collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: RoboJava - Breve descrição  (Lida 16349 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
RoboJava - Breve descrição
« em: 02 de Dezembro de 2008, 23:26 »
O que é o RoboJava?

O RoboJava é um projecto que pretende criar um Robot baseado em Java, permitindo assim que o "cérebro" do robot seja facilmente implementado em qualquer dispositivo, quer este seja um Microncontrolador como o Javelin, um Computador portátil ou fixo, um PDA ou até mesmo um Telemóvel.

Isto não nos dá a vantagem de fazer código extremamente portável, como também da grande potencialidade o Java ser objecto oriented, o que nos permite modelar mais facilmente os blocos de código, e depois melhorar, criar, alterar apenas os que são necessários.

Ao criar esta plataforma para o RoboJava, estamos também a criar uma plataforma de I/O de hardware com o computador o que permite uma grande expansão no que diz respeito a physical computing, pois com estas aplicações podemos facilmente criar não só robots, mas qualquer tipo de jogos aplicações multimédia, ou outro tipo de coisa que utilizem hardware, permitindo até inovar no tipo de interfaces com a máquina ao dar-nos a liberdade de ligar qualquer dispositivo electrónico ao computador para o controlar ou ser controlado por.

Nem vou falar da parte das aplicações Web, com applets, como clients em páginas html, e bases de dados, etc...


O que conseguimos com o RoboJava?

Uma plataforma de rápido desenvolvimento de robots de alto nível de complexidade, podendo integrar qualquer tipo de hardware com processamento elevado podendo mapear zonas com maior facilidade, adicionar e/ou retirar sensores e actuadores tendo apenas que alterar a programação de alto nível, ficando assim com uma óptima ferramenta de trabalho.


Como podemos Participar no desenvolvimento do RoboJava?!

Ler perguntar, sugerir, discutir, todo o tipo de coisas que qualquer projecto precisa, antes de mais é preciso estarmos bem conscientes do que queremos, e de como vamos fazer, assim como quais são as dificuldades que nos irão surgir, e só depois podemos partir para a implementação. Esta é a melhor maneira de concretizar algo.


Quero fazer parte da equipa de desenvolvimento do RoboJava, que preciso de saber ou fazer?!

Qualquer pessoa pode ajudar, nem que não saiba nada de Java ou de protocolos, nem mesmo de robots, o que é preciso é espírito critico.
Podes começar por ler a documentação existente, assim como alguns posts do que já se encontra idealizado, e se não entenderes algo, pergunta, se achares que não estamos a ver algum pormenor, critica, se tiveres uma boa ideia, sugere. O que é preciso é mesmo haver uma boa comunicação tanto entre os que o estão a desenvolver como os que estão a utilizar.


Qual é o objectivo principal do RoboJava?!

O objectivo principal seria o de criar um ambiente de desenvolvimento de aplicações que necessitem de hardware com simples drag-and-drop de objectos num ambiente gráfico, permitindo facilmente adicionar componentes e configura-los. Para não falar do simulador onde poderemos ver em 3D o que está a acontecer com o nosso robot, assim como o ambiente que ele percepciona, permitindo um debug do robot muito mais rápido e eficaz.


Não será um objectivo demasiado difícil de atingir?!?!

Qualquer projecto que começa do zero (from scrap) deve de ter uma idealização como deve de ser, ninguém começa a programar uma calculadora que some dois números sem objectivo, mas se o objectivo for criar uma calculadora gráfica que faça gráficos de funções, é necessário que esta também saiba somar dois números.
O que quero dizer com isto é que sabemos perfeitamente que é uma meta um pouco longínqua, mas que até lá teremos objectivos a atingir, e que esperamos vir a ficar com uma aplicação robusta, bem ponderada desde o baixo nível que permita-nos trabalhar de uma forma eficaz nos projectos que nos encontramos a desenvolver, e depois ir melhorando a plataforma com simuladores e editores estilo wizard que facilitem a programação dos mesmos.

Conclusão...
Como o post é para ser uma breve discrição, e um projecto deste calibre não o permite, acho que já falei o suficiente, e que depois de lerem isto estão prontos para dizer bem ou mal do projecto, agora é uma questão de fazer mind storming e meter mãos à obra. :P
« Última modificação: 17 de Dezembro de 2008, 01:07 por Fifas »

Offline amgcgoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Re: RoboJava - Breve descrição
« Responder #1 em: 02 de Dezembro de 2008, 23:54 »
É um projecto deveras interessante, como te disse. É semelhante ao que está a ser feito em C#, só que com um maior nível de abstracção ao baixo nível. Não é um projecto para curto-prazo, mas com o devido empenho e controlo de qualidade, pode-se chegar a um resultado muito positivo. Aproveitar a portabilidade e filosofia open source aliadas ao Java para aplicar a algo cujos resultados práticos são tão visíveis e desejados nos dias que correm é uma óptima ideia.
Tens aqui um possível participante.

