collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Emissor de AM que transmite música e dados para ZX Spectrum  (Lida 2660 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Emissor de AM que transmite música e dados para ZX Spectrum
« em: 14 de Dezembro de 2014, 01:15 »
Há uns tempos um amigo meu andava com a mania de fazer transmissores música na banda de AM em software com um AVR/Arduino. Depois de ter ouvido um outro amigo meu dizer que chegou a haver transmissão de programas de ZX Spectrum via rádio, lembrei-me de pegar no sketch do transmissor de AM e adicionar-lhe uma rotina de envio de um sinal "a la" ZX Spectrum. Nunca experimentei gravar o som e ver se um Spectrum consegue carregar "a mensagem", mas a coisa foi feita de acordo com a spec. Fica aqui só por curiosidade e nostalgia :)

Se meterem o sketch num arduino, um palmo de fio pendurado no PB3 (não sei agora de cor a que pino arduino corresponde) e tiverem um rádio AM podem ouvir uma pequena música e a transmissão do ficheiro de dados para o Spectrum, em torno da frequência de 1MHz. Não nos responsabilizamos por intereferências causadas em equipamento, nem por rigorosamente nada, estão completamente por vossa própria conta e risco :)
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 13:53 por Njay »

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Emissor de AM que transmite música e dados para ZX Spectrum
« Responder #1 em: 14 de Dezembro de 2014, 01:53 »
Interessante,
também tive conhecimento que transmitiam jogos por AM entretanto nunca tive um spectum.
Transmissão sempre foi o meu ponto fraco, o máximo que consegui fazer foi um transmissor e receptor FM para 10m em veroboard, usar breadboards para transmissores simplesmente não funciona.
Ainda tenho um CB que só usei durante um ano e depois desinteressei-me, só a antena foram 30cts e ofereço o conjunto (CB + Antena) a quem estiver interessado na zona de Sintra.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Emissor de AM que transmite música e dados para ZX Spectrum
« Responder #2 em: 14 de Dezembro de 2014, 11:49 »
ahah! belos revivalismos :)

Parece q o ZX Spectrum anda outra vez na moda. Grande maquina para a altura, foi uma maneira "economica" de introduzir computadores em casa, mesmo q tenham sido usados maioritariamente para jogar.

Tive o meu 48K mt tempo e fiz mt coisa com ele... no inicio dos anos 80 :D


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Emissor de AM que transmite música e dados para ZX Spectrum
« Responder #3 em: 14 de Dezembro de 2014, 13:55 »
Agora há aí um "Vega" mas pelo que vi é uma máquina puramente de jogos (é uma vergonha meterem 8 teclas naquilo e dizerem que é um seguimento do ZX, pffff). Também fiz muita coisa no meu ZX (um +2), no final dos anos 80 inicio dos 90 :)
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2014, 13:58 por Njay »