collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Starman  (Lida 6565 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Starman
« Responder #15 em: 12 de Fevereiro de 2018, 03:08 »
O carro levava 3 camaras e bateria para elas funcionarem umas quantas horas, as imagens são reais.

Podes ser um pouco mais ambicioso e dizer que ainda hás-de ir ao espaço :) . A BlueOrigin tem no tubo uns vídeos impressionantes dos seus testes, há um, filmado do foguete, em que o gajo sobe até ao espaço (aquele ponto em que já ficas a ver o negro do espaço) e volta a aterrar, fazendo esta viagem umas 4 ou 5 vezes seguidas.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Starman
« Responder #16 em: 12 de Fevereiro de 2018, 03:19 »
Aqui! Mas parece que é montagem ::) ... repetição do mesmo lançamento.



Ainda assim dá para ver algumas coisas interessantes. São 2 minutos deste a terra até ao "espaço". Ouves os sons dentro do foguete, mas quando sais da atmosfera tudo fica mais silencioso (não há ar exterior para transmitir tanto o barulho). Também se vê alguma "dificuldade" de controlo quando já está perto do solo, não sei se será "normal". Vê-se a sombra o foguete, dá para perceber melhor a distância ao solo e a velocidade a que o gajo faz a aproximação e a partida.

O original:



Também há um dentro da cápsula (este é mesmo da BlueOrigin), que aterra de paraquedas:

« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2018, 03:40 por Njay »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Starman
« Responder #17 em: 12 de Fevereiro de 2018, 08:28 »
pelo que percebi, vai falhar marte e nao vai ficar agarrado à orbita dele (grande barraca pros tempos actuais..ao que parece o unico sucesso e novidade foi o regresso de 2 dos 3 foguetes propulsores)).

O objetivo principal foi plenamente conseguido, que era demonstrar que o Falcon Heavy era capaz de colocar uma carga em órbita. É o foguetão mais potente da actualidade, e o segundo da história.
Para não distrair desse facto é que não mostra a aterragem falhada, os comentadeiros iam logo apontar o dedo sem perceber que a recuperação dos foguetes era secundária, se falhasse não comprometia o sucesso da missão pricipal que era a única que realmente importava. O mesmo com o carro : é apenas um lastro disfarçado de golpe publicitário. O objetivo não era colocá-lo a orbitar Marte, mas numa órbita que cruzasse a de Marte. Apagaram o foguete secundário um pouco tarde e excedeu essa órbita. Importância real do assunto? Nenhuma, se fosse um bloco de cimento ou escolhesse antes fazê-lo cair na atmosfera e não era questão.
Mas os comentadeiros não conseguem estar calados e imputam um falhanços a uma missão que foi um sucesso e que a mesmo tempo deu uma machadada nos grandes empreiteiros da NASA que estavam a desenvolver foguetões pesados  mas só para daqui a uns anos e certamente mais caros.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Starman
« Responder #18 em: 12 de Fevereiro de 2018, 12:21 »
Lembro-me vagamente do assistir ao primeiro lançamento e aterragem do Columbia comentado pelo ENORME Eurico da Fonseca, que sem ter nenhum curso fez mais pelo interesse pelo Espaço em Portugal que qualquer poSAT.
Confesso que esta me passou ao lado, só vi depois nas noticias.
Acho que não é possível colocar alguma coisa em orbita de Marte sem haver correções durante o voo e isso exige muito mais que o necessário para por "simplesmente" um payload em orbita da Terra. Podiam ter tentado acertar no planeta, imagina a cara da NASA se lhes caísse um carro em cima de um rover...  ;D

Alguém sabe quantos Gs negativos os motores suportam para aterrar ? Pelas imagens parece haver um ENORME desaceleração.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Starman
« Responder #19 em: 12 de Fevereiro de 2018, 12:34 »
Alguém sabe quantos Gs negativos os motores suportam para aterrar ? Pelas imagens parece haver um ENORME desaceleração.

Também fiquei um bocado a pensar nisso.
Estava a pensar se terao ja tido uma desaceleraçao para não aquecerem com o atrito da atmosfera.
Mas fiquei espantado com a velocidade que eles chegam e só no momento final desacelararem.
Talvez a resposta à minha questão seja: é apenas o que é extritamente necessario.

Sobre a tua questão, podemos ver pela perspectiva que os boosters são os mesmos que fizeram a aceleração inicial, que inicialmente tinham todo o peso de combustivel e payload .. agora estavam quase vazios e só se sustentavam a si proprios.. de certa perspectiva, a coisa "estava leve como uma pena"

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Starman
« Responder #20 em: 12 de Fevereiro de 2018, 12:43 »
Pareciam o Keke Rosberg a travar para uma curva no Grande Prémio do Mónaco (com chuva) !!!  :P
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Starman
« Responder #21 em: 12 de Fevereiro de 2018, 13:17 »
Pareceu-me que vêm sempre ou quase sempre em queda livre até ao "último momento". A velocidade inicial é grande, daí que apesar de virem em queda livre provavelmente estão a desacelerar pelo atrito com o ar.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Starman
« Responder #22 em: 12 de Fevereiro de 2018, 13:51 »
O combustível é muito limitado (já vem a fumos), e a rota mais eficiente é a de (des)aceleração máxima, que neste caso é esperar até à última e queimar tudo de uma vez.