7 em: 19 de Janeiro de 2009, 11:48 »
e alfandega?

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #8 em: 19 de Janeiro de 2009, 12:32 »
é verdade, esqueci-me 16 euros!
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2009, 14:47 »
Olá
tu podes misturar os pro com os normais. O que nao podes é misturar as diferentes versões: 802.15.4, ZB, Znet, Digimesh.

Também podes comunicar entre o shield xbee e o xbee explorer, desde que tenham módulos compatíveis.

Tens é de decidir que tipo de rede precisas... mesh ou ponto-multiponto.

Outra duvida é se valerá a pena comprar na SFE... se a alfandega implicar lá se vai o ganho...



Qual a diferença entre mesh e multi-ponto?

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2009, 15:59 »
Essa é uma boa pergunta. E para não te dizer asneiras acho que devo aconselhar a leitura do rogercom.

O que acho é que no caso do ponto-ponto ou ponto-multiponto os nós não interagem entre si...

(editado por TigPT: url invalido corrigido)


« Última modificação: 20 de Janeiro de 2009, 01:15 por TigPT »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #11 em: 20 de Janeiro de 2009, 00:26 »
Só pelo risco que corres de isso ficar preso na alfandega acho que é melhor mandares vir da farnell http://pt.farnell.com ou da CompRobotics http://loja.comprobotics.com/index.php . Ás vezes o barato sai caro.. e com um valor desses se eu fosse a ti não arriscava deixar a sorte nas mãos da alfandega.. Eu já comprei tanto numa loja como noutra e ambas têm serviços muito bons. Se optares pela farnell tens que ter atenção que os preços marcados no site não têm IVA.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #12 em: 20 de Janeiro de 2009, 00:49 »
Então e a lusomatrix?? eles é que são os importadores da digi. O único problema é não terem stock mas tem um bom preço

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #13 em: 20 de Janeiro de 2009, 10:02 »
Só pelo risco que corres de isso ficar preso na alfandega acho que é melhor mandares vir da farnell http://pt.farnell.com ou da CompRobotics http://loja.comprobotics.com/index.php
Estive a ver, e por ex., um igual ao que comprei  http://loja.comprobotics.com/product_info.php?products_id=354, que custou +/- 20 EUR, se adicionarmos o IVA (+ 20 % = 4 EUR) e mais uns 2 euros de custos de alfandega e CTT), fica num total de 26. Na loja.comprobotics.com fica em 28.68 EU + 7EUR (de portes).


Ás vezes o barato sai caro.. e com um valor desses se eu fosse a ti não arriscava deixar a sorte nas mãos da alfandega

O problema de passar na alfandega é apenas o de cobrarem o IVA e mais uns custos dos CTT, geralmente para obter o valor total da compra adiciono 23% ao valor do artigo (com os portes incluidos) o que não falha muito. Porque de resto, não existe mais problema nenhum de passar na alfandega, pode ser tratado tudo sem ter de ir à alfandega. Eles enviam uma carta a pedir a factura, ou prova de pagamento, já tem um envelope que é só devolver com a factura, e passados uns dias recebem o material!  ;D

Uma sugestão que vos dou é para mandarem vir sempre (para compras no estrangeiro) pelo correio mais barato, e NUNCA MAS NUNCA por EMS ou Express. Estes quando ficam na alfandega tem custos muito maiores, porque ai são as empresas de transporte que fazem o desalfandegamento e essas cobram-se bem, quando digo "bem", é mesmo muito $$$$ bem, que é melhor deixar eles ficarem lá com a mercadoria.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2009, 10:05 por delphi »
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:[Dúvidas] Arduino XBee
« Responder #14 em: 20 de Janeiro de 2009, 10:20 »
Voces não têm tipo uma norma favorita? Costumam usar 802.15.4 ou ZNET?