collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: DIY - Extrator de fumo para soldar  (Lida 16825 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
DIY - Extrator de fumo para soldar
« em: 01 de Junho de 2014, 17:25 »
Boas
Tinha aqui uns ventoinhas de computador e um suporte para elas.
Ora como ando sempre a soldar e a inalar aqueles fumos nada saudaveis, decidi fazer uma especie de "tunel de vento"
Meti 3 ventoinhas dentro do tal suporte, umas a traz das outras (pensava eu que criavam um fluxo maior).
Contudo pelos vistos nao é o que acotece segundo o que me disse um amigo, pois dessa maneira provavelmente pode ser mais util uma so ventoinha do que as 3 juntas umas a traz das outras a puxar o ar para o mesmo lado.

Isto é mesmo assim?

É que agora ate ia tentar arranjar uma especie de mangueira com um arame dentro para eu poder posicionar onde quisesse, e assim chupar o fumo tipo ISTO, em formato mais pequeno como é obvio

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #1 em: 01 de Junho de 2014, 17:30 »
Tres ventoinhas seguidas não é nada eficiente, pois a primeira esta a criar torbulencia no fluxo de ar que atinge as outras duas, sendo a ultima a mais prejudicada. Digo isto, pois é o que acontece nos sistemas coaxial dos helicópteros e multicopters.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #2 em: 01 de Junho de 2014, 17:31 »
Mais vale teres 3 juntas lado a lado, do que uma por cima de outra.
Depois metes um sensor no ferro e as fans ligam quando tiras o ferro do suporte.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #3 em: 01 de Junho de 2014, 18:12 »
Eu pelas experiencias que fiz. Ter duas é mais eficiente do que ter uma, e ter 3 tambem gera um fluxo maior.
Acredito que em paralelo façam melhor o seu serviço mas o tamanho com que a coisa ficará compensa o ganho em fluxo? É que em serie é muito mais facil de acopolar aquele tubinho para apontar onde quer que eu esteja a soldar.
Isso do sensor é uma bor ideia :D Mas ja tinha de meter um microprocessador do extrator, neste momento funciona directo com 12V.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #4 em: 01 de Junho de 2014, 18:14 »
Não é preciso nada de elaborado para esse tipo de coisa, eu tenho uma ventoinha de 120mm retirada de uma fonte ATX, ligo-a a 5v e serve perfeitamente para tirar o fumo do caminho.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #5 em: 01 de Junho de 2014, 19:47 »
Boas
Tinha aqui uns ventoinhas de computador e um suporte para elas.
Ora como ando sempre a soldar e a inalar aqueles fumos nada saudaveis, decidi fazer uma especie de "tunel de vento"
Meti 3 ventoinhas dentro do tal suporte, umas a traz das outras (pensava eu que criavam um fluxo maior).
Contudo pelos vistos nao é o que acotece segundo o que me disse um amigo, pois dessa maneira provavelmente pode ser mais util uma so ventoinha do que as 3 juntas umas a traz das outras a puxar o ar para o mesmo lado.

Isto é mesmo assim?

É que agora ate ia tentar arranjar uma especie de mangueira com um arame dentro para eu poder posicionar onde quisesse, e assim chupar o fumo tipo ISTO, em formato mais pequeno como é obvio

fazes uma caixa em acrilico (eu posso-te cortar os acrilicos) e metes as 3 ventoinhas em paralelo e depois arranjas um tubo de aspirador com um funil na ponta e um suporte de tubo pra posicionares perto da soldadura.
Até podes arranjar maneira de meteres um filtro dentro da caixa para que os fumos da exaustao estejam mais limpos.
Posso ajudar na construçao da caixa se ficar uma coisa jeitosa para revender na webloja G7.  8)

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2014, 21:41 »
Gosto da ideia HUGU, mas entao deixa-me desenhar a cena primeiro, nem que seja em sketch up 3D para ver como fica a parte de meter as ventoinhas. O que dizes?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #7 em: 02 de Junho de 2014, 00:06 »
Não quero estragar o negócio mas não é preciso um aparato tão grande, basta uma ventoinha bem grande de 12V e um transformador barato que dê para se selecionar a tensão de saída.
A ventoinha funciona no modo de sucção e tem um alcance de 30cm sem ter de se inalar os fumos, é o único problema já que não liberta grandes cheiros para andar a filtrar as pequenas soldaduras que se faz por casa.

Se queres ligar 3 ventoinhas mais pequenas também funciona, a alimentação é paralela mas são colocadas lateralmente.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #8 em: 02 de Junho de 2014, 01:52 »
http://microblog.routed.net/2013/07/24/laser-cut-fume-extractor-design/

na vez de uma ventoinha numa face da caixa, meter um em cada uma das 3 faces laterais..

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #9 em: 02 de Junho de 2014, 05:25 »
Era exactamente uma coisa assim que queria fazer.
dropes obvio que qualquer coisa dá para desenrascar e mesmo para servir para sempre, mas se podermos fazer melhor e mais bonito porque não? :D
Eu nestas coisas sou um bocado perfeccionista e o aspecto das coisas que faço importa-me bastante!!

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #10 em: 02 de Junho de 2014, 09:31 »
E se fosse daquelas ventoinhas que se meta nas paredes das caa de banho que se ligam á ficha? Não seria melhor?
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #11 em: 02 de Junho de 2014, 11:36 »
Se tiveres espaço e condições compras um exaustor de cozinhas olx no 25€, fazes um sitio para soldar e para fazer outras coisas sem precisares ir a rua exemplo pcbs com acido muriatico.

As ventoinhas da casa de banho ocupam espaço, mais vale as fans de pcs.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #12 em: 02 de Junho de 2014, 14:28 »
Eis uma coisa que detesto, exaustores de cozinha, são ruidosos e acabaram por ser abolidos no prédio onde moro, apenas por má circulação de ar onde retorna pelo esquentador e faz subir o CO2.
Entretanto tinha um ventilador de WC enfiado no tubo da chaminé e foi autorizado após inspecção, é silencioso e sempre tem maior sucção do que sem ele, foi desmontado e limpo 3 vezes, apesar de não ter filtros, o motor é sem escovas e ganha gordura como era de prever.
 

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #13 em: 03 de Junho de 2014, 03:49 »
As ventoinhas de PC são mais silenciosas penso eu.
Citar
"o meu truque para não ter o ferro a assar enquanto não o estou a usar, é ter uma ventoinha apontada para o ferro, que é tambem a ventoinha que me tira o fumo do fluxo de cima."
Vi isto num outro topico, e deu-me umas ideias... ;)

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: DIY - Extrator de fumo para soldar
« Responder #14 em: 03 de Junho de 2014, 09:38 »
Que circuito se costuma usar para controlar as ventoinhas? Há ventoinhas com pot embutido mas é preciso uma chave para o rodar, tem de se fazer um circuito à parte. Vi uns com dois 555 timer.