P.S.: Será este o primeiro passo para as nossas avós largarem o tricot?  ;D
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2009, 16:31 por TigPT »
The Whys over the Whats, because I'm a theory freak.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: RoboJava - Breve descrição
« Responder #2 em: 02 de Dezembro de 2008, 23:57 »
pronto...já que pedes, eu digo mal :D

este projecto, é, tal como dizes...scrap ;) mas é para já....é um projecto brutal que caso se consiga desenvolver irá fazer sucesso....tenho certezas disso :D e no que puder ajudar...ca estou eu :D
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2008, 23:47 por TigPT »

Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
Re:RoboJava - Breve descrição
« Responder #3 em: 30 de Dezembro de 2008, 10:06 »
Uma EXCELENTE iniciativa. Mesmo não sendo um expert em JAVA, gostaria de me integrar nessa pesquisa.
Para os iniciantes em JAVA, ou para quem gosta de estudar de forma autodidata, no link abaixo, existe um bom curso, organizado em oito módulos. O mais importante, é totalmente grátis.

http://jedi.wv.com.br/
Obrigado por partilhar, e bem-vindo ao LusoRobotica. ;)
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2008, 12:34 por TigPT »

Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
Re:RoboJava - Breve descrição
« Responder #4 em: 02 de Janeiro de 2009, 13:13 »
Olá

Nos últimos dias estive a pensar no ROBOJAVA, conversei com  amigos sobre o projeto e todos perceberam o desafio.

Ficou claro que existe uma necessidade inicial para se elaborar este projeto. Assim, precisamos identificar o microcontrolador  que possui a melhor JVM desenvolvida e a partir dessa informação estudar as facilidades e limitações que ela permite.

Os celulares (telemóveis em PT) há muito se utilizam da J2ME então surge a pergunta, será possível adaptar a placa mãe de um celular para realizar o que pretendemos?

A SUN, possivelmente dispõe de JVM prontas para varios tipos de chips. Será que ela disponibiliza essa informação gratuitamente?

Um abraço
Ailton

 

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:RoboJava - Breve descrição
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2009, 13:27 »
É uma excelente ideia.

Embora eu ache que o primeiro passo não seja o de ir já para um sistema embebido como o javelin da parallax, ou qualquer outro dispositivo móvel com Java, mas sim a criação da plataforma uns interfaces mínimos com o exterior a partir de porta COM, que podem depois facilmente ser adaptados para qualquer situação ou dispositivo.

Para tal acho que o ideal seria algo como estabelecer um protocolo e utilizar uma board como o arduino para servir de interface com o java. Esta facilmente será portada para o sistema embebido.

O que acha da ideia?! Quanto à SUN sei que até disponibilizam cartões de memoria SD e CompacFlash com maquina virtual a correr no cartão. Mas possivelmente o ARM será uma das melhores opções por ser muito adoptado para telemóveis e PDAs. Nada melhor do que estudar as diversas alternativas.




Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
Re:RoboJava - Breve descrição
« Responder #6 em: 02 de Janeiro de 2009, 23:39 »
Olá Tiago

Se partimos de um hardware como o ARDUINO, penso que facilita inicialmente o desenvolvimento, até porque com a produção dos ATMegas 328, duplicou-se o ATMega 168, o que nos possibilita escrever novos metódos.

 Além disso, a biblioteca FIRMATA, permite o controle total dos pinos analógicos e digitais através da porta serial.  Com isso em mente o que nos resta fazer é escrever em JAVA ou mesmo em Processing uma aplicação a nível de host que envie informações constantes para a placa ARDUINO.

Observe que nessa situação o nosso sistema limita-se funcionalmente a trabalhar conectado a placa ARDUINO, o que não é satisfatório. Se dotássemos a FIRMATA ou mesmo de outra forma pudessémos associar um módulo Xbee resolveria essa limitação e nos permitirá implementar aplicações mais ousadas, isto é, funcionamento desconectado e sem autonomia.

Não sei se esse caminho seria o ideal contudo, acho que a troca de informações e idéias, com certeza, nos levará ao sistema mais eficaz.

Agora, vale salientar que um microcontrolador executando uma KVM ou mesmo uma JVM, mesmo com algumas limitações é o sonho de muitos projetistas de sistemas embutidos (embebido aqui no Brasil é  sinônimo de encharcado, cheio de água).

Embora seja inicialmente audacioso pensar em se utilizar um ARM ou mesmo o ATMega32, o importante em todo esse caminho é que todos nós vamos aprender muito. O que eu acho muito emocionante!

Um abraço
Ailton

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:RoboJava - Breve descrição
« Responder #7 em: 02 de Janeiro de 2009, 23:45 »
Gosto da ideia, e acho que o caminho será mesmo escrever java para comunicar com o Arduino, vou estudar a biblioteca firmata pois desconhecia-a totalmente.

É isso, o que é preciso é trocar ideias e ir fazendo, também estou certo que aprenderemos bastante!

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: RoboJava - Breve descrição
« Responder #8 em: 22 de Março de 2010, 19:39 »
Desculpem la desenterrar este topico, mas gostava de saber caro Tiago, se sempre se fez alguma coisa atraves disto?

Porque eu tenho na universidade Java, e ate ja fiz umas aplicaçoes moveis, e ja aqui ha uns tempos andei a pensar em fazer comunicaçao por bluetooth para o Arduino atraves de aplicaçoes em Java, e tenho andado a estudar isso...

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: RoboJava - Breve descrição
« Responder #9 em: 23 de Março de 2010, 15:30 »
Boa tarde,

Cheguei a começar a modelação e implementação mas não se adiantou muito devido à falta de disponibilidade.

Entretanto há um projecto interessante em C# a avançar com guidelines semelhantes que te pode interessar.
http://lusorobotica.com/index.php?topic=2049.0

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: RoboJava - Breve descrição
« Responder #10 em: 25 de Março de 2010, 18:37 »
Interessante, eu ando a desenvolver aplicaçoes para Symbian, coisas pequenas ainda, mas ando a estudar como comunicar atraves de Bluetooth, assim pode se ter um telemovel e atraves de bluetooth fazer comunicaçao com o arduino..

Veremos no que vai dar, assim que tiver novidades depois coloco aqui...


Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